• Coluna de Maso Nyetto - 14 de novembro de 2017

Coluna de Maso Nyetto - 14 de novembro de 2017

14 Nov, 2017 09:27:32 - Colunistas

 “A principal delas sem dúvidas é manter a categoria mais unida do que nunca para garantir todos os direitos conquistados com muita luta e trabalho”.  Eliz Geane Soratto, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara e Balneário Rincão (Sindserpi), eleita para a gestão 2018/2021, em substituição a Edna Benedet da Silva.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PMDB)

Vem se achando o todo poderoso e não perde a chance de afrontar o Ministério Público (MP). Desta vez ele se referiu aos promotores como malucos.


Em recente entrevista à Rádio Difusora de Içara a respeito da polêmica do edital das vagas nas creches, ele citou que está cheio de “promotor maluco”. Ele fazia referência à exigência de documentos no ato da matrícula dos alunos nas creches do município, quando citou “tu achas que eu vou dizer: não eu não vou apresentar o CPF e a identidade da criança pra daqui a pouco um promotor maluco vim pra cá e dizer que tem criança fantasma no município de Içara?”, disse. “(…) E eu não fazer porque daqui a pouco vem um promotor maluco por aí. Tá cheio de promotor maluco, daqui a pouco pra dizer assim: ó tem criança que não existe (…)”, completou na mesma entrevista

Não é a primeira vez que o prefeito destila veneno contra os promotores, em especial os de Içara. Há algumas semanas, ele ameaçou em nota oficial representar o promotor Marcus Vinícius de Faria Ribeiro à Corregedoria do Ministério Público após ser notificado a responder algumas questões relacionadas à venda dos terrenos do Complexo Cultural, antiga caixa de carvão. 

Quando o prefeito não tem argumento ou se sente acuado evita fazer comentários na rede social ou emitir nota à imprensa. Foi o que aconteceu após a nota de repúdio da Associação Catarinense do Ministério Público. Foi um baita puxão de orelha.

O Partido Progressista (PP) de Içara (SC)

Tem novo presidente. É o professor Jairo de Bittencourt. Alcino Fernandes Neto, o Chimba, é o vice, enquanto Rodrigo Gonçalves ficou como secretário da Executiva.   

A chapa única foi aprovada por unanimidade e o partido tem por meta a candidatura de Dalvânia Cardoso para a prefeitura em 2020. Ela conduziu o PP em Içara por seis anos e costurou a chapa de consenso para o novo comando. 

Depois de ficar em primeiro lugar no Festival de Talentos

Com o tema “Escola sem mordaça”, na última semana, os alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Guglielmi Sobrinho, do Bairro Vila Nova, em Içara (SC), se apresentaram nesta segunda-feira (13/11), no auditório Rui Hulse, na Unesc, em Criciúma (SC), para os acadêmicos da instituição de ensino. 


A educação enquanto ciência por uma escola democrática, foi ideia do professor de matemática, Valdir Machado da Silva, trazendo o debate para a sala de aula. Neste caso, as equações matemáticas estariam incluídas neste tema. “Foi debatido o assunto com os alunos e depois adaptado em um teatro “Escola sem mordaça”. Um tema muito discutido em todo o pais, em Santa Catarina já aconteceram várias audiências públicas e em Criciúma o tema está na Câmera de Vereadores, e com algumas resistência de toda a sociedade”, explica Silva.

É momento dos adolescentes e jovens tirar a mordaça e lutar pela liberdade.

Frase

“É um pouco da falência da política, do momento de desgaste generalizado pelo qual passa a política. O Luciano é um sujeito muito capaz, inteligente, mas agora é preciso conhecer o que ele pensa sobre as mais variadas questões que demandam a posição de um homem público”. (Senador Aécio Neves-PSDB-MG, sobre a possível pré-candidatura do apresentador Luciano Huck ao Palácio do Planalto).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
Cooperaliança