• Coluna de Maso Nyetto - 20 de agosto/2019

Coluna de Maso Nyetto - 20 de agosto/2019

20 Ago, 2019 09:09:31 - Colunistas

 “Também entendo que os empresários precisam colaborar. Implementar uma gestão diferenciada. Precisamos de uma administração mais humana, que trate bem o servidor público, que converse com todos os setores da cidade. Pavimentação é importante, mas as pessoas não podem caminhar sobre essa pavimentação descalços e sem conhecimento”. Empresário Joelson Cardoso, presidente da Executiva do PDT de Içara (SC) e pré-candidato a prefeito nas eleições municipais de 2020.

Dalvânia Cardoso (PP)    


não esconde a pretensão de disputar às próximas eleições municipais. E para isso ela vem articulando com partidos que tenham interesse em compor oposição. Representantes do PSL, PRB, PDT, PSB, DEM e PL já foram visitados.

De acordo com a pré-candidata, a intenção é dialogar sobre uma coligação com quase todas as siglas da cidade. “Só não vamos conversar com o partido do candidato do Paço Municipal”, ressalta a progressista. O MDB faz parte da atual Administração.

“A nossa bandeira é a mudança. Mas não temos a intenção de anunciar ou fazer alarde sobre as visitas. O adversário tem a máquina na mão. Faremos as articulações e as conversas silenciosamente, Tivemos 10,5 mil votos. Foram 34% dos votos em uma eleição atípica e com poucos instrumentos. São números que nos deram a responsabilidade de unir a oposição em busca dos melhores nomes para compor. Mais do que partidos, as pessoas votam em pessoas”, finaliza Dalvânia. (Colaboração do Canal Içara).

Rápidas

* O prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB) está esquentando a “cachola” para saber quais foram os oito vereadores que votaram contra ao veto dele no Projeto de Lei n° PL/19/2019 de autoria do vereador Israel Rabelo (MDB). 

*As diretrizes da Lei Orçamentária Anual. serão debatidas em audiência pública no próximo dia 30. O projeto do Poder Executivo para 2020 será apresentado a partir das 18h no auditório da Cooperaliança para depois seguir ao Legislativo. 

* A Câmara Municipal de Içara (SC) oferece a população o serviço gratuito de fotocópia dos documentos pessoais (carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento) e impressão de 2º via das faturas de água, energia e telefone. Parabéns presidente Sapinho pela iniciativa.

* Com o objetivo de aproximar a Câmara Municipal da comunidade o Bairro Presidente Vargas receberá a sessão itinerante do Poder Legislativo nesta terça-feira (20/8), às 19h, no centro comunitário, situado na Rua Estanislau Schaucoski. 

* A Câmara Municipal vai requisitar ao Governo do Estado mais efetivo para evitar o fim do plantão noturno da Polícia Civil de Içara (SC). A iniciativa é do vereador André Mazzuchello Jucoski (PSDB), o Polakinho. 

* Mais de 6 mil eleitores de Balneário Rincão podem perder o Título de Eleitor. Eles fazem parte do contingente que ainda não se recadastrou conforme a determinação do Tribunal Regional Eleitoral. A data final é dia 8 de novembro.

* Aprovada em votação final pela Câmara Municipal o projeto de lei que proíbe a nomeação para cargo em comissão, no serviço público em Içara (SC), as pessoas que possuem condenação em virtude de violência praticada contra mulher.

* Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara os comerciantes  tiveram um crescimento de 5% em comparação com o Dia dos Pais do ano passado e avaliaram como positivo o movimento. 

* Secretaria Municipal de Saúde, irá desenvolver ações voltadas ao Agosto Dourado, que se trata do mês de apoio e incentivo ao aleitamento materno. As unidades de saúde içarenses irão repassar e orientações sobre o assunto.

* Uma emenda à Lei Orgânica de Forquilhinha põe um fim à possibilidade de reeleição na Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Essa iniciativa deveria ocorrer, também, por aqui. Um ano na presidência está bom demais.

* Segurança dos lojistas que saem da região com destino a São Paulo (SP) para  fazer compras voltou a ser discutido no Câmara Legislativa de Criciúma. Como o tema envolve uma rodovia federal, a BR-101, o assunto vai para a pauta do Fórum Parlamentar Catarinense.

* O “casamento de conveniência”entre Jair Bolsonaro, presidente da República, e Dias Toffoli, presidente do STF, está próximo. Os padrinhos são Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente presidentes da Câmara e do Senado, com aval de Gilmar Mendes.

Frase

“Sou contra o nepotismo. Sempre fui contra esse tipo de prática na minha vida inteira. Não vou mudar agora". (Senador Jarbas Vasconcelos (MDB/PE) sobre a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) para a embaixada do Brasil em Washington, nos EUA).

Brasília(DF) - O plenário da Câmara dos Deputados pode votar esta semana o Projeto de Lei 3.723/19, do Poder Executivo, que permite a concessão, por decreto presidencial, de porte de armas de fogo para novas categorias, além das previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Na semana passada, o plenário da Casa aprovou o regime de urgência para votação da proposta. O relator do projeto é o  deputado Alexandre Leite (DEM-SP).

Brasília (DF) - O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, a pedido de Jair Bolsonaro, decidiu trocar o titular do cargo de subsecretário-geral do órgão. Segundo uma fonte revelou ao Estado, José Paulo Ramos Fachada Martins da Silva será substituído pelo auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto, que já foi superintendente adjunto da Receita na 4.ª Região – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Atualmente, ele está lotado em Pernambuco.

Criciúma(SC) - O vereador Pastor Jair Alexandre solicitou ao Município de Criciúma que a distribuição de medicamentos seja revista. Sugere fazer a entrega em casa."Em especial para os pacientes com doenças graves e acamados. Solicitamos um estudo para saber se há viabilidade, facilitando a vida dos pacientes", ressalta.

Criciúma (SC) - A Justiça acatou pedido do Governo de Criciúma (SC) e, de maneira liminar, determinou que a Casan reconheça a Cisam-Sul como a agência reguladora de serviços de água e esgoto na cidade. Para o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) esse é o passo mais importante para a municipalização dos serviços de água e saneamento.

Florianópolis (SC) - Está na conta dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado a segunda par-cela do 13º salário. Os valores de 25% do benefício foram depositados no fim de semana. O pagamento soma R$ 217 milhões para mais de 149 mil pessoas, sendo 80,3 mil funcionários ativos, 56,8 mil inativos e 12,2 mil pensionistas. 


MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE