• Coluna de Maso Nyetto - 16 de julho/2019

Coluna de Maso Nyetto - 16 de julho/2019

16 Jul, 2019 09:37:16 - Colunistas

 “Içara faz uma reflexão do que vem acontecendo a nível nacional. E nós do PP de Içara podemos andar de cabeça erguida porque nos quatro cantos do município há obras progressistas. Mas não porque houve milagre e sim porque fizemos igual à dona de casa faz, com planejamento”. Heitor Valvassori, ex-prefeito e ex-presidente da Executiva  do Partido Progressista (PP), em Içara (SC).

Os vereadores do Município de Içara (SC)


apresentaram ofício a Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), com o objetivo de conseguir investimentos para a agricultura do município. Foram solicitados o aumento da cota subsidiada pelo Estado de calcário em 60% e mais 35% de sacas de sementes de milho em relação ao ano passado.

O pedido também requer a inclusão no orçamento de 2020, na aquisição para a cidade de dois tratores traçados, dois caminhões basculantes traçados, duas retroescavadeiras hidráulicas, três ensiladeiras, uma autopropelida, três carretas basculantes agrícola para trator, dois arados, duas grades, duas roçadeiras e dois escalificador. 

“Os investimentos solicitados foram aprovados por todos os vereadores através de requerimento em Plenário. São equipamentos que contribuem para o aumentando da produtividade e a eficiência de muitos processos”, explicou a vereadora Silvia Mendes (PP). 

Para o vereador Pedro Mazzuchetti (MDB) a agricultura é um importante pilar para a economia do município. “São muitas famílias que ainda sobrevivem da agricultura, com uma produção diversificada. Os implementos auxiliam nas tarefas do campo, gerando agilidade e mais rentabilidade”, destacou o emedebista

Os vereadores Itamar da Silva (PP), Antônio de Mello (MDB), Laudelino Calegari (MDB) e Márcio Realdo Toretti (MDB) também estiveram presentes na reunião.

O presidente da República

Jair Messias Bolsonaro (PSL/RJ), disse nesta segunda-feira (15/7) que, se a possibilidade de indicar o filho Eduardo (PSL-SP), deputado federal, para assumir a embaixada do Brasil em Washington (EUA) está sendo criticada, "é sinal de que é a pessoa adequada".

A iniciativa tem gerado críticas de setores ligados às relações exteriores, no meio jurídico e entre políticos, principalmente da legenda do presidente. A experiência de um diplomata nos Estados Unidos vai além de fritar hambúrgueres e saber falar inglês.


Itamar da Silva (PP) e Laudelino Calegari (MDB)

apresentaram indicações por melhorias no Bairro Jardim Elizabete, em Içara (SC). Silva solicitou o serviço de corte de grama na entrada do bairro, na Rua 30 de Dezembro com a SC-445. “A grama está alta, deixando a entrada do bairro extremamente feia, além de se tornar criadouros de insetos e roedores”, comentou. Ele ainda indicou a manutenção e conservação da rua Presidente João Goulart. “Nesta rua existe um enorme buraco, prejudicando a mobilidade, pois é uma via importante de acesso ao Fórum da cidade”, informou. 

E Calegari apontou a necessidade de sinalizar com placas de proibido estacionar, na Rua Djalma Escaravaco, sentido Centro/Jaqueline, com início na Rua João Goulart até a Farmácia Municipal. “O fluxo de veículos é muito intenso nesta rua estreita e de mão dupla, quase não permite que dois veículos passem ao mesmo tempo no local. E os veículos estacionados nas duas mãos da via acabam atrapalhando o tráfego”, explicou Calegari.

Frase

“Era simples a reforma. Acabar com o regime especial, colocar todo mundo no regime próprio. Por isso, não posso ficar em um partido que tenha posição contrária a tudo que eu acredito. E por isso esse deve ser meu primeiro e único mandato. Não me vejo disputando a reeleição". (Prefeito de Maracajá (SC), Arlindo Rocha/PSDB, que pediu a desfiliação do partido e deve ficar seis meses sem sigla, e não descartou deixar a política).

Brasília(DF) - O conteúdo de vazamentos de conversas entre procuradores responsáveis pela Operação Lava Jato desde 9 de junho pode aumentar as chances de o Conselho Nacional do Ministério Público punir o procurador Deltan Dallagnol por eventuais irregularidades envolvendo palestras, na avaliação do comando do Partido dos Trabalhadores, que entrou com uma representação no conselho.

São Paulo (SP) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou nesta segunda-feira (15/7)) a possível indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. FHC fez uma publicação no Twitter. Afirmou que a indicação seria “imprópria”. Ao mesmo tempo, elogiou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ): “se destaca pelo equilíbrio”.

Florianópolis (SC) - Um projeto de lei do deputado estadual Jessé Lopes promete render um grande debate nos próximos dias. O PL 0235.7/2019, protocolado no último dia 11, prevê a obrigatoriedade de exame toxicológico em candidatos ao ingresso nas Universidades Públicas Estaduais. A principal justificativa é prevenir e coibir o uso de drogas ilícitas nas universidades.

Florianópolis (SC) - Os alunos do ensino fundamental em Santa Catarina terão mais segurança, conforto e acessibilidade durante o trajeto para a escola. O Ministério da Educação entregou 74 novos micro-ônibus escolares ao Governo do Estado, que repassará os veículos a 64 municípios catarinenses. Dentre as cidades estão Morro da Fumaça (SC), Siderópolis (SC) e Balneário Arroio do Silva (SC).

Florianópolis (SC) - O Ministério Público requereu ao Presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis (SC), informações sobre a aprovação do Projeto de Lei que criou o auxílio-alimentação para os vereadores e aumentou a verba para contratação de servidores comissionados de gabinete do Legislativo Municipal. A votação polêmica ocorreu antes do recesso parlamentar, em julho.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE