• Coluna de Maso Nyetto - 22 de junho/2017

Coluna de Maso Nyetto - 22 de junho/2017

22 Jun, 2017 09:43:58 - Colunistas

“Vamos votar um projeto que trabalhei no Governo e que já tramita na casa. Trata-se de uma adaptação do SC Mais Simples. Objetivo é desburocratizar a implantação de empresas na cidade. Isso vai incentivar a geração de emprego e renda para o município”. Vereador Higor  Robetti (PMDB), terceiro suplente da coligação Juntos Por Içara.

A venda dos imóveis públicos

que seriam destinados para a construção do Complexo Cultural de Içara (SC) foi autorizada pela Câmara Municipal com a votação final do projeto PE 41/2017 na última terça-feira, (20/6). A proposta passou pela maioria dos votos, mas não teve unanimidade. Isto por causa da contrariedade da oposição em utilizar parte dos recursos para as pavimentações. Foram contrários Eduardo Michels Zata (PP), Itamar Oloyde da Silva (PP) e Sílvia Mendes (PP).

O projeto ingressou no Legislativo com o uso dos recursos apontado na justificativa, mas sem que as receitas estivessem carimbadas pela lei. Na prática, o uso ficaria liberado para qualquer outro fim. Através de um substitutivo ficou delimitado então que o valor da venda de 1.862,10 metros quadrados será para fomentar o programa de pavimentação. E outros 5.395,59 metros quadrados serão para a construção de um novo centro administrativo para o Município.

Da forma que foram desviados os recursos desta obra, a oposição e demais içarenses devem ficar de olho vivo quem serão os compradores dos terrenos.

Vereadores de Içara (SC)

reuniram-se com João Cláudio, gerente Regional da Construção Civil da Caixa Econômica, e com Denise de Souza dos Santos, gerente de área de Habitação, também da Caixa, juntamento com a secretária de  Assistência social,  Jaqueline dos Santos, para tratar das obras  do conjunto habitacional José de Alencar na comunidade de Poço Oito, que estão paradas desde 2013.  Cláudio afirmou que até dezembro as obras serão concluídas.

O vereador Duca Zata (PP), autor da reunião, afirmou que vai fiscalizar.

No prazo de quarenta dias
Içara (SC) passará a ter tratamento de esgoto. O prazo foi anunciado pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PMDB) durante a inauguração do reservatório da Casan, no Bairro Jardim Elizabete, com a visita do governador João Raimundo Colombo (PSD) e do vice-governador Eduardo Moreira (PMDB).

O início do tratamento do esgoto chegou a ser anunciado neste primeiro semestre. Mas não foi possível devido a falha na execução de um dos tanques na Estação de Tratamento (ETA), no Bairro Jaqueline.

O vereador Rodrigues Mendes (PMDB) cobrou explicação sobre a ETA, que ainda não está em funcionamento.

Rápidas

* O caso referente a morte de Samuel  Nunes, no Condomínio Dona Ema, é passível de enquadramento como homicídio culposo (sem intenção). Família clama por justiça.

* Giovanni Fellipe assume na próxima segunda-feira (26/6) a presidência do Democratas (DEM). Itamar Guglielmi será o vice-presidente.

* Um motorista de caminhão foi desviar de um buraco na Rodovia Jorge Elias De Luca, no treche de Içara (SC), e colidiu no carro do prefeitoClésio Salvaro (PSDB).

* A revisão tarifária da Cooperaliança) será discutida em audiência pública pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta (22/6), no Legislativo.

* A sindicância instaurada pelo Poder Executivo para apurar possíveis calúnias da servidora Pedra Silvano contra Murialdo deve ficar por isso mesmo.

* Agora, as denúncias que ela fez no Ministério Público contra o chefe do Poder Executivo deve render uma baita dor de cabeça ao ex-petista.

* Uma audiência pública será realizada para debater sobre o projeto de lei que gera mudança na legislação municipal, para instalação de  antenas de telefonia móvel. 

* A Comissão de Serviços Públicos da Câmara de Içara vai iniciar uma sequência de visitas às obras públicas a partir da próxima segunda-feira (26/6). 

* Diretores e associados do Sindserpi participaram da panfletagem contra a votação da Reforma Trabalhista, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma (SC). A votação vai ocorrer no dia 28 de junho no Senado Nacional, em Brasília (DF). 

Frase
“Veja, a Procuradoria pode muito, mas pode tudo? É isso que a lei autoriza?. Então me parece que nós temos que esclarecer o que se pode fazer sob pena de ficarmos em platitudes”. (Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal-STF, sobre os acordos de delação premiada).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE