• Coluna de Maso Nyetto - 25 de abril/2017

Coluna de Maso Nyetto - 25 de abril/2017

25 Abr, 2017 13:37:46 - Colunistas

“Nós, vereadores, queremos contribuir para conclusão dos projetos, pois são muito importantes tanto para os estudantes como a comunidade em geral”. Vereador Flávio Felisberto (PMDB), na reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris, sobre as reformas das escolas.

Nos três primeiros meses de 2017

foram realizados, aproximadamente, 42.500 atendimentos nas unidades de saúde  de Içara (SC), segundo a Secretária Municipal de Saúde, Lucimara Ferreira, em reunião, na Câmara Municipal, na última semana.

O vereador Itamar da Silva questionou sobre a falta de materiais nas unidades de saúde. “Em nossas visitas aos postos de saúde ou em contato com a população, são muitos os casos relatados por pessoas sobre a falta de esparadrapos, gaze e até medicamentos”. Neste caso a secretária informou que os problemas foram ocasionados em virtude do processo de licitação. “Os contratos já estão sendo assinados e a situação deve retornar ao normal em alguns dias, agora todas as compras de matérias estão sendo centralizadas na prefeitura”; explicou Lucimara.  

O morador de Bairro Aurora, em Içara (SC), Márcio Almeida, mais conhecido por Chero, procurou a Unidade de Saúde do Bairro Aurora para fazer um curativo e recebeu a informação da atendente de que não havia esparadrapo e nem gaze. “Ela me disse, caso eu quisesse fazer o curativo teria que comprar os produtos. Sai do posto de saúde chateado, comprei o esparadrapo e gaze e pedi para minha irmã, que é enfermeira, para fazer o procedimento”.

O Observatório Social de Içara
realiza palestra de sensibilização e o convite já foi apresentado na Câmara Municipal; levado ao Executivo, Judiciário e Ministério Público; mas também se estende a toda a população. 

A mobilização é pela palestra de sensibilização prévia a composição da diretoria e formalização da nova associação de Içara (SC). O evento acontecerá no auditório da Paróquia São Donato a partir das 19h30min, nesta quarta (26/4).

O objetivo é apresentar
para a população de Içara o projeto e convidar para dar apoio, inclusive para captar possíveis futuras mantenedoras (pessoas físicas ou jurídicas). 

A fala central será de Euclides Magri, que faz parte do Observatório Social. 

“Ele irá esclarecer o que é um observatório, como funciona e passar a experiência de Criciúma”, coloca uma das integrantes da comissão de formalização, Aline Fernandes Marques.

A Câmara Municipal de Içara (SC)
realiza nesta terça-feira (25/4), sessão especial referente aos 15 anos de instalação na cidade, da 2º Companhia do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A homenagem, com início previsto às 19h, foi requerida pelo vereador Israel Rabelo (PMDB) e subscrito pelos demais vereadores. 

“Essa sessão tem por objetivo agradecer e reconhecer ao Corpo de Bombeiros, pelos serviços prestados durante esses anos, estando sempre correndo atrás do perigo para que outras pessoas possam estar em segurança”; justificou o vereador 

Rabelo também apresentou indicação de anteprojeto ao Poder Executivo, sugerindo a criação do “KILO SOLIDÁRIO” no município de Içara (SC). 

A intenção do projeto é estimular a troca de lixo reciclável por alimentos da agricultura familiar. Segundo o vereador a ideia é que a população poderá trocar a cada 4 quilos de lixo seletivo por 1 quilo de alimento. 

“Além de a cidade ficar mais limpa, uma vez que o lixo é recolhido para ser trocado, estaremos impulsionando a agricultura familiar em nossa cidade”. 

Para o vereador do PMDB esse programa beneficiará agricultores, famílias, associações de recicladores e meio ambiente, tendo um retorno social e ambiental. 

“As associações de reciclagens obterão a matéria prima, as famílias estarão trocando lixo reciclável por alimentos e também desenvolvendo a educação ambiental na comunidade”; destacou Rabelo.

Frase
“Isso (caixa 2) sempre foi o modelo reinante no País e que veio até recentemente. Porque houve o impedimento e foi a partir de 2014 e 2015. Mas até então, sempre existiu, desde a minha época, da época do meu pai, da minha época e também de Marcelo, de todos aqueles que foram executivos do grupo". (Empresário Emílio Odebrecht, relatando ao juiz Sérgio Moro sobre os processos da Operação Lava Jato, em Curitiba-PR).

Outras NOTÍCIAS

Içara (SC) - Os servidores públicos de Içara (SC) se aprovaram o encaminhamento da greve geral que será realizada no próximo dia 28 (sexta-feira, em protesto as PECs que trata da reforma da Previdência Social e reforma trabalhista no país.

Criciúma (SC) - Deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB) emitiu nota referente ao episódio em frente a sua residência. Ele  recebeu uma comissão de manifestantes e assumiu compromisso de levar ao governo federal para que a reforma trabalhista seja melhor discutida.

Florianópolis (SC) - O deputado  Dirceu Dresch (PT), afirmou que as  citações do governador Raimundo Colombo (PSD) nas delações realizadas por executivos da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato, são contundentes e convincentes.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
coopercocal