• Coluna de Maso Nyetto - 25 de outubro de 2017

Coluna de Maso Nyetto - 25 de outubro de 2017

25 Out, 2017 09:22:24 - Colunistas

 “Se ele quer administrar a cidade, então que se filie a um partido, dispute as prévias, seja candidato e se for eleito, aí sim, ele administra. Eu não me envolvo nos assuntos do Ministério Público”. Comentário do Prefeito Murialdo Gastaldon (PMDB) ao jornalista Anderson de Jesus, endereçada ao promotor Marcos Vinicius de Faria Ribeiro, que questiona a venda do Complexo Cultural.

Vereador Márcio Realdo Toretti (PMDB)

Solicitou atenção para os tampões da rede de esgoto sanitário de Içara (SC), localizados nas Ruas Girassol e Papa João XXIII, no Loteamento Lima, que estão com problemas.


Conforme Toretti os tampões necessitam de conserto, sendo que na Rua Girassol o defeito na tampa está ocasionando o vazamento de esgoto. Já o problema apresentado na Rua Papa João XXIII, está relacionado com as lajotas em volta da tampa que cederam. “Esta rua é bastante movimentada e para que não aconteça um acidente com gravidade essas lajotas deveriam ser recolocadas”; alertou o vereador Toretti.

Lembro, mais uma vez, aos vereadores, a Administração Municipal que a boca-de-lobo situada na Rua Anita Garibaldi, no Bairro Cristo Rei, vai completar um ano que está sem a tampa. 

A LDO

(Lei de Diretrizes Orçamentária) de 2018 foi aprovada por unanimidade em votação única, na última segunda-feira (23/10). A LDO consiste na determinação das metas para posterior elaboração do orçamento que discriminará obras, ações, programas e atividades a serem realizadas pelo Poder Público Municipal.

A obrigatoriedade

De atendimento prioritário aos estudantes da rede pública que necessitam de laudo para a contratação de segundo professor e/ou professor auxiliar foi protocolada na Câmara Municipal.

A proposta do vereador Flávio Felisberto (PMDB) é diminuir o tempo de espera na Secretaria de Saúde.

Com direito de gastar até R$ 2,6 mil por anos em diárias

Tem vereador em Içara (SC) que já superou o limite. "Quem gastar além deste valor tem que pedir para usar o limite do colega de bancada ou vai bancar suas viagens com o próprio recurso", argumentou o presidente da Câmara, Alex Michels, em entrevista ao Difusora Notícias.


O que chama a atenção é que viagens para municípios vizinhos a Içara (SC), como Jaguaruna (SC), garantem diárias de R$ 125. Para isso, basta que o vereador fique fora da cidade por quatro horas. 

O chefe da Câmara Legislativa admite que há discrepâncias no Regimento e que elas estão em discussão. "Estamos debatendo a revisão do Regimento para modernizá-lo", afirmou o vereador do PSD.

Atenção içarenses (1)

será realizada mais uma audiência pública para discutir o Plano Diretor e a participação de representantes de entidades e associações é importante

Depois da aprovação (2)

Dos delegados o Projeto de Lei do Plano Diretor será encaminhado para análise da Câmara Municipal. Já são mais de 10 anos de discussão e até agora nada.

OUTRAS NOTÍCIAS 

Criciúma (SC) - Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei PL119/17 de autoria do vereador Miri Dagostim (PP) que obriga os hospitais públicos e particulares localizados no Município a comunicar por escrito à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso  quando do atendimento, de pessoas idosas vítimas de maus-tratos. 

Morro da Fumaça (SC) -O PMDB de Morro da Fumaça realizou no último sábado (21/10) a Convenção Municipal para escolha do novo diretório. Uma chapa de consenso foi formada para estar à frente da sigla nos próximos dois anos. O empresário Marcelo de Costa ficou na presidência  e o vereador Edivaldo Marcolino de vice. Em Criciúma (SC) o eleito foi  Eduardo Simon.

Brasília (DF)  - O presidente da República, Michel Temer (PMDB/SP), repetiu o ritual que vem fazendo nos últimos dias e foi a jantar no apartamento do vice-presidente da Câmara federal, deputado Fabio Ramalho (PMDB-MG), na noite anterior à votação da segunda denúncia criminal contra ele, pauta principal do plenário nesta quarta-feira (25) na Câmara.

Frase

“Em política não tem amiguinho. Muito menos para sempre (...) O Brasil vive uma crise profunda e a gente não pode misturar embate político com agenda da Câmara”. (Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara Federal sobre a conversa que teve com Michel Temer, nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília-DF).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE