• Coluna de Maso Nyetto - 19 de setembro de 2017

Coluna de Maso Nyetto - 19 de setembro de 2017

19 Set, 2017 09:59:29 - Colunistas

“Nos sentimos orgulhosos de conquistar essa colocação em nível nacional. Para o processo de revisão a Aneel avalia pontos como custos, investimentos, mercado de energia, despesas e outros. Toda questão estrutural e de atendimento também fazem parte do critério. É gratificante ver que após tanta luta alcançamos o sonhado desconto, para assim, praticar um valor justo com nosso consumidor e associado”. Presidente da Cooperaliança, Jorge Rodrigues, o JR, sobre o fato da concessionária de energia elétrica passar do 75° lugar para oitavo no ranking de tarifas de baixa tensão da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Gentil Dory da Lux, presidente da Executiva Municipal do PMDB


E ex-prefeito de Içara (SC), assume função no Governo de Santa Catarina na função de Diretor de Articulação Regional da Secretaria de Infraestrutura. A nomeação foi confirmada pelo secretário Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, na última semana. "Gentil da Luz terá a função de articular ações da Secretaria junto a prefeitos e vereadores em todo o Estado", ressaltou.

“Não é um cargo técnico e sim político. O ex-prefeito Gentil fará esta articulação com os prefeitos e vereadores, ouvindo e debatendo demandas em todo o Estado.  Vai manter essa relação institucional entre o órgão do Governo e os pleitos de todo o Estado. Esse cargo estava vago desde a minha chegada a Secretaria”, explica.

Vampiro conta com o apoio de mais lideranças do PMDB, entre elas do ex-presidente Adilton Tramontim, dos vereadores Laudo Calegari, Pedro Mazzuchetti e Márcio Realdo Toretti e do suplente Higor Robetti.

A nomeação de Gentil da Luz possivelmente fará com que o ex-prefeito desista de disputar a eleição do Conselho Administrativo da Cooperaliança, em oposição ao candidato de Jorge Rodrigues, o gerente operacional Fernando Mazzuchetti, que também é do PMDB. Rodrigues é sogro de Vampiro.

A reunião

Com o Comandante-Geral da PMSC, Coronel Paulo Henrique Hemm, para tratar sobre o efetivo da Polícia Militar, em Içara (SC) e região, foi confirmada para dia 27 de setembro, às 15h, em Florianópolis (SC). Ele receberá a comitiva dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Içara, de Balneário Rincão e de Morro da Fumaça.

Com o objetivo

De potencializar o turismo do município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Içara (SC), se reuniu com representantes da Epagri, Coopafi, Secretaria de Agricultura e Fundação Municipal de Cultura e Esportes, para dialogar sobre possibilidades de parceria junto a Universidade do Extremo Sul Catarinenses (Unesc). 

Os vereadores Geraldo Baldissera (PMDB) e Israel Rabelo (PMDB)

Em busca de recurso para obras de mobilidade urbana em Içara (SC),  estiveram em Brasília (DF). Baldissera informou que apresentaram os projetos para os deputados federais Ronaldo Benedet (PMDB), Geovânia de Sá (PSDB), Décio Lima (PT) e o senador Dário Berger (PMDB). Na oportunidade  os vereadores, acompanhados de Benedet, estiveram na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde foi solicitado que a Ferrovia Tereza Cristina SA (FTC), construa novas passagens de nível sobre a linha férrea nas Ruas Amaro Mauricio Cardoso e Altamiro Guimarães ligando com a Rua Olívio Pavei, no Centro de Içara (SC).

“A diretora da ANTT, Elizabeth Braga irá fazer um estudo e nos dará um retorno, para que o problema seja resolvido”; comentou Baldissera.  


Semana Nacional de Trânsito

Terá quatro dias de atividades que vão reforçar a diferença das escolhas feitas no trânsito. A programação vai iniciar na cidade com um desfile na Rua Marcos Rovaris, nessa terça-feira (19/9), às 9h. 

Durante o dia (1)

Haverá palestra com a Polícia Militar e a apresentação na Câmara Municipal. Também estão previstas blitze educativas, visitas as escolas e o encerramento, na sexta-feira (22), com um simulado dos bombeiros.

OUTRAS NOTÍCIAS 
Criciúma (SC) - Os prefeitos das três regiões do sul de Santa Catarina (Amrec, Amesc e Amurel) estiveram na apresentação do programa SC Bem Mais Simples, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amre). Içara (SC)  assinou o termo de adesão do no mês de junho.
Criciúma (SC) - O Projeto de Emenda à Lei Orgânica PELO/LEG/3/17 que proíbe que vereadores assumam cargos públicos, inclusive de secretários do Município de Criciúma (SC), sem renunciar ao mandato foi adiado mais uma vez. O autor é o vereador Ademir Honorato (PMDB)
Brasília (DF) - Citando um discurso do papa Francisco sobre corrupção, a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, 56 anos, assumiu o cargo deixado por Rodrigo Janot. Ela é a primeira mulher no posto, em toda a história do Brasil. O slogan é coragem e combate à corrupção.

Frase
“Certamente haverá revisões, não vou dar opinião sobre isso, mas certamente a procuradora-geral vai fazer uma reanálise de todos os procedimentos que estão à sua disposição de maneira natural ou provocada para certamente evitar erros e equívocos que estavam se acumulando”. (Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, sobre a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE