• Coluna de Maso Nyetto - 24 de agosto/2017

Coluna de Maso Nyetto - 24 de agosto/2017

24 Ago, 2017 09:47:34 - Colunistas

“É uma forma de proporcionar mais transparência ao processo legislativo, o cidadão acompanha todo o andamento do projeto de lei, desde a entrada na Casa  Legislativa até a sanção pelo prefeito municipal”. Presidente da Câmara, vereador Alex Ferreira Michels (PSD), sobre os projetos de lei que podem ser visualizados pelo cidadão içarense no site www.camaraicara.sc.gov.br.

Vereador Rodrigues Mendes (PMDB), o Sapinho,

protocolou na secretária da Câmara Municipal de Içara (SC) o Projeto de Lei que concede a isenção da tarifa de esgoto, para donos de imóveis situados em níveis (greides) abaixo da rede pública coletora de esgotos, impossibilitando ligação. Ficando por conta do usuário a solução individual para a destinação final dos esgotos, mediante autorização pelos órgãos responsáveis pela política ambiental, sanitária e de recursos hídricos do Município ou do Estado.

Sapinho também comentou sobre  a redução na tarifa de energia elétrica da Cooperaliança. “Conforme debatido na reunião que solicitei, ocorrida em março, com representantes da Cooperaliança, a redução de energia será de 24,93%. Continuaremos acompanhando de perto este processo e esperamos que ao final se obtenha números satisfatórios na redução do valor  nas faturas dos consumidores içarenses”, finalizou Sapinho.

Quando assumiu a presidência da Cooperaliança, o presidente Jorge Rodrigues afirmou que uma das medidas seria a redução das tarifas de energia elétrica.

Vereador Itamar da Silva (PP)

já redigiu três indicações para colocação de quebra molas na Rua Djalma Escaravaco, no Bairro Jardim Elizabete, e não foi atendido. “A Administração precisa entender que essa via é de grande fluxo de veículos e precisa de sinalizações e dois quebras molas. Vamos fiscalizar sempre, pois cuidar do trânsito é cuidar de vidas”, comenta.

Em frente ao centro comunitário colocaram a placa e esqueceram do quebra-mola.

O reconhecimento
das atividades agrícolas nas áreas de preservação ambiental foi inserido por deliberação de 19 delegados do Plano Diretor em audiência pública nesta quarta-feira (23). Além disso, houve consenso na inclusão da necessidade de parâmetros para calçadas e arborização. Mas não houve aprovação da mudança da ocupação em área de interesse ambiental no Centro. Outros dois formulários nem chegaram a ser avaliados por falta de clareza. E 12 formulários apresentados serão avaliados em uma nova sessão junto com mais 15 manifestações apresentadas na terceira audiência pública.

Rápidas
* Deputado federal Ronaldo Benedet afirmou que foi um dos principais articuladores para a aprovação da redução na tarifa de energia dos associados e consumidores da Cooperaliança. 

* A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu o desconto  de 26.17 % para residencial e 22.38 % industrial. O desconto irá beneficiar mais de 36 mil unidades consumidoras.

* Em falando da Cooperaliança, ex-prefeito Gentil da Luz está em campanha para presidente da Cooperaliança e sem apoio de Jorge Rodrigues e do prefeito Murialdo busca ajuda de outras lideranças da região.

* O vereador Antônio de Mello (PMDB) está trabalhando para ser o presidente da Câmara Municipal em 2019, em substituição de Alex Michels (PSD). Ele vem trabalhando para isso.

* A agressão da professora Márcia Friggi, ocorrida em Indaial (SC), cometida por um adolescentes, nos leva a rever os conceitos sobre a redução penal de menores para 16 anos. Hoje é de 18.

* Comentário do escritor português Eça Queirós (1845/1900) de que “políticos e fraldas devem ser trocados de tempo em tempo pelo mesmo motivo”, condiz com a realidade de 2017. 

* Ministros, governadores, senadores, prefeitos, deputados, ex-políticos e figuras públicas só estão fazendo cagada e transformando esse país numa m*. Ainda bem que em Içara (SC) não tem corruptos.

Frase
““Precisamos pensar no Sul como um todo. Todas as ADRs precisam evoluir para que nossa região continue crescendo em desenvolvimento e competitividade e pra isso decidimos unir nossas forças”. (João Rosa Filho Fabris, secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma). 

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - Os diretores da JBS comunicaram ao presidente da Associação de Municípios (Amrec) e prefeito de Cocal do Sul (SC), Ademir Magagnin (PP), o fechamento da unidade de Morro Grande (SC), que deve acontecer em outubro, devido as dificuldades no mercado.

Florianópolis (SC) - O ex-prefeito de Siderópolis (SC), Douglas Warmling, o Guinga, foi filiado ao PDT nesta quarta-feira (23/8). A ficha de filiação foi abonada pelo pré-candidato a Presidência da República, Ciro Gomes, pelo Secretário Nacional do PDT, Manoel Dias, e pelo deputado estadual Rodrigo Minotto.

Brasília (DF) - Os parlamentares aprovaram uma emenda que retira da PEC a previsão de que o fundo eleitoral receberia R$ 3,6 bilhões no ano que vem. O artigo que vinculava o Fundo Especial de Financiamento da Democracia a 0,5% da receita corrente líquida foi suprimido da pauta.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança