• Coluna de Maso Nyetto - 17 de outubro de 2017

Coluna de Maso Nyetto - 17 de outubro de 2017

17 Out, 2017 09:47:35 - Colunistas

 “A chuva ajudou bastante, as lavouras vão se recuperar e acredito que vamos ter uma boa safra de milho, de fumo e até de feijão, se bem que a área plantada de feijão tem diminuído bastante”. Hercílio Jair Antônio De Stefani, presidente do Sindicato dos Trabalhalhadores Rurais de Içara (SC), sobre a colheita na agricultura da cidade.

Em alusão ao Dia das Crianças

Os representantes da Juventude do Partido Progressista (JPP) de Içara (SC) realizaram no último sábado (14/10), um ato voluntário na Praça da Juventude Fernando Luciano Pacheco, no Centro. A ação contemplou a manutenção de balanços do parque infantil. “Em conversa do grupo, vimos que a praça não estava recebendo a atenção necessária, quanto a manutenção. Então resolvemos concentrar as atividades na instalação dos balanços, que é muito utilizado pelas crianças todos os dias. Há espaço para três, mas havia apenas um, que estava bastante desgastado”, destaca a presidente da Juventude, Suyani Marques.


“O ato até pode parecer pequeno, mas com certeza é algo que faz toda a diferença. As crianças contam com esta opção para brincar”, ressalta o vice-presidente, Vitor Leopoldo. Foram colocados, ao todo, três balanços. “Além de um ato alusivo ao Dia das Crianças, trata-se de uma homenagem ao jovem Fernando Pacheco (em memória), que dá nome a esta praça, sendo a única praça no Centro da cidade como opção para as crianças”, finaliza a presidente do PP, Dalvania Cardoso.

É importante ressaltar que o responsável pela manutenção dos bens públicos é o Poder Executivo, que vem sendo omisso nas melhorias da cidade.

A Executiva do PMDB

Será homologada no próximo sábado (21/10), mas quatro nomes já estão definidos. O vice-prefeito Sandro Giassi Serafin substitui Gentil da Luz, enquanto o vice será o ex-presidente Adilton Tramontin (que entrou no lugar de Joelson Cardoso), além dos vereadores Rodrigues Mendes no cargo de segundo vice e Geraldo Baldissera assume a secretaria.


Tramontim, que é da ala antiga, mostrou força ao ganhar a queda de braço com o prefeito Murialdo Gastaldon, que não aceitava o ex-presidente na Executiva.

O Sindserpi

(Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara e Balneário Rincão) está com inscrições abertas para a eleição da nova diretoria. O prazo destinados ao registro de chapas permanecerá aberto das 8h30min às 11h30min e das 12h30min às 17h30min desta segunda (16/10) até quarta (18). O limite para as impugnações será às 18h de quinta-feira (19). Já a votação ocorrerá das 8h30min às 17h em 6 de novembro. No caso de empate, nova eleição já ficará programada para o dia 16.

A abertura de um novo processo eleitoral ocorreu após a prorrogação do atual mandato até 14 de dezembro. O Sindserpi já havia suspendido a eleição devido a questionamento sobre a legalidade do pleito. O imbróglio foi provocado pela alteração estatutária em convocação extraordinária, sem a especificação, em fevereiro sobre a necessidade de participação em assembleias dos candidatos mesmo em reuniões que não sejam da cidade de atuação da entidade.

A falta de reconhecimento (1)

E de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no País: a de professor. A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no País, apenas 51 concluem o curso. 

Entre os que chegam (2)

Ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

É os poucos que tem são desunidos.

Frase

“Tudo combinado, tudo ajustado, tudo acertado, com o objetivo de: livrar-se de qualquer penalidade e derrubar o presidente da República. (...) Afirmações falsas, denúncias ineptas alicerçadas em fatos construídos artificialmente e, portanto, não verdadeiros, sustentaram as mentiras, falsidades e inverdades que foram divulgadas”. (Presidente Michel Temer, sobre uma conspiração contra ele).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE