• Coluna de Maso Nyetto - 22 de novembro/2018

Coluna de Maso Nyetto - 22 de novembro/2018

22 Nov, 2018 10:15:39 - Colunistas

“A Cooperaliança hoje não é uma empresa plural. Fugiu as suas características. É preciso se voltar mais aos associados. A nossa primeira proposta é acabar com a reeleição. Queremos encerrar um ciclo de vícios. Também vamos criar um plano de saúde em conjunto com o hospital de Içara, ampliar as atividades com um banco de fomento para cooperados, incentivar novas tecnologias com startups, destinar recursos para formação acadêmica, além de se espelhar no passado, de atender o meio rural, agora com Internet de fibra óptica”. Júlio César De Luca, diretor administrativo do Hospital São Donato, sobre a candidatura a presidente do Conselho Administrativo da Cooperaliança.

O comentário nos bastidores políticos no fim de semana

foi sobre o bate-boca entre a primeira-dama Ceneli Gastaldon e o vereador Israel Rabelo (MDB), da base do governo, sobre os médicos cubanos, no Whatsapp. O assunto bombou nas redes sociais e também no blog da jornalista Karina Manarin.

O vereador fez post no Facebook referente ao Programa "Mais Médicos". "Nenhum Estado tem o direito de tratar os seus cidadãos como escravos, como Cuba vem fazendo com os médicos cubanos que trabalham no Brasil. Muito menos manter suas famílias como reféns. Minha solidariedade aos cidadãos cubanos". Então, Ceneli comentou: "Tens conversado com os médicos cubanos de Içara? Já ouvisse o que eles pensam de quem os chama de escravo? Sabias que muitos familiares deles estão aqui junto e voltam quando quiserem? Estou admirada dessa tua colocação tão fora da realidade". O vereador comentou a resposta da primeiradama argumentando que 75% do salário dos médicos são subtraídos em favor do governo Cubano e comparou a situação caso ocorresse com um trabalhador brasileiro, o que seria tipificado como trabalho escravo.

Na última sexta-feira (16/11) o prefeito Murialdo Gastaldon fez um chororô sobre a saída dos médicos cubanos. Ele está mais preocupado com o recurso que deixará de receber do que com os cubanos. E mais a mais o contrato assinado pelos médicos cubanos para a prestação de serviço no Brasil como parte do programa Mais Médicos pode ser anulado pela Justiça por estar em desacordo com a legislação trabalhista brasileira.

Em Morro da Fumaça (1)
o MDB definiu Edivaldo Marcolino como candidato do partido à presidência da Mesa Diretora do Poder Legislativo. O presidente é Miguel Zaccaron Darolt (PSD).

Enquanto em Içara (2)
a disputa será entre quatro vereadores do MDB. Geraldo Baldissera, Pedro Mazzuchetti, Antônio de Mello e Rodrigues Mendes (Sapinho).

Nove pessoas foram denunciada 
pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foram condenadas por corrupção passiva e ativa e fraudes a licitações em Ibiam (SC). Foram condenados um ex-secretário de Administração e Finanças, duas servidoras públicas e seis pessoas ligadas às empresas beneficiadas.De acordo com a denúncia do Ministério Público, as fraudes ocorreram entre os anos de 2013 e 2015 em licitações para realização de eventos do Município. As contratações envolviam a locação de equipamentos, como palco, banheiros químicos, tendas e brinquedos, de atividades de recreação e de conjunto musical.

Em outro processo o MPSC apresentou denúncia criminal contra o Prefeito de Chapecó, Luciano José Buligon (PSB), contra o presidente da Comissão de Licitações, Riquelmo Bedin Filho e contra o escultor Roberto da Silva Claussen por crime contra a Lei de Licitações e falsidade ideológica. A denúncia é de autoria do Procurador de Justiça Gercino Gerson Gomes Neto e demonstra uma série de atropelos aos ritos impostos pela Lei 8.666/1993 (Lei de Licitações) para a dispensa de licitação, a fim de possibilitar a contratação, ao custo de R$ 330 mil, da obra escolhida pelo prefeito para marcar o centenário de emancipação do Município de Chapecó (SC).

Em Içara (SC), o governo que alega administrar com transparência, mesmo havendo várias denúncias no Ministério Público, ainda não foi sentenciado em nenhuma delas. Vou plagiar um antigo ditado: “A justiça tarda, mas não falha”. 

Vamos ficar de olho vivo e ver quanto tempo vai demorar a imunidade do prefeito ficha limpa Murialdo Canto Gastaldon (MDB), que está com a popularidade em baixa. Hoje não se elegeria nem para síndico do prédio dele.

Frase
“Nós pretendemos explorar a possibilidade de entrar com uma ação judicial contra o Whatsapp lá, na sede da empresa, para que ela lá preste contas do que fez aqui, desconhecendo a jurisdição das autoridades brasileiras, sobre o que eles deveriam em termos de transparência oferecer para o País”. (Ex-candidato à Presidência da República pelo PT Fernando Haddad, quer processar o Whatsapp nos Estados Unidos).

Últimas NOTÍCIAS

Florianópolis (SC) - Os vereadores mirins participaram do 9º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, realizado anualmente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis (SC). O evento reuniu alunos de 31 cidades, com integrantes de 75 câmaras mirins de SC.

Florianópolis (SC) - O plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 041.0/2018, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que proíbe homenagens à pessoas que tenham praticado atos de tortura, exploração do trabalho escravo e violação dos direitos humanos no Estado de Santa Catarina.

Brasília (DF) - O ex-candidato à Presidência da República pelo PT Fernando Haddad afirmou que o partido estuda processar o Whatsapp nos Estados Unidos. Para ele, as respostas dadas pela companhia a questionamentos da Justiça eleitoral brasileira sobre a disseminação de fake news foram insuficientes.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança