• Coluna de Maso Nyetto - 21 de setembro de 2017

Coluna de Maso Nyetto - 21 de setembro de 2017

21 Set, 2017 09:17:25 - Colunistas

 “O Voto Distritão é uma forma inibir novas candidaturas para as próximas eleições. Favorece os que já estão no poder. Os partidos optarão por menos candidaturas para garantir as vagas. Ah...países que adotam esse sistema. Pasmem: o Afeganistão, a Jordânia e Vanuatu. Tá difícil mesmo”. Dalvânia Cardoso, presidente da Executiva Municipal do PP, sobre o sistema eleitoral do "distritão, que foi rejeitado na Câmara Federal.

Nova sede para o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Içara (SC)

É pauta de reunião. A solicitação de apoio para a construção da sede própria para a 2º Companhia do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Içara (SC), foi apresentado ao Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Renda, deputado Valmir Comin (PP), na última terça-feira (19), em Florianópolis (SC). 

O vereador Duca Zata (PP) foi acompanhado do comandante da corporação no município, Tenente Renan Silvério da Rosa Fernandes, e o representante da Associação Empresarial de Içara (ACII), Custódio Abílio da Silva, o Neném. “O secretário se comprometeu junto ao Corpo de Bombeiros em colaborar com a causa, diante da necessidade de uma estrutura adequada aos profissionais que trabalham todos os dias para proteger vidas”, comentou o representante da bancada progressista.


“Quando se acredita num sonho é preciso batalhar por ele. E nós estamos dando cada passo necessário para que o Corpo de Bombeiros de Içara tenha uma sede própria, com uma estrutura adequada e confortável aos profissionais que trabalham todos os dias para proteger vidas. Espero que este sonho se transforme realidade, em breve, que os içarenses merecem”, finalizou Zata. 

Paulo Roberto Brígido

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara (SC) definiu o mês de outubro para a realização do segundo leilão do Complexo Cultural, antiga caixa de carvão, na área central da cidade. 

De acordo com Brígido  a tendência é que a segunda tentativa de venda ocorra a partir do dia 15. "Estamos resolvendo as questões burocráticas. Todos estes detalhes vão ser ajustados nos próximos dias e em seguida a data vai ser confirmada. A expectativa é de nesta segunda tentativa vender o terreno e garantir o início da obra do novo Paço", ressaltou a imprensa o secretário.

Anteprojeto de Lei

“Programa IPTU VERDE”, foi apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal, Alex Ferreira Michels (PSD). 

O objetivo principal do programa é fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, em contra-partida à concessão de redução de alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).  Segundo o texto será concedido redução da alíquota do IPTU, aos proprietários de imóveis residenciais, não residenciais, e não edificados, que adotem as seguintes medidas, estimulando a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente.

Os vereadores João Picollo e Luiz Carlos Pinto (Pico)


Ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), estiveram visitando a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Balneário Rincão (SC). “Através visita tive a oportunidade de conhecer em detalhes as etapas de captação de água bruta, de tratamento de potabilidade, para devido consumo final da comunidade rinconense”, comentou Picollo.

“O referido tratamento é de grande importância, proporcionando a distribuição de água dentro dos padrões de qualidade exigidos, evitando a proliferação de bactérias e micro organismos prejudiciais à saúde humana”, acrecentou Piclo.

O resultado da licitação (1)

Para revitalização da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) será apresentado em Içara (SC) na próxima semana, informou o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso (Vampiro).

Vampiro (2)

Acrescentou que o processo está dentro do prazo. A empresa vencedora deve ser anunciada na segunda (25) ou terça-feira (26), e a partir da homologação não caberá mais recursos para as concorrentes.

OUTRAS NOTÍCIAS 

Criciúma (SC) - Há oito meses o Conselho de Saúde de Criciúma (SC) não recebe repasses referentes ao convênio que tem com a prefeitura. Isso resultou em corte de luz, água e telefone, o que impede reuniões. Esse entrave pode fazer que o Governo perca R$300 mil do Ministério de Saúde.

Florianópolis (SC) -  O governador Raimundo Colombo (PSD) enviou à Alesc proposta que congela os gastos do governo por dois anos. A medida consta no Projeto de Lei (PL) 350/2017, que autoriza a alongar a dívida com a União no prazo de 240 meses, com alteração do cálculo das parcelas.

Rio de Janeiro (RJ) -  O juiz Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato em Rio de Janeiro (RJ), condenou o ex-governador  Sérgio Cabral (PMDB) a 45 anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva. A ex-primeira dama Adriana Ancelmo recebeu pena de 28 anos.

Frase

“A violência que ocorre nas escolas é reflexo da violência generalizada que tomou conta do país. Especialmente, este ano, traduzida nas ocorrências incêndio de ônibus, de apedrejamento de órgãos públicos, de assassinatos de policiais civis e militares, dos assaltos aos bolsos do contribuinte através da corrupção”. (Deputado Rodrigo Minotto (PDT) sobre a violência nas escolas). 

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança