• Coluna de Maso Nyetto - 18 de agosto/2017

Coluna de Maso Nyetto - 18 de agosto/2017

18 Ago, 2017 10:03:39 - Colunistas

 “O Fernando Mazzuchetti já foi secretário de Saúde, trabalhou por 30 anos em uma empresa privada e é o meu gerente operacional. Tem o meu apoio para presidente do Conselho Administrativo da Cooperaliança”. Jorge Rodrigues, o JR, presidente da Cooperaliança, abrindo o apoio em favor de Mazzuchetti.

Os representantes da comissão temporária do Legislativo

de acompanhamento à implantação do esgoto sanitário no município visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no Bairro Jaqueline, em Içara (SC). 

Os vereadores conheceram o processo de tratamento e verificaram o funcionamento. “É um sistema todo automatizado, a ETE já está em funcionamento, apesar das poucas ligações efetuadas na rede de esgoto”; relatou o presidente da comissão, vereador Marcio Dalmolin (PSD. 

Segundo os técnicos da Casan 3.500 residências devem estar ligadas a rede de esgoto, mas até o momento aproximadamente 500 fizeram a ligação. “Pedimos que as casas por onde passou a rede nas ruas sejam ligadas, pois é necessário mais volume para maior precisão do sistema de tratamento”; comentou Dalmolin. 

Em relação à rede de esgoto, foram realizadas as vistorias, sendo efetuados alguns reparos pontuais, mas já está tudo em funcionamento. 

No dia 23 de agosto a Aresc (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina), estará realizando a vistoria em todo o sistema de tratamento. “A comissão vai acompanhar a vistoria junto com o órgão regulador”; informou Dalmolin. 

Os vereadores Duca Zata (PP) e Flávio Felisberto (PMDB), juntamente com o gerente da unidade da Casan de Içara, Acioni da Silva, o Ni, estiveram na ETE.

A Casan, que ainda não definiu a data de cobrança da taxa de esgoto, deveria fiscalizar as residências que ainda não estão ligadas na rede.

A necessidade

de realizar a pintura e urbanização no entorno do posto de saúde do Bairro Boa Vista, foi solicitado ao Executivo, através de indicação de autoria dos vereadores Antônio de Mello (PMDB), Márcio Toretti (PMDB), Pedro Mazzuchetti (PMDB), Sílvia Mendes (PP) e Itamar da Silva (PP). 

A direção da Cooperaliança

realizou a segunda doação do ano através do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates), definida na assembleia.

Após beneficiar o Hospital São Donato no mês de maio, desta vez foram repassados R$ 2mil para a Associação Beneficente Família Feliz.

O Fates é previsto em lei e se destina à prestação de assistência.

Em tempos de contenção de gastos
e transparência no emprego do dinheiro público, vereadores de Balneário Rincão (SC), reprovaram, por maioria de votos, na sessão ordinária da última terça-feira (15/8), o Projeto de Lei nº 0012/2017, que estabelece a necessidade de publicação de relatórios das viagens oficiais representando o Município, proposto pelo vereador João Picollo (PT). "A reprovação deste projeto de lei é um absurdo, um verdadeiro retrocesso a democracia em nosso Município e é totalmente contrário a prudência e transparência nos gastos públicos que tanto se busca nos dias de hoje. A quem interessa esconder as contas do prefeito? Porque o portal da transparência não funciona em Balneário Rincão? A população tem que estar ciente dos absurdos que vem ocorrendo em Rincão. O dinheiro é do povo, e o povo tem que saber onde ele está sendo empregado."

Frase
“Qual é a transparência e a condição dos deputados e da sociedade catarinense fiscalizar e acompanhar isso? Abre mão de cobrar impostos, que fazem falta para saúde e educação, para depois implorar doação de combustível para ambulância. Que administração é essa?””. (Deputado estadual Dirceu Dresch-PT/SC, sobre o fato do Estado de “passar o chapéu” a empresários para recolher dinheiro para pagar as contas.)

Outras NOTÍCIAS

Morro da Fumaça (SC) - O prefeito de Morro da Fumaça (SC), Noi Coral (PP), decretou o luto oficial de três dias no município por causa do falecimento de Antônio Carlos de Pellegrin, ocorrido no dia 16 de agosto, que teve participação pública do município e chegou a ocupar as Secretarias de Saúde e de Administração em governos anteriores.

Brasília (DF) - O Decreto Legislativo 732/17 protocolado pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) susta os efeitos do Decreto Presidencial 9.101/17 que alteram as alíquotas do PIS/CO-FINS que incidem sobre a importação e comercialização de combustíveis, base legal usada pelo governo de Michel Temer (PMDB) para elevar os valores do óleo diesel, gasolina e álcool.

Brasília (DF) - A Ordem dos Advogados do Brasil  entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para obrigar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a analisar os pedidos de impeachment  protocolados contra o presidente Michel Temer (PMDB). Há mais de vinte processos  que esperam uma decisão de Maia.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
Cooperaliança