• Coluna de Maso Nyetto - 23 de março/2018

Coluna de Maso Nyetto - 23 de março/2018

23 Mar, 2018 09:44:12 - Colunistas

 “A partir deste momento assumimos o compromisso de fiscalizar as obras e ajudar este governo que muito acreditamos. Obrigado a todos. Sinto uma gratidão a Deus por oportunizar que pudéssemos andar por este estado e poder retornar com saúde e disposição para trabalhar por Santa Catarina”. Deputado estadual Luiz Fernando Cardoso (MDB), o Vampiro, no retorno a Alesc após deixar a Secretaria do Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina.

Os conselhos gestores de políticas públicas

são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade onde a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade.

Pensando nisso, o prefeito interino Alex Ferreira Michels (PSD) assinou nesta quinta-feira (22/3), último dia da interinidade, o decreto número 53, que estabele a criação do Conselho Participativo Municipal de Içara.

“O objetivo principal é que todos os conselhos e entidades formados do nosso município unam-se em um grande objetivo, que é pensar a cidade para os próximos 20 anos, serve de forma consultiva para o atual prefeito e para os prefeitos que virão. Ou seja, estamos pensando a cidade além dos partidos políticos”, destaca Michels.

O conselho tem ainda caráter fiscalizador e propositivo nas matérias relacionadas ao poder executivo, o que colabora com a formulação das políticas públicas de transparência e de fomento às políticas municipais.

Vamos torcer que o projeto não fique no papel e que o conselho seja funcional.

De 1 a 10
a nota que dou para a Administração Municipal é 5, ao fato de ser omissa nas ações no município que são de sua obrigação. Buracos em ruas asfaltadas, bocas-de-lobo sem tampas, academias ao ar livre e calçadas invadidas pelas vegetações entre outras reclamações dos içarenses, que pagam o IPTU mas não sabem onde o recurso vem sendo aplicado.

É um governo péssimo e antipático.

O vereador Duca Zata (PP)
é objetivo nos comentários. “Que falta espaço e praças públicas para a prática de atividade física em nosso município, isso não é segredo para ninguém. E para piorar a situação, falta manutenção nas poucas existentes. Essa é a situação do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Bairro Vila Nova, ausência de redes nas laterais e telas deterioradas  nas quadras esportivas oferecendo risco de acidentes.”

Por unanimidade o secretário de Estado da Saúde

Acélio Casagrande foi eleito vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) da Região Sul, representando Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, foi escolhido para Presidente Nacional do Conass. A escolha ocorreu em Brasília (DF), durante a semana.

"É um grande desafio representar e apoiar as secretarias dos três estados do Sul, promovendo a disseminação de informações, conhecimentos, inovações e troca de experiências. Meu objetivo é garantir eficácia às ações do âmbito da saúde pública da região Sul", explicou Casagrande, que, na ocasião, foi representado pelo servidor da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Clécio Espezim.

A posse da nova diretoria Conselho Nacional de Secretários da Saúde será em 25 de abril, na capital federal.

Casagrande tem se empenhado em ajudar o Hospital São Donato graças a grande afinidade que tem com o diretor-administrativo Júlio César De Luca.

Frase
“Num país extremamente racista, onde as pessoas são divididas e vistas pela sua cor, precisamos de cotas para negros nas universidades, de valorização nas mais diversas áreas. É lamentável que a gente viva ainda onde as pessoas se diferenciam pela sua cor, hoje é um dia fundamental para homenagear todos que lutam para construir um país mais fraterno”. (Deputado estadual Dirceu Dresch (PT/SC)  dia internacional de combate à discriminação racial, comemorado no dia 21 de março).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma (SC) estiveram com o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), e com o vice-prefeito, Ricardo Fabris (PSDB). Os representantes da entidade discutiram   com membros do Executivo proposições de melhorias e estímulo para a cidade.

Criciúma (SC) - Auditores fiscais da Amrec e também da Amesc participaram de um seminário de atualização do Novo Simples Nacional.no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em Criciúma (SC). A capacitação foi promovida pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Brasília (DF) - O plenário do Tribunal Superior Eleitoral  decidiu, por 5 votos a 2, cassar o mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e da vice, Cláudia Lelis, faltando poucos mais de nove meses para o fim do mandato. Por 4 votos a 3, os ministros do TSE decidiram também pelo cumprimento imediato da medida.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança