• Coluna de Maso Nyetto - 22 de maio/2018

Coluna de Maso Nyetto - 22 de maio/2018

22 Mai, 2018 10:04:06 - Colunistas

 “Devolvemos de forma antecipada esses valores, com o intuito que a prefeitura direcione essa verba para zerar as filas de espera na saúde”. Vereador Alex Michels (PSD), presidente da Câmara Municipal, sobre a devolução de R$ 300 mil aos cofres públicos, valor referente ao duodécimo do primeiro quadrimestre do ano, para aplicar na área de Saúde do Município.

Os pré-candidatos a deputados estadual pelo PRB

Sérgio Motta e Joacir Domingos Pereira, o Boca, participaram, no último domingo (20/5), de um almoço no Bairro Presidente Vargas, em Içara (SC). Enquanto Motta é o principal nome do partido para as eleições de 7 de outubro, Boca, de Içara (SC), é o representante da região Sul para uma das 40 vagas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), neste ano.  

A dupla estava acompanhada por Aldinei Potelecki (PRB), vereador de Criciúma (SC), e coordenador para a Região Carbonífera; Adair Benjamim de Souza, o China, e Luciano Gonçalves, presidente e vice-presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Içara (SC), respectivamente; juntamente com Claudinei Marques, vereador em Florianópolis (SC), e coordenador da campanha de Motta.

Boca foi vereador por dois mandatos, um pelo PP, quando recebeu 961 votos, e outro pelo PMDB, somou 1.038 sufrágios, atual MDB.

A Segunda Promotoria
de Justiça de Içara instaurou inquérito civil contra o procurador do município, Walterney Réus, na última quarta-feira (16/5). O objetivo é apurar uma possível afronta a um dispositivo da lei 8112/90 que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais e o artigo 29 do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

As informações estão restritas no site do Ministério Público (MP) apenas para acesso com senha. O procurador Walterney Réus comentou ao site OIçara que não sabe de que se trata. O portal apurou penas que o artigo 29 do Estatuto da OAB diz que “Os Procuradores – Gerais, Advogados – Gerais, Defensores – Gerais e dirigentes de órgãos jurídicos da Administração Pública direta, indireta e fundacional são exclusivamente legitimados para o exercício da advocacia vinculada à função que exerçam, durante período da investidura”.

Esse assunto ainda vai render muitas notícias. Aguardem.

A proposta
de proibir a inauguração e a entrega de obras públicas inacabadas ou que, embora concluídas, não atendam ao fim a que se destinam, em Içara (SC), foi apresentada pela vereadora Silvia Mendes (PP), a Marreca. 

O objetivo do projeto de lei é evitar a exploração de estratégias eleitoreiras por parte de agentes políticos que visam a promoção pessoal em detrimento da eficiente aplicação dos recursos públicos. “Infelizmente, conforme noticiado com frequência na mídia e apurado pelos Tribunais de Contas, em todo o país, há inúmeras obras que, após as cerimônias da inauguração, não atendem às condições mínimas de serem implantadas ou mesmo não cumprem com as finalidades para as quais foram realizadas”, comentou 

“É necessário criar regras que proíbam a inauguração de obras que não estejam devidamente completas. Com isso garantir o direito do cidadão e preservar o erário, criando responsabilidade para os agentes políticos com o dinheiro público”. O projeto está na Comissão de Constituição.

A concessão de 30 minutos do horário político

da Câmara Municipal de Içara (SC), foi negada ao Pedro Antônio Neves Marques  pela maioria dos vereadores na sessão ordinária da última segunda-feira (21/5). O pedido havia sido apresentado pela vereadora Silvia Mendes (PP) para apresentação dos problemas na rede de esgoto. Mas apenas a bancada de oposição votou favorável, informou o site Canal Içara.

Segundo os vereadores contrários, o Poder Legislativo já possui uma comissão destinada ao assunto. Por isso a explanação primeiro deverá ocorrer internamente. 

Os vereadores não querem saber a verdade. Já pedi para falar na comissão, mas disseram que eu não poderia falar. Içara tem mais de 50 pontos com problema no sistema", rebate.

Frase
“Nossos esforços valem a pena. Todos os brasileiros têm esperança de que, no fim, nós teremos uma economia forte e uma democracia com mais integridade e com uma melhor qualidade. Não queremos ser conhecidos como o País da propina, mas como uma forte e moderna democracia, com a regra da lei”. ( Juiz Sérgio Moro, ao receber o título de Doutor em Direito honoris causa pela Universidade de Notre Dame, nos EUA).

Outras NOTÍCIAS

Brasília (DF) - Em depoimento à Polícia Federal, no dia 3 de maio, a psicóloga Maristela Temer, filha do presidente Michel Temer (MDB), afirmou que o pai indicou o coronel reformado da Polícia Militar João Batista Lima somente para “orientá-la” na reforma de sua casa, em São Paulo (SP).

Curitiba (PR) - O ex-ministro Antonio Palocci, preso em Curitiba (PR) na operação Lava Jato, negocia um segundo acordo de delação premiada, dessa vez com o Ministério Público Federal de São Paulo (SP), envolvendo clientes de consultoria e operadores do mercado financeiro.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE