• Coluna de Maso Nyetto - 23 de outubro/2018

Coluna de Maso Nyetto - 23 de outubro/2018

23 Out, 2018 08:11:17 - Colunistas

 “"O mercado já deu seu recado, já está com uma nova expectativa. Tenho convicção de que teremos o melhor e mais democrático Governo dos últimos 30 anos. Finalmente vamos ter um governo de direita, liberal e governando para todos”. Empresário criciumense Ricardo Faria, um dos nomes mais importantes da avicultura Brasileira, sobre o Governo de Jair Bolsonaro (PSL), caso vença em 28 de outubro.

A impossibilidade de vereadores ocuparem cargo,

função ou emprego que seja exonerável na administração pública direta ou indireta não vai à votação. O Projeto de Emenda a Lei Orgânica protocolado pelo vereador Israel Jorge Rabelo (MDB) teve o parecer de inconstitucionalidade mantido por 9x5 nesta segunda-feira (22/10). 

Na lista de votos em acordo com o entendimento jurídico de assimetria com o Estado e a União se incluíram inclusive alguns dos autores, Antônio de Mello (MDB) e Laudelino Calegari (MDB). “Cabe a nós legislar sobre a não ocupação de cargo por vereador no Poder Executivo”, defende Rabelo. Para ele, a Constituição não veta o projeto municipal. Além disso, o teor atende os anseios da comunidade.

“É preciso mais clareza no processo eleitoral”, avalia o presidente Alex Ferreira Michels (PSD). ”Não é oportunismo, mas uma oportunidade para que outras pessoas também possam exercer o mandato”, contrapõe, por vez, Lauro Nogueira (PT). “Não precisa ter projeto nenhum. É só recusar o convite do prefeito”, argumenta ainda Rodrigues Mendes (MDB), o Sapinho.

Além de definir sobre o parecer pela inconstitucionalidade, na mesma sessão os vereadores derrubaram o veto ao projeto PL 12/2018, do vereador Eduardo Michels Zata (PP). A proposta de redução do tempo nas filas de bancos e instituições bancárias não foi transformada em lei pelo Poder Executivo sob o argumento de que não houve estudo técnico e falta de critério para a majoração da multa. A votação ocorreu por unanimidade e caberá à Câmara Municipal fazer agora a promulgação. Fonte: Canal Içara.

A diretoria (1)
da Câmara de Dirigentes Lojistas  (CDL) defende a moralização do processo político. Acompanhamos uma nova tentativa de fazer com que cada candidato a vereador eleito cumpra com o que se comprometeu ao se dispor ao processo eleitoral, ou seja, representar os eleitores na Câmara Municipal e não em outra função pública.  E diante de iniciativas que contribuem para a valorização do poder do povo, a CDL delibera pela manifestação aberta de apoio ao Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Poder Legislativo 3/2018.

“A concretização (2)
de um país melhor inicia por nossa cidade. A CDL orgulha-se de fazer parte desta construção com atuação direta em conselhos municipais, no planejamento de Içara, no apoio a inovações que facilitem a vida da comunidade e também na busca por soluções para um desenvolvimento com qualidade do município. Esta não é uma luta isolada. Além de mais de 250 comerciantes, contamos com o apoio de milhares de içarenses. Esperamos contar mais uma vez também com cada legislador de nossa querida cidade”. Nota da CDL.

Vereador Jorge da Costa (PSC)

presidente da Câmara Legislativa de Balneário Rincão (SC) e Ramires Lino, edil do PSD, participaram na última semana da audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre que tratou sobre a criação de mais quatro praças de pedágio (Laguna, Tubarão, Araranguá e São João do Sul), com investimento previsto de R$ 2,9 milhões, o custo operacional de R$ 3,6 bilhões. 

A concessão é de 30 anos. As lideranças empresariais e políticas tem até a primeira quinzena de dezembro para emitir opiniões. Mais tarifas para o povo pagar.

Muitas pessoas
neste domingo (21) tiveram o celular adiantado em uma hora, duas semanas antes da data marcada para o horário de verão brasileiro, que inicia no dia 4 de novembro. 

A apresentação 
do projeto de revitalização das ruas centrais será realizada pelos técnicos da Secretaria de Planejamento nesta quarta-feira (23), às 18h, no Plenarinho da Câmara.

Frase
“Pelo menos, e ainda bem, não prega a extinção dos direitos dos índios, a discriminação das minorias, a repressão aos movimentos, o aviltamento ainda maior das mulheres, negros e pobres, o fim da base legal e das estruturas da proteção ambiental”. (Ex-senadora Marina Silva (Rede), que disputou a eleição para presidente da República, declarou apoio ao candidato Fernando Haddad/PT/SP). 

Outras NOTÍCIAS

Florianópolis (SC) - Está disponível para os mesários que trabalharam no primeiro turno das Eleições 2018 a “Declaração de Participação”, no Portal do Eleitor, documento que comprova a atuação no dia da votação e garante o direito de folga em dobro por trabalhar em 7 de outubro.

Vidal Ramo (SC) - Vidal Ramos (SC) terá novas eleições para prefeito no próximo domingo (28), na mesma data do segundo turno das Eleições 2018. Os dois postulantes ao cargo de prefeito de Vidal Ramos (SC) são Helmut Stoltenberg (PP/PT/MDB) e Nabor José Schmitz (PSD).  

Brasília (DF) - O candidato Jair Bolsonaro (PSL)lidera o segundo turno da disputa presidencial com 57% dos votos válidos, de acordo com pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira, que apontou o petista Fernando Haddad (PT) com 43%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2%

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE