• Coluna de Maso Nyetto - 21 de março/2019

Coluna de Maso Nyetto - 21 de março/2019

21 Mar, 2019 09:33:01 - Colunistas

“Hoje iniciamos a discussão sobre o Plano Diretor, na Câmara de Vereadores de Içara. O objetivo principal dessa reunião é para que todos saibam como está o planejamento de nossa cidade. Essa pauta é muito importante para o futuro de Içara. Por isso, estamos avaliando cada ponto, para que todas as decisões sejam pelo bem da cidade e não para alguns grupo de interesses”. Vereador Itamar da Silva (PP), sobre o debate do Plano Diretor Participativo, que está em discussão há mais de 18 anos no Município e deve ser aprovado em 2019.

O presidente da Câmara Legislativa de Balneário Rincão (SC)

vereador Mauri Viana (MDB), solicita ao chefe do Poder Executivo, prefeito Jairo Celoy Custódio (MDB), um carro para que fique à disposição da Unidade de Saúde da Barra Velha. Segundo Viana, o pedido dá-se pelo fato de ser uma comunidade  composta, na maioria, de pessoas da terceira idade e que não possuem veículo. "Este carro servirá para buscar  o paciente para uma consulta ou para qualquer procedimento a ser realizado na Unidade de Saúde ou levar o médico, enfermeira ou técnica de enfermagem para um atendimento a domicílio, em caso de acamados, cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção e impossibilitados de saírem de casa", ressalta o vereador, residente em Barra Velha.

Rápidas
* Pesquisas sobre o prefeito e vice de Içara (SC) e também das secretarias estão sendo realizadas em Içara (SC). Uma das perguntas era sobre honestidade e confiança.

* Também foi perguntado se votariam ou não em Arnaldo Lodetti (MDB), Alex Michels (PSD), Dalvania Cardoso (PP), Sandro Serafin (MDB) e Dóia Guglielmi (PSDB). 

* Na última semana faleceu Iliani Maria Zortea de Lima, 56 anos, esposa do pastor Cirço Ferreira de Lima, que liderou a Igreja Evangélica em Içara (SC). 

* Os eleitores faltosos nos três últimos pleitos terão até 6 de maio para regularizarem a situação junto a Justiça Eleitoral de Santa Catarina. 

* O Tribunal Regional Eleitoral reiniciou os trabalhos de cadastramento biométrico e os eleitores que não efetivaram o procedimento devem procurar o Cartório Eleitoral.

* Vereadora Sílvia Mendes (PP) protocolou um projeto de lei que proíbe o governo de alugar veículos. Ela sugere a compra de carros novos, gerando mais economia.

* A instalação de uma de faixa elevada para travessia de pedestres (lombofaixa) na Rua Djalma Escaravaco, em Jardim Elizabete, foi solicitada pelo vereador Flávio Felisberto (MDB). 

* Uma sessão especial será realizada para homenagear os 40 anos da EMEF Quintino Rizzieri, situada em Jardim Elizabete, de autoria de Flávio Felisberto.

* Uma nova oportunidade para as pessoas que desejam parar de fumar será oferecida na cidade de Içara (SC) nos próximos dias. 

* Interessados em participar do grupo antitabagismo devem fazer uma entrevista na Secretaria de Saúde, nesta sexta-feira (22), das 9h às 11h e das 13h30min às 15h30min.  

* Os vereadores realizaram Sessão Especial em homenagem aos 75 anos de instalação da Comarca de Criciúma (SC). A proposição foi do presidente Miri Dagostim (PP).

* Por muitos anos, as escolas de Santa Catarina sofreram com a burocracia quando precisavam fazer reparos pequenos, mas urgentes. Agora, essa realidade irá mudar.

* Para dar mais agilidade, o Governo do Estado lançou para os diretores das 1.070 unidades da rede estadual um cartão que permite contratar serviços de manutenção.

* Facilitar a vida do empreendedor catarinense, desburocratizar e diminuir o tempo necessário para a abertura de empresas em até cinco dias.

* Esses são os objetivos do empresário Juliano Chiodelli, novo presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), que assumiu na última terça-feira (20).

* Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico de Içara (SC), Paulo Brígido a Primeira Edição da Agromel está confirmada para 7 a 9 de junho.

* Em 22 de dezembro a assessoria de imprensa do Hospital São Donato informou que a estrutura da UTI foi inaugurada com a presença do governador Eduardo Moreira.

* “São dez leitos, onde foram investidos R$ 5,3 milhões que precisam entrar em funcionamento”, disse o prefeito Murialdo Gastaldon ao secretário de Saúde Helton Zeferino.

* A reunião ocorreu no dia 11 de março, em Florianópolis (SC), que contou com o diretor adminitrativo Júlio De Luca, comprovando que a UTI não está funcionando.

Frase
“É uma política pública que facilita a desburocratização de negócios e empréstimos com menor taxa de juros”. (Senador Jorginho Mello (PR/SC), sobre a criação da Empresa Simples de Crédito, facilitando a oferta de crédito com juros mais baixos para microempresas que faturam anualmente até R$ 360 mil).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - O presidente do Legislativo de Criciúma (SC), vereador Valmir Dagostim (PP), deu posse ao quinto suplente de vereador da coligação PSDB/SD/DEM/PV, Diego Nazário Goulart (DEM). Ele assumiu o cargo do vereador Alisson Pires (PSDB), licenciado pelo período de quatro meses.

Brasília (DF) - A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Lula da Silva e o filho, Luís Cláudio, por supostos crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de influência. A investigação, que é abastecida pela delação da Odebrecht, mira pagamentos à empresa de marketing esportivo Touchdown, de propriedade de Luís Cláudio.

Brasília (DF) - Segundo pesquisa do instituto Ibope, divulgado nesta quarta-feira (20), 34% dos brasileiros aprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). No início da semana eram 37%. O número é um terço menor que o registrado no primeiro levantamento, de janeiro, quando 49% estavam satisfeitos.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
Cooperaliança