• Coluna de Maso Nyetto - 20 de março/2018

Coluna de Maso Nyetto - 20 de março/2018

20 Mar, 2018 09:40:21 - Colunistas

 “Partindo do princípio que o poder emana do povo que escolheu seu representante frente à Câmara Municipal, não pode o vereador simplesmente abandonar o seu posto para exercer função no Poder Executivo, a não ser através de renúncia de seu mandato”. Vereador Israel Rabelo (MDB) sobre o Projeto de Emenda a Lei Orgânica que impede o vereador de assumir cargos no  Poder Executivo.

A Gerência Regional da Casan

entregou mais um reservatório de água em Içara (SC). A estrutura em concreto, com capacidade para 750 mil litros, que estava desativada há mais de 10 anos, abastecerá cerca de 2.200 unidades consumidoras. Com o novo reservatório, Içara passa a contar com oito unidades em operação e conta com uma reserva de 3 milhões e 150 mil litros de água. “O dia 15 de março foi uma data bastante feliz para mim, pois através de uma indicação realizada pelo nosso gabinete conseguimos levar mais água aos bairros afastados do Centro, garantindo mais segurança no abastecimento das localidades do interior", comenta o vereador Rodrigues Mendes (MDB), o Sapinho, que trocou algumas ideias com o empresário Zefiro Giassi, com Antônio Mendes e com a vereadora Sílvia Mendes (PP). Ele recebeu muitos elogios pela iniciativa, até da oposição, e não é por acaso que um dos articuladores políticos de Içara (SC).

A Executiva do PSOL de Içara
ingressou com representação na terceira Promotoria de Justiça do Ministério Público de Içara é na OAB de Santa Catarina, contra um advogado do município. O motivo, seria em tese, pela prática do crime de preconceito e discriminação, contra a pré-candidata a vice-presidente da sigla, a indígena Sônia Guajajara. O advogado, o qual o partido não irá divulgar o nome, reiteradas vezes promoveu discurso de ódio e preconceito contra Sônia em grupos de WhatsApp, tendo inclusive afirmado, que um índio na política seria "o fim dos tempos" e um "desrespeito com o país", e afirmou que um índio jamais poderia ser candidato, apenas pelo fato de ser índio. Segundo o presidente do PSOL, esse tipo de discurso precisa ser combatido perante toda a sociedade.

"Não se pode admitir, nos dia atuais, que um grupo possa ainda ser discriminado ou vítima de discurso desse nível, apenas por ser de uma etnia diferente e minoritária, tal atitude partindo de um operador do direito, torna-se mais odiosa e merece maior e mais firme punição.  Você ter uma opinião a respeito de algum candidato é legitimo e democrático, mas isso não pode passar do campo das ideias", afirmou Max Amaral. 

Ex-vereador

Joaci Domingos Pereira, com passagens pelo PP e PMDB, hoje no PRB, lançou a pré-canditura a deputado estadual nas eleições de 2018.  Ele vai concorrer a uma das 40 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Caso José Dilnei Mendes

não dispute a reeleição para o comando do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o suplente de vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, é um nome forte para substituir o atual presidente tucano.

O prazo de validade da Executiva Municipal do PSDB  encerra no dia 2 de abril.

O prefeito em exercício Alex Ferreira Michels (PSD)

reuniu-se com a equipe de secretários do município e explanou as ações e projetos que serão realizados nos dias em que ficará à frente do Executivo. “Nosso objetivo é entender como funcionam  os eixos do Executivo, pois quando retornarmos ao Legislativo, poderemos auxiliar da melhor forma nos projetos que melhorem a vida dos içarenses,”, colocou. 

Nessa semana, Michels passará  nas Secretarias buscando conhecer as equipes que atuam nas pastas.

Frase
“A saúde é a área mais sensível de todo o país. Por isso escolhemos um hospital de referência. Acreditamos que este investimento beneficiará toda a população da região”. (Deputada federal Geovania de Sá (PSDB/SC), que liberou R$ 250 mil da emenda parlamentar ao Hospital São Donato).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - O Movimento Sindical Sul Catarinense e movimentos sociais de Criciúma (SC) realizaram uma manifestação na Praça Nereu Ramos, em homenagem à vereadora do Rio de Janeiro (RJ), Marielle Franco, e ao motorista Anderson Pedro Gomes, executados a tiros  no dia 14.  

Criciúma (SC) - As escolas de Criciúma (SC) interessadas em participar da quarta edição do projeto Câmara Mirim as inscrições estão abertas. Maiores informações com a secretária do Legislativo através do telefone 3431-2224. O projeto é destinado aos alunos do 5º ao 8º anos do Ensino Fundamental.

Florianópolis (SC) - O Tribunal Regional Eleitoral, por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc realizam, nesta terça-feira (20/3), às 18h, o Seminário “Mulheres na Política: Elas podem, o país precisa”, no Plenarinho da Alesc.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal