• Coluna de Maso Nyetto - 25 de julho/2017

Coluna de Maso Nyetto - 25 de julho/2017

25 Jul, 2017 09:41:12 - Colunistas

“Dóia é meu amigo, mas usou oportunismo político. Isso não vai prosperar e o PMDB segue defendendo e fortalecendo as regionais”. Vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB), sobre o projeto do deputado estadual Adilor Guglielmi (PSDB), o Dóia, em querer extinguir as Secretarias Regionais em Santa Catarina.

Uma nova promotoria 

já foi criada para Içara em 2016 e o espaço está preparado no primeiro andar do Fórum da comarca. Falta somente uma mesa para completar a mobília da sala. Mas o ambiente nem é o principal entrave. É que ainda será necessária a contratação de servidores e a nomeação de um titular para a ampliação da atuação. 

“Esperamos que a implantação ocorra no primeiro semestre de 2018”, projeta o promotor Fernando Rodrigues de Menezes Júnior. Já, a assessoria do Ministério Público de Santa Catarina coloca que não há prazos definidos até agora. Os próximos passos também questionados, mas não foram informados. Entre as mudanças com a perspectiva de uma nova promotoria deve ocorrer a separação das áreas criminal e moralidade administrativa. 

A primeira promotoria de Içara tua com as áreas cível, infância e juventude, cidadania, meio ambiente, loteamentos, registros públicos, terceiro setor e correcional. A segunda vara responde por ações penal, controle externo da atividade policial, tributário, moralidade administrativa, controle de constitucionalidade e direito do consumidor. Fonte: Canal Içara.

As obras na conurbação
entre Içara(SC) e Criciúma (SC) e o acesso ao Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, situado no Bairro Morro Bonito, seguem ameaçadas, segundo informações do prefeito Murialdo Gastaldon (PMDB). O Governo de Santa Catarina quer que ele assine a prorrogação do contrato prorrogando os pagamentos e, por consequência a conclusão da obra para o final de 2018.

O chefe do Executivo espera que o governador Raimundo Colombo (PSD) e o vice Eduardo Moreira (PMDB) cumpram o que foi acordado e apalavrado.

Dois vereadores reeleitos
pelo PMDB reassumiram as cadeiras na Câmara ,Municipal de Içara (SC) na sessão ordinária desta segunda-feira (24/7). Higor Robetti e Ademar Pires, ambos do PMDB, voltaram a suplência e entregaram os cargos a Antônio de Mello e Laudelino Calegari.

Já a primeira suplente Edna Benedet da Silva (PCdoB) também retornou ao Poder Legislativo içarense após seis meses longe dos debates na Câmara Municipal. 

Com a chegada da presidente do Sindserpi quem deixou a vaga foi o segundo suplente André Jucoski (PSDB).

O diretor geral da Esucri/Uniasselvi,

Everaldo José Tiscoski, discorreu sobre a implantação do polo de ensino em Içara (SC), durante espaço cedido no horário politico, da sessão ordinária na última semana conforme requerimento do vereador Geraldo Baldissera (PMDB). 
Segundo Tiscoski serão disponibilizados 18 cursos, sendo nove na área tecnológica, contendo também 32 cursos de bacharelado, e mais de 40 cursos de pós-graduação serão disponibilizados no polo de Içara. “Há um contingente muito grande de cidadãos de Içara que deixam o município para ir a outras cidades fazer seu curso superior, hoje temos quase mil içarenses estudando em Criciúma em nossa instituição, queremos que esses cidadãos tenham menor custo e mais segurança para desenvolver sua educação”; comentou Tiscoski.

Frase
“Alguma coisa muda na previsão de inflação, mas a inflação está substancialmente abaixo da meta. O próprio Focus nos trouxe uma inflação em torno de 3,40%. Note bem, a meta é 4,5%. Então existe um espaço importante”. (Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre um novo aumento de imposto).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - Com o tema “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro”, coordenadores municipais de Defesa Civil e gestores municipais estiveram reunidos na Agência de Desenvolvimento Regional para o 2° Seminário Regional da Defesa Civil do Estado. 

Florianópolis (SC) - No dia 24 de julho é comemorado o Dia da Agricultura Familiar em Santa Catarina. O setor abrange 180 mil famílias rurais no estado. A lei 17.787, aprovada em 2009, de autoria do deputado estadual Dirceu Dresch (PT), incluiu a data no calendário oficial do Estado.

Florianópolis (SC) - O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina desaprovou, por unanimidade, as contas de campanha referentes às Eleições 2016 dos diretórios estaduais do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e do Partido Verde (PV), por irregularidades bancárias.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE