• Coluna de Maso Nyetto - 18 de maio/2017

Coluna de Maso Nyetto - 18 de maio/2017

18 Mai, 2017 09:45:53 - Colunistas

“Ou nós paramos o país para defender nossos direitos e nossa aposentadoria ou vamos trabalhar até morrer”. Edna Benedet da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara e  de Balneário Rincão (Sindserpi), caso as reformas previdenciárias e trabalhistas sejam aprovadas pelo Congresso Nacional.

Antônio Novelli

presidente da Associação do Aposentados e Pensionistas de Içara (SC), participou de uma reunião na Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina (Feapesc), nesta quinta-feira (17/5),  em Florianópolis (SC), para tratar do encontro que ocorre em Brasília (DF), no dia 25 de maio (quinta-feira), quando a classe vai se manifestar contra a PEC 287/16 da reforma da previdência. 

“O Senador Paulo Paim (PT/RS)  pede a participação de 200 representantes das associações de aposentados para acompanhar a votação da reforma no Congresso Nacional, que deve ocorrer até o final de maio. Temos o objetivo de levar mais de 200 mil manifestantes para Brasília”, comenta.

Novelli, que é vice-presidente da Fiapesc e membro da Central Nacional dos Aposentados (Cenap), participou do dia 5 a 8 de maio, em Brasília (DF), com representantes de 21 estados, de um encontro na Confederação Brasileira dos Aposentados (Cobap).


O vereador
João Picollo (PT), autor da Indicação n° 0069/2017, sugere ao Prefeito Municipal de Balneário Rincão (SC) para que proceda o devido planejamento e cadastro, com posterior numeração das residências que ainda não possuem o respectivo número, para facilitar inclusive a entrega de cartas pelos correios.

Ainda na sessão foi realizada a apresentação do Plano de Manejo pelos membros representantes da APA da Baleia Franca, de Imbituba (SC).

Prefeito Jairo Custódio (PMDB)

esteve reunido, no gabinete, com os donos de charretes para definir um calendário de eventos de Balneário Rincão (SC), onde contemple a participação das carroças de um lugar. 

No próximo dia 4 de junho, haverá um novo encontro para tratar da realização da carreira de charretes, na localidade de Torneiro, na divisa entre Rincão (SC) e Jaguaruna (SC). 

A Administração também estuda uma data para colocar no calendário de eventos do município um encontro de charreteiros, que está no Plano de Governo do prefeito Jairo Celoy Custódo do vice-prefeito Luiz Gustavo da Luz (PSD).

Rápidas
* Márcio Toretti pode trocar o PMDB pelo PSDB ainda esse ano. Se confirmar a notícia será um dos pré-candidatos a prefeito na legenda, junto com Paulo Brígido, Zulmara Guglielmi e André Jucoski.

* O primeiro presidente da Associação Empresarial de Içara poderá retornar ao cargo neste ano. Ramiro Cardoso é o nome escolhido para representar a atual diretoria na eleição em julho.

* O juiz Sérgio Moro fixou em 20 de junho o prazo para que a defesa do ex-presidente Lula apresente as alegações finais no processo sobre o tríplex no Guarujá. É o último passo antes da sentença.

* O Expresso Coletivo Içarense ganhou a primeira queda de braço com o prefeito Murialdo Gastaldon (PMDB) com a concessão prorrogada até 2022 pelo Poder Judiciário.

* O primeiro lançamento da Taxa de Controle e Fiscalização de Aterro e/ou Depósito de Resíduos Sólidos foi realizado com valor de aproximadamente R$ 24 mil neste mês, assustando as empresas.

* A Mina 101 já impetrou com um mandado de segurança, por entender que há inconstitucionalidades e a  base de cálculo é desproporcional. A  RAC Saneamento não descarta saída do Município.

* Os eleitores que faltaram nas últimas três eleições e não justificaram as ausências tinham até 2 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Em Içara (SC) 500 títulos poderão ser cancelados.

* Giovani Felipe continua com a pré-campanha a deputado federal. Ele, que vai se filiar ao DEM, nesta sexta-feira (19), em Florianópolis (SC),está montando grupo de apoio em cidades do região Sul.

Frase
“A espinha dorsal do governo foi quebrada hoje. O governo acabou”. (Deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ, que protocolou na Secretaria-geral da Mesa da Câmara dos Deputados o pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer-PMDB/SP, devido a denúncia dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - O Governo de Criciúma (SC) foi surpreendida pela redução de mais de R$ 3, 5 milhões no repasse do FPM. Segundo o presidente do CriciúmaPrev, Darci Antônio Filho, a medida foi provocada pelo não pagamento de um parcelamento com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), acertado em 2015.

Brasília (DF) - O secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, recebeu, na sede da Secretaria de Articulação Nacional, em Brasília, oito prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). No encontro, debateram a pauta de prioridades, também discutidas na 20a Marcha dos Prefeitos, realizada na Capital Federal. 

Brasília (DF) - Os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, empresa de alimentos com foco na produção de carne bovina, contaram ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que gravaram o presidente Michel Temer (PMDB) dando aval para a compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB).



MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança