• Coluna de Maso Nyetto - 25 de outubro/2018

Coluna de Maso Nyetto - 25 de outubro/2018

25 Out, 2018 08:04:02 - Colunistas

“Eu mostrei que sou fiel ao partido e a Mauro Mariani, fazendo campanha e votando nele, ao contrários de  muitos que se esconderam e votaram em outros candidatos, menos em Mauro Mariano. Os votos provam que uma grande parcela do MDB votaram no 17 e também em Merísio”. Vereador  Rodrigues Mendes (MDB), o Sapinho, após as eleições de 7 de outubro, afirmando que muitas pessoas do MDB não votaram em Mauro Mariani, candidato da sigla ao Governo de Santa Catarina. 

Os vereadores de Içara (SC)

derrubaram por unanimidade o veto total do prefeito municipal (Murialdo Gastaldon), ao projeto de lei de iniciativa do Poder Legislativo Nº PL/012/18, alterando a Lei Municipal nº 4.066 de 2017, que dispõe sobre atendimento a clientes em estabelecimentos bancários. A matéria reduz o tempo máximo de espera para o atendimento a clientes em estabelecimentos bancários, cooperativas de crédito, correios e agências lotéricas no município de Içara, de autoria do vereador Eduardo Michesl Zata (PP), o Duca. 

A razão do veto conforme justificativa do Poder Executivo acontece pela falta de estudos técnicos que justifiquem a pretendida alteração. Assim como a inexistência de critérios para o aumento da multa. Para o autor da proposta o objetivo da mudança na Lei é estabelecer um melhor serviço aos usuários. “Iniciamos a semana com uma boa noticia aos munícipes, de maneira unânime foi derrubado o veto do prefeito Murialdo referente ao projeto 12/2018, que trata sobre a diminuição do tempo de espera para atendimento nas agencias bancarias de nosso município e eleva o valor da multa aos bancos em caso de infringir a legislação. O projeto tramitou pelas comissões da casa, teve parecer favorável do jurídico da instituição, e foi aprovado a cerca de dois meses também de forma unânime pelos colegas vereadores, a justificativa para o prefeito vetar o projeto e não sancionar a lei foi: "falta de estudos técnicos para diminuir o tempo de espera "e achou o "valor da multa muito alto para ser aplicado as agencias bancarias", veto derrubado, agora caberá à Câmara Municipal fazer agora a promulgação.

Considerando dúvidas
suscitadas pelos eleitores no 1º Turno, o Cartório Eleitoral dá  algumas orientações .

- A ordem de votação será: 1°) Governador e 2°) Presidente. Após a digitação do número do candidato, aguarde aparecer a foto antes de confirmar;

- A manifestação do eleitor pelo candidato da preferência deve ser individual e silenciosa;

- Após votar, evite a permanência nos locais de votação. 

- No dia das eleições, é proibida a aglomeração de pessoas com vestimenta padronizada nos localis de votações;

- O eleitor que estará fora de seu domicílio eleitoral no dia das eleições, pode retirar antecipadamente o requerimento de justificativa no Cartório Eleitoral, para agilizar o seu atendimento no dia do pleito.

Dalvânia Cardoso

esteve em Brasília (DF), no Ministério das Cidades a serviço de Urussanga (SC)  e aproveitou para protocolar no gabinete do deputado federal Jorge Boeira (PP), o pedido da emenda para compra do tomógrafo para o Hospital São Donato, de Içara (SC). Ela também fez um pedido ao deputado Esperidião Amin para que disponibize uma emenda parlamentar para custeio do hospital do Município.

Na última terça-feira (23/10)
os vereadores de Balneário Rincão (SC) votaram mais uma etapa do Plano Diretor (PD) do município. Seguindo a pauta da sessão ordinária eles votaram a delimitação do perímetro urbano do município. O PD já foi aprovado, apenas as leis complementares estão sendo regularizadas."Já votamos a primeira peça, votamos também parcelamento do solo. Em novembro, na primeira sessão, esperamos votar o restante da peça", comentou o presidente Jorge Luiz Costa Amorin (PSC). A expectativa é que concluído o Plano Diretor Rincão volte a crescer. "Temos pelo menos duas empresas com projetos prontos para começar dois edifícios. Esperamos que após o plano outros investimentos também possam beneficiar a cidade e ampliar a geração de emprego e renda para o Balneário"”, finaliza.

Frase
“De acordo com a Procuradoria-Geral da República, ‘não há elementos de prova que indiquem a atuação de Aécio Neves ou Clésio Andrade no ato praticado por Delcídio do Amaral, tampouco qualquer atuação de Eduardo Paes’ (...) E não há elementos suficientes para fundamentar a continuidade da investigação”. (Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, ao pedir arquivamento do inquérito contra o senador Neves, que envolve os outros três, sobre a manipulação de informações na CPI dos Correios, em 2005).

Últimas NOTÍCIAS

Morro da Fumaça (SC) - O prefeito Noi Coral (PP), de Morro da Fumaça (SC), encaminhou à Câmara de Vereadores  o Projeto de Lei nº 08/2018, que estabelece a estrutura administrativa do Município e dos cargos comissionados dos órgãos. Dos 128 cargos comissionados, o chefe do Executivo excluiu 48 deles.

Navegantes (SC) - Conforme requerido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Justiça proibiu o exercício de qualquer função pública e o acesso às dependências da Prefeitura a cinco denunciados pela prática de crimes de prevaricação e organização criminosa na Secretaria de Planejamento Urbano de Navegantes (SC). 

São Paulo (SP) - O candidato à Presidência, Fernando Haddad (PT/SP), entrou com um pedido no Tribunal Superior Eleitoral para garantir que ele seja entrevistado pela TV Globo no horário previsto pela  emissora na próxima sexta (26) mesmo com a desistência de Jair Bolsonaro em participar do debate.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança