• Coluna de Maso Nyetto - 16 de janeiro/2019

Coluna de Maso Nyetto - 16 de janeiro/2019

16 Jan, 2019 09:35:44 - Colunistas

“Fizemos uma no bairro Pedreiras e agora iremos fazer no centro, é uma grande necessidade da nossa cidade. Prometemos em nosso plano de governo e também foi uma das prioridades eleitas dentro do Orçamento Comunitário. Mais uma obra em parceria com a comunidade”. Jairo Celoy Custódio (MDB), prefeito de Balneário Rincão (SC), sobre a inauguração do segundo berçário e da ampliação do Centro de Educação Infantil Peixinho Dourado.

Associados da Cooperaliança

definirão na próxima semana o novo Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Delegados da Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc). 

As inscrições encerraram nessa terça-feira (15/1), com o registro de duas chapas interessadas ao pleito, sendo a primeira encabeçada por Reginaldo de Jesus (Dedê) e a segunda por Josimar da Silva. 

O presidente Jorge Rodrigues (JR) comentou a importância da eleição. “Será o momento onde os associados irão escolher aqueles que estarão à frente dos trabalhos pelos próximos anos e também os conselheiros fiscais do exercício de 2019.”. Ainda segundo ele, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) é um dos momentos mais importantes da Aliança e a participação de cada um é fundamental.

A AGO iniciará no dia 25 de janeiro e encerra no dia seguinte com a posse dos eleitos. Durante o evento, todos os associados aptos ao voto possuem direito de opinar sobre os mais diversos assuntos que dizem respeito a cooperativa e decidir quem fará parte da gestão nos próximos anos. O evento será, como nos demais anos, nas dependências da E.E.B Professora Salete Scotti dos Santos por não haver acomodações na sede administrativa.

Na última semana o ex-prefeito Gentil Dory da Luz e o diretor do Hospital São Donato, Júlio César de Luca, desistiram da disputa e estão apoiando a chapa 1.

O recesso parlamentar encerra em 18 de fevereiro

entretanto projetos de lei estão sendo protocolados pela secretaria da Câmara Municipal de Içara (SC).

Como na proposta de instituir no município a Carteira de Identificação do Autista (CIA), destinada a conferir identificação à pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentada pelo vereador Flávio Felisberto (MDB). 

“O projeto de lei tem por finalidade assegurar que todas as pessoas que possuem este transtorno tenham seus direitos garantidos”, justificou Felisberto, que é professor de Educação Física. 

Ele acrescentou que o propósito é facilitar a identificação das pessoas autistas para que tenham assegurados os direitos, inclusive o atendimento preferencial, assim podendo evitar o constrangimento, demora no atendimento, além do desgaste psicológico. “Haja vista que o autismo não é fácil ser identificado por quem não tenha um contato direto, a carteira de identificação facilitará o atendimento a eles”, explicou Felisberto. 

Segundo texto o documento de identificação será expedido por Órgão Municipal a ser definido em decreto regulamentar pelo Chefe do Poder Executivo Municipal. 

A Carteira de Identificação do Autista será expedida sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico, confirmando o diagnóstico com o CID 10 F84, bem como demais documentos exigidos pelo competente órgão municipal.  A ideia é que o documento tenha validade de cinco anos, devendo ser revalidada, sem custo algum, com o mesmo número.  

Outras NOTÍCIAS

Florianópolis(SC) - O Governo do Estado terá uma Central de Atendimento aos Municípios. O anunciou foi feito pelo governador Moisés durante a posse do novo Conselho Executivo e Fiscal da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), evento ocorrido na sede da Fiesc, em Florianópolis (SC). 

Brasília (DF) -  A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o partido não cogita apoiar a reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), devido à aliança dele com o PSL, partido de Jair Bolsonaro. Ela ainda diz que a prioridade do partido é a articulação com outros partidos de esquerda.

Genebra (Suíça) - Depois de dar um prêmio de "estadista do ano" para Lula da Silva em 2010, o Fórum Econômico Mundial estende o tapete vermelho para o ex-juiz e ministro da Justiça, Sérgio Moro., que tem uma agenda mais carregada que a do próprio presidente, Jair Bolsonaro (PSL).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
coopercocal