• Coluna de Maso Nyetto - 18 de abril/2017

Coluna de Maso Nyetto - 18 de abril/2017

18 Abr, 2017 11:07:58 - Colunistas

“As parcerias são fundamentais para a ampliação e capacitação dos serviços. Os recursos anunciados não vão ajudar a melhorar o atendimento somente dos içarenses, mas de toda a região”.  Waldemar Luiz Casagrande, presidente voluntário do HSD. 

Nos três primeiros meses de 2017

aproximadamente 42500 atendimentos nas unidades de saúde  de Içara (SC), segundo a Secretária Municipal de Saúde, Lucimara Ferreira, em reunião, na Câmara Municipal. A secretária estava acompanhada da equipe, para esclarecer sobre questões relacionadas à pasta. 

O vereador Itamar da Silva questionou sobre a falta de materiais nas unidades de saúde. “Em nossas visitas aos postos de saúde ou em contato com a população, são muitos os casos relatados por pessoas sobre a falta de esparadrapos, gaze e até medicamentos”. Neste caso a secretária informou que os problemas foram ocasionados em virtude do processo de licitação. “Os contratos já estão sendo assinados e a situação deve retornar ao normal em alguns dias, agora todas as compras de matérias estão sendo centralizadas na prefeitura”; explicou Lucimara.  

A respeito da falta de médicos os vereadores foram informados que em apenas duas unidades estavam sem os atendimentos médicos, mas os serviços estão sendo restabelecidos. “No Bairro Cristo Rei o profissional começa no dia 28 de abril e na unidade de saúde do Bairro Aurora o médico deve ser do Programa Mais Médicos, tendo período de até 45 dias para a contratação”; informou Lucimara. Ela ainda acrescentou sobre o Programa Mais Médicos. “O programa foi renovado por mais três anos, assim serão novos médicos que estarão atendendo na cidade”. 

A respeito dos médicos do programa que estão atendendo em Içara (SC), a secretária informou que as missões estão terminando, sendo seis médicos. “A saída deles será escalonada e no máximo de 45 dias o programa vai repor com novos médicos por mais três anos”. 

A Secretaria de Saúde está realizando um estudo para mudança do sistema de agendamento, e investindo em capacitação e qualificação dos servidores. “Nosso objetivo é um bom atendimento”; garantiu Ferreira.

Um fato atípico (1)
foi recebido na Delegacia de Polícia de Içara (SC) no último domingo (16/4).

Militante do PMDB há 17 anos, Greice de Oliveira Pacheco fez o registro contra um vereador da mesma sigla, atualmente líder do Governo, Israel Jorge Rabelo. 

A comunicação da moradora de Boa Vista ocorreu devido a exoneração de uma servidora de 55 anos na Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), segundo a denunciante, em consequência da manutenção da proximidade entre elas mesmo após advertência do legislador para o rompimento da amizade.

A exoneração foi em janeiro (2)
mas só fiquei sabendo do caso no último sábado à noite. Ela não queria me contar porque me conhece e sabe que não deixo por menos. Estou sendo responsabilizada por tirar comida de uma mesa sem ao menos saber o motivo”, completa.

"Tudo o que sei é de corredor. Esta exoneração ocorreu antes de eu chegar", aponta a presidente da Fundai, Maria Tereza Chagas. “É uma acusação ridícula. Mas vou me informar melhor e tomar as providências necessárias”, contrapõe, por vez, o vereador ao jornalista Lucas Lemos, do Canal Içara.

O cenário da segurança pública em Içara (SC)
será debatido pela Câmara Municipal nesta terça-feira (18/4), às 17h30min conforme o requerimento dos vereadores Duca Zata (PP) e Itamar da Silva (PP), com a perspectiva de contar com os órgãos de segurança e entidades.

Frase
“Duvido que tenha um político no Brasil que tenha se eleito sem caixa 2. E, se ele diz que se elegeu sem, é mentira, porque recebeu do partido". (Empresário Marcelo Odebrecht, sobre os valores pagos aos políticos citados na delação premiada da Operação Lava Jato).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - A prefeitura de Criciúma (SC) tem um crédito de R$ 120 milhões com as 50 empresas que mais devem impostos municipais. “Como o prefeito vai fazer para cobrar isso?”, indaga o vereador Ademir Honorato (PMDB), autor do pedido da listagem.

Florianópolis (SC) - O quadro de hipóteses para as eleições de 2018 sofreu um forte agito na semana passada, com a exibição do governador Raimundo Colombo (PSD) nas investigações da Operação Lava Jato. Com ele, o deputado Gelson Merísio, pré-candidato.

Brasília (DF) - A delação da Odebrecht de que serviu de escada para Aécio Neves nas eleições de 2014 complicou a vida do Pastor Everaldo, presidente do Partido Social Cristão, provocou  racha na legenda e Jair Bolsonaro pode assumir a presidência do PSC.


MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal