• Coluna de Maso Nyetto - 14 de maio/2019

Coluna de Maso Nyetto - 14 de maio/2019

14 Mai, 2019 09:16:33 - Colunistas

 “Parabenizamos o Governo pela iniciativa de vir ouvir as demandas de todos moradores, bem como agradecemos o apoio recebido para resolver solicitações da nossa comunidade quando procuramos, em outras ocasiões, secretários e demais funcionários”. Sálvio Castagnetti, líder comunitário em Raichaski, onde ocorreu o primeiro encontro do “Fala Içara”.

Ações de prevenção e controle do diabete


em crianças e adolescentes matriculadas nas escolas das redes pública de ensino de Içara (SC) foram propostas pelo vereador Flávio Felisberto (MDB) nesta semana.

Segundo ele, o anteprojeto foi protocolado como indicação ao Poder Executivo devido ao crescimento de jovens com diabete tipo 2. “Estatísticas americanas, japonesas e canadenses revelam aumento de 200 vezes da prevalência desse tipo de diabetes. Isso é muito grave!”, coloca.

“Para que a educação alimentar se apresente não só na teoria, mas também na prática, no dia a dia de nossas crianças em idade escolar, fazê-las ingerir na merenda alimentos específicos para essa dieta é medida de absoluta necessidade, além do acompanhamento e controle da Secretaria de Saúde dos casos já existentes em nossas crianças e adolescentes da rede pública municipal”, completa. A análise para a transformação em projeto de lei caberá agora ao Poder Executivo.

O senador Esperidião Amin (PP)


visitou o Hospital São Donato (HSD) e orientou diálogo e paciência com o novo Governo do Estado. Durante a passagem por Içara (SC), ele apontou recursos enviados ao Estado que ainda não foram repassados, também enalteceu o papel das fundações filantrópicas e indicou que nenhum governador seria irresponsável de desconsiderar a importância destas instituições, atualmente, responsáveis por mais de 70% dos leitos do Sistema Único de Saúde em Santa Catarina.

A visita do senado do PP (1)

teve ainda o pedido formal de recursos ao Hospital São Donato para custeio e readequação da lavanderia, um dos projetos para 2020. Segundo Amin, R$ 200 mil deverão ser encaminhados em breve como emenda do último mandato na Câmara Federal. Além disso, ele intermediará em prol ao HSD com o governador Carlos Moisés (PSL) em reunião na próxima semana. Além de repasses atrasa-dos para a maternidade, o HSD tem uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pronta para o funcionamento, mas ainda pendente de recursos financeiros.

E o senador Esperidião Amin encerrou a sexta-feira (10/5) participando de um encontro com lideranças do Partido Progressista (PP) da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), na cidade de Criciúma (SC). A pré-candidata a pre-feita de Içara (SC), Dalvânia Cardoso, e lideranças de Içara (SC) marcaram presença.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Içara (Samae)

terá novamente as funções ao qual o próprio nome já definiu. Com a revisão das competências, o Samae absorverá a autarquia municipal de serviços urbanos, até então, responsável apenas pela limpeza urbana; gerenciamento dos resíduos sólidos; execução e manutenção de obras em vias , além de prédios públicos. 

Conforme a proposta do PE 37/2019, a revisão das atividades do Samae será necessária para a união da cidade com Maracajá, Nova Veneza, Forquilhinha, Criciúma e Siderópolis na formação do Consórcio Intermunicipal de Água e Esgoto.

As atrapalhadas

dos governos do PSL, na esfera estadual e federal estão mexendo com os brios (amor-próprio) de eleitores que votaram no governador Carlos Moisés e Jair Bolsonaro.

Em menos de seis meses, Bolsonaro mostrou que não tem mando e que o Planalto é mais uma casa de mãe Joana, onde quem manda é o filho mais novo, Carlos.

Na rede social (1)

caiu drasticamente a popularidade de Bolsonaro. Um grande número de pessoas está arrependida de ter votado no ex-capitão e manifesta a indignação, outros preferem a omissão. Já os petistas (nem todos), aproveitam o momento, de camarote, para lembrar aos bolsonaristas de que a solução para o país é Lula da Silva voltar a ser presidente.

Frase

“A gente tem procurado, em parcerias, unindo esforços com o setor produtivo, com o objetivo de gerir o estado com maior eficiência, com todos os esforços pelo melhor para Santa Catarina”. (Vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, em reunião com a CDL de Criciúma na última semana). 

Outras Notícias

Rio de Janeiro (RJ) - O Tribunal de Justiça de Rio de Janeiro (RJ) autorizou a quebra de sigilo do senador  Flávio Bolsonaro (PSL) e do ex-assessor Fabrício Queiroz. O pedido foi feito pelo Ministério Público, autorizado em 24 de abril de 2019. Também terão as informações bancárias averiguadas a mulher do senador, Fernanda Bolsonaro; a empresa de ambos, Bolsotini Chocolates e Café; a esposa e as filhas de Queiroz, Márcia, Nathália e Evelyn.

Brasília (DF) - O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal criticou  a declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), quando disse que vai indicar o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para a primeira vaga que surgir na Corte. O presidente afirmou que fará isso porque tem um compromisso com Moro. Para Marco Aurélio, isso "soa muito mal" para o ministro, por sugerir que houve "troca" e que ele virou "as costas" ao cargo que ocupa atualmente.

Florianópolis (SC) - O Fó-rum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB), levou o debate sobre a fusão entre Eletrosul e CGTEE - Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica, para a Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), nesta segunda-feira (13/5).

Brasília (DF) - Sebastião Reis Júnior, um dos cinco ministros que compõem a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça declarou-se impedido para o julgamento do habeas corpus movido pela defesa do ex-presidente Michel Temer (MDB), marcado para essa terça. Ele alegou que o escritório no qual era advogado defendeu a Eletronuclear.

Brasília (DF) - Sérgio Moro, afirmou que não colocou qualquer condição quando aceitou integrar a equipe ministerial. Bolsonaro afirmou que se comprometeu a indicar Moro para ocupar uma vaga no STF "porque ele abriu mão de 22 anos de magistratura. A primeira vaga que tiver se Deus quiser, cumpriremos esse compromisso".


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança