• Coluna de Maso Nyetto - 22 de agosto/2019

Coluna de Maso Nyetto - 22 de agosto/2019

22 Ago, 2019 09:21:06 - Colunistas

"O Poder Público ao mesmo tempo em que faz toda a campanha da não violência contra a mulher, ele não pode estar contratando em seus quadros alguém que tenha essa passagem pela Lei Maria da Penha”. Vereadora Edna Benedet da SIlva (PC do B) sobre o projeto proíbe a nomeação de pessoas envolvidas em violência contra a mulher e que possuem condenação civil e criminal.

Os serviços de limpeza


do passeio da Rua Melchíades Bonifácio Espíndola, ao lado da Escola Municipal Lúcia de Lucca, no Bairro Jardim Silvana, e a troca da tampa da boca-de-lobo, na Rua Sérgio Correia, no Bairro Raichaski, foram algumas das solicitações ao Poder Executivo de Içara (SC).

As demandas foram reivindicações de munícipes através da Ouvidoria da Câmara Municipal. “É fundamental a participação dos cidadãos. As situações apresentadas necessitam de melhorias, sendo importantes para a segurança dos pedestres”, destacou o presidente da Comissão de Serviços Públicos vereador Pedro Mazzuchetti. 

Com certeza, essas reclamações também são feitas na ouvidoria do Executivo, que está ciente das solicitações, mas não faz porque não quer.

O governo de Içara (SC)

já ratificou o Protocolo de Intenções de instituição do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário na Região Carbonífera por meio de lei municipal. E já possui também uma meta para a celebração do convênio com o Estado para a manutenção, roçada e sinalização das rodovias estaduais. 

A parceria entre o Município e o Estado foi debatida no Poder Legislativo em junho, contudo, num outro formato. Além de Içara (SC), o Governo de Criciúma (SC) também seria acionada para contribuir com o trabalho de manutenção até que a Rodovia Aristides Bolan seja estadualizada por meio da cessão de maquinário. Com a realização do consórcio, a roçada poderá ficar então sob a responsabilidade de execução dos municípios.

A proposta

do novo Plano Diretor Participativo, da criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA), nos Bairros Terceira Linha, Linha do Meio e Ponta do Mato, motivou uma visita da comissão temporária de acompanhamento do projeto na Câmara Municipal.  Os vereadores foram verificar a existência de reservatórios e nascentes d’água, tipo de vegetação e plantações. Na região predomina a produção de banana e fumo. Contendo ainda cultivo de milho, hortaliças e pequenas criações de animais. 

O  vereador Antônio de Mello explicou que a proposta consta a criação da APA nas comunidades citadas, abrangendo toda a parte sul da Via Rápida. Ele sugere uma audiência pública para tratar do assunto.

O turismo ganhou novo impulso 

no Sul de Santa Catarina, com certeza, com a inauguração do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, na localidade de Morro Bonito, em Içara (SC), na data de 23 de abril de 2017. A partir de agora o amplo local virará oficialmente ponto turístico religioso do estado catarinense. Um projeto de lei de autoria do deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) foi aprovado, por unanimidade, nesta quarta-feira (21/8). A matéria segue agora para sanção do governador Carlos Moisés (PSL).

Frase

“Sem o controle do Estado, a gestão fica muito prejudicada. Com certeza, muito dinheiro fica pelo caminho e acaba não sendo investido da melhor maneira para o cidadão. Por isso, a tecnologia aliada à gestão pública favorece a economicidade, transparência e integridade”. (Governador Carlos Moisés/PSL, no Fórum de Gestão Pública Faciap, em Curitiba/PR). 

Criciúma (SC) - A Comissão de Inquérito que apura possíveis irregularidades no Criciúmaprev definiu a contratação de uma empresa para realizar a auditoria nas contas do Instituto. “Com a auditoria em mãos vamos definir se há ou não necessidade de depoimentos", ressalta Júlio Colombo, presidente da CI.

Criciúma (SC) - A Regional da Cidasc pode deixar Criciúma (SC) nos próximos dias. A informação é do vereador Tita Beloli (MDB). O edil criciumense lembra que nada tem contra Araranguá (SC). "Nem qualquer outra cidade, mas o serviço precisa ficar próximo dos produtores da Amrec e que Araranguá também tenha seu serviço", afirmou o vereador.

Brasília (DF) - Enquanto Câmara e Senado discutem a reforma tributária com a criação de impostos únicos sobre o consumo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a intenção do governo criar um imposto sobre transações financeiras – nos moldes da  CPMF -, como forma de compensar a desoneração da folha de pagamentos.


MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE