• Coluna de Maso Nyetto - 17 de outubro/2019

Coluna de Maso Nyetto - 17 de outubro/2019

17 Out, 2019 14:09:08 - Colunistas

 "Respeito muito o secretário Arnaldo (Lodetti) e o vice-prefeito Sandro (Serafin), mas me coloco a disposição do partido e da cidade. Durante a minha trajetória política tive cinco mandatos exitosos como vereador e acompanho de perto o crescimento da cidade, por isso, acredito que posso contribuir ainda mais”. Vereador Antônio de Mello (MDB), sobre a pré-candidatura à prefeito de Içara (SC).

O deputado Vampiro


afirmou ao Canal Içara que o MDB deve repensar comportamento e buscar renovação, pois tem menos de um ano para a reestruturação com foco nas eleições de 2020.

“O nosso objetivo agora, com a nova modalidade, sem proporcional coligada, vai ser buscar novos nomes. Pretendemos ter o mesmo número de prefeitos ou até aumentar”, completa.

Em Içara (SC), o ex-petista Murialdo Canto Gataldon não poderá ir para a reeleição, devido aos dois mandatos. O mesmo ocorre em Siderópolis (SC) com Hélio Roberto Cesa, o Alemão. Em contrapartida, o partido tem Jorge Koch no primeiro mandato em Orleans (SC) e Jairo Celoy Custódio em Balneário Rincão (SC). 

“Em outros municípios precisaremos buscar o consenso. Essa é uma eleição diferente, em que devemos ficar atentos a lista de pré-candidatos”, completa. “Vou atuar prioritariamente nos municípios que tenho uma identidade maior, como Içara, Balneário Rincão e Passo de Torres. O que posso fazer é ajudar com recursos e ser um alicerce de apoio nas demandas estaduais de cada cidade”, pontua o parlamentar emedebista, residente em Criciúma (SC). Entre os içarenses, Vampiro foi o segundo candidato mais votado para a Assembleia Legislativa em 2018 ao receber 3,4 mil votos, ou seja, 11,4% dos sufrágios válidos na disputa proporcional.

Os infratores 

 poderão ter uma oportunidade de parcelar as multas ambientais e, assim, evitar a inviabilidade das atividades econômicas. Um projeto de lei para a divisão das dívidas em até 48 prestações foi aprovado em votação final na Câmara Municipal na última segunda-feira (14/10). O texto segue ao Poder Executivo para ser sancionado.

A proposta do vereador André Mazzuchello Jucoski (PSDB), contudo, limita o valor mínimo de cada parcela em duas unidades fiscais do município. A possibilidade de prolongar as dívidas com a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) soma-se ainda a redução já em vigor de 50% do valor se o pagamento ocorrer dentro do prazo estipulado.

Vereador, favor informar quais são as empresas multadas e o valores das multas.

Pais dos alunos das séries finais

do ensino fundamental e do ensino médio, estudantes e servidores escolares vão eleger os diretores de 996 unidades de educação de Santa Catarina neste mês. 

Só em Içara (SC), nove escolas vão participar do processo e apenas numa unidade terá disputa pela vaga no dia 24 de outubro (quinta-feira). No Bairro Presidente Vargas, a escolha será entre as educadoras Janaina da Silveira Silvano e Eliane Pedro Viana. 

Para fazer parte da eleição, os candidatos  formalizaram um Plano de Gestão de 2 de janeiro de 2020 até 31 de dezembro de 2023. O documento (sistemas2.sed.sc.gov.br), também passará pela defesa pública. Além disso, os diretores eleitos terão formações continuadas para o monitoramento da execução do plano com base em diagnósticos e indicadores que a escola produz.

Frase

“Vai pra casa, vagabundo! Vai comer sua mortadela com a sua mãe, seu sem vergonha”. (Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) ao discutir com manifestante que apoia o presidente Jair Bolsonaro durante evento na cidade de Taubaté-SP). 

Outras Notícias 

Criciúma (SC) - A Câmara de Vereadores de Criciúma (SC) deu  importante passo na viabilização da sede própria. Os vereadores aprovaram o PL nº 75/2019, que garante R$ 1,5 milhão para obras da nova sede. O PL de autoria do Executivo foi encaminhado pelo presidente vereador Miri Dagostim (PP), enquanto esteve à frente da prefeitura, em agosto.

Florianópolis (SC) - O governador Carlos Moisés e o chefe da unidade de Santa Catarina do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Gomes, discutiram na a possibilidade de parcerias para a realização do Censo 2020. O governador foi convidado a ser o primeiro recenseado, como de costume, com a entrevista maracada para o dia 3 de agosto de 2020. 

Brasília (DF) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a disputa interna do (PSL) entre apoiadores do presidente Jair Messias Bolsonaro e do presidente da sigla, Luciano Bivar (PE), não pode afetar as votações da Casa. A Polícia Federal está investigando Bivar e deputados do PSL.


MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
Cooperaliança