• Coluna de Maso Nyetto - 15 de março/2018

Coluna de Maso Nyetto - 15 de março/2018

15 Mar, 2018 09:58:37 - Colunistas

 “Tivemos um dos melhores anos da cooperativa em 2017. Além da grande conquista de redução da tarifa, conseguimos apresentar números positivos e fechar o ano com chave de ouro.”  Empresário Jorge Rodrigues, o JR, presidente do Conselho Administrativo da Cooperaliança, avaliando o que motivou os associados a aprovarem o balanço patrimonial e o parecer do conselho fiscal da gestão da empresa em 2017

O Município de Içara (SC)

deve contar com três candidatos a deputado estadual nas eleições de 2018 em Santa Catarina.

Gilmar Bonifácio (PSOL), o Axé, deve disputar a terceira eleição.

Já o nome de Edna Benedet da Silva (PC do B) vem ganhando força na região Sul e ela deve disputar as prévias com primeiro suplente de vereador  Fernando Espíndola (Araranguá), com o vereador Erick Zeferino (Cocal do Sul), e com o ex-vereador Douglas Mattos (Criciúma). “O projeto do PCdoB é ter candidaturas próprias em todas as regiões do Estado. Nós sabemos como é complicado para os partidos pequenos essa questão da legenda. Em 2020, por exemplo, já sabemos que não haverá coligação”, comentou Edna ao Oiçara. 

No segundo mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Adilor Guglielmi (PSDB), o Dóia, deve disputar as eleições, mas para ficar entre os eleitos e não na suplência como ocorreu em 2014.

A Executiva Municipal do PP
ainda não indiciou o líder da bancada na Câmara Legislativa Municipal. No ano passado o vereador Itamar da Silva ocupou o cargo e para o 2018, conforme acordo entre vereadores e a Executiva, será a vez de Sílvia Mendes, a Marreca.

Além de Sílvia e Itamar a bancada conta com Eduardo Zata, o Duca.

O vice-presidente do PP

Alcino Fernandes Neto, o Chimba, colocou o nome a disposição para ser pré-candidato a presidente ou a vice do Conselho Administrativo da Cooperaliança em 2019.

O projeto de revitalização

da Rodovia Estadual Deputado Paulino Búrigo (SC-445) não prevê, por exemplo, lombofaixas, sinalização integral e nem a melhoria da mobilidade no trecho do Bairro Jardim América, onde a reivindicação é de uma rótula, ou o acesso ao Jardim Silvana. Estes pontos críticos foram apresentados na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (14/3). E a previsão de entrega é de mais 40 dias. "Vamos fazer um levantamento das demandas para buscar soluções", coloca o diretor de articulação e convênios da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Gentil Dory Da Luz. "A preocupação neste último ano de governo é fechar o caixa", antecipa.

"A segurança dos pedestres, os abrigos de passageiros e a melhoria na mobilidade precisa ser contemplada", afirma a vereadora, propositora da reunião, Edna Benedet da Silva (PCdoB). "Levantamos a necessidade de 18 lombofaixas. Uma delas é em Vila Nova, ou seja, fora da obra, mas que o Município vai assumir", declarou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Júnior, ao jornalista Lucas Lemos, do Canal Içara. 

A revitalização compreende atualmente a substituição da pavimentação e o acréscimo de 5cm de asfalto. Além disso, terá uma rótula e um trevo em Vila São José, uma marginal no Liri e a urbanização nas laterais que dão acesso a Avenida Procópio Lima. 

Segundo Gentil, a intenção é entregar a rodovia para o Município, neste caso, responsável então pela transformação futuramente em avenida. "Estamos em negociação com a Caixa Econômica para a instalação também de 36 abrigos. A proposta é de uma estrutura em container com iluminação", acrescenta Lodetti. Segundo ele, uma passarela para pedestres e ciclistas também será necessária no viaduto sobre a linha férrea. "Projetamos uma estrutura de ferro para o local. Atualmente o espaço é de somente 30cm", acrescenta o secretário.

Frase
“Eu não lido, simplesmente não me submeto à pressão. O decreto foi objeto de minha decisão porque era recesso, mas o ministro Barroso é o relator. Pela legislação brasileira, não se comenta nem se antecipa voto”. (Ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), APÓS  aceitar um pedido de audiência com o advogado do ex-presidente Lula, Sepúlveda Pertence). 

Últimas NOTÍCIAS

Florianópolis (SC) - O Sul seguirá à frente da Secretaria de Estado da Assistência Social. Depois do pedido de exoneração de Valmir Comin (PP), o cargo passa a ser ocupado pela ex-deputada federal Romanna Remor (MDB), também da região carbonífera. Em 2012 ela foi candidata a prefeita em Criciúma (SC).

Brasília (DF) -  Iniciou, na última segunda-feira (12), o 4º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas com foco em Hardware. Ao todo, 174 servidores e estagiários estarão testando as urnas até sexta-feira (16) com o objetivo de averiguar o desempenho dos equipamentos. O simulado ocorre nos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil.

São Paulo (SP) -  O juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou a penhora de quotas em empresas que pertençam ao ex-prefeito Paulo Salim Maluf, (PP) preso na penitenciária da Papuda, em Brasília (DF). Ele tem que devolver R$ 21,3 milhões aos cofres públicos.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança