• Coluna de Maso Nyetto - 14 de fevereiro/2017

Coluna de Maso Nyetto - 14 de fevereiro/2017

14 Fev, 2017 14:45:33 - Colunistas

 “Deixamos nossa marca na história de Içara como prefeito. Mais de 100 milhões de obras e ações em quatro anos . Viva a Humanização”. Gentil Dory Da Luz, ex-prefeito de Içara (SC) e presidente da Executiva Municipal, sobre o legado de obras que deixou na cidade durante o mandato (2009/2012). Ele é candidato a presidente da Cooperaliança em 2018.

O empresário e ex-presidente da CDL


Paulo Roberto Brígido (PSDB) assume a Secretaria da Indústria e Comércio e o vereador Valdelir Da Rolt (PSD) será nomeado como secretário de Agricultura.

A data da posse está prevista para 6 de março, uma segunda-feira.

 “Ainda preciso saber as atribuições da Secretaria. Mas já conversei com o deputado Dóia (Adilor Guglielmi) e ele se colocou à disposição. O nosso projeto principal será uma nova sede administrativa em permuta com alguma construtora. A ideia é deixar de pagar aluguel”, indica Brígido.


“Fiz uma visita na garagem para ver a situação dos equipamentos. Também acompanhei a primeira reunião do novo Conselho Municipal de Agricultura. A ideia agora é conversar com quem participa das atividades no campo”, coloca o vereador reeleito, Valdelir Da Rolt (PSD).

Os dois assumem as vagas mapeadas antes, durante e após as eleições municipais em 2 de outubro de 2016 que garantiram a reeleição de Murialdo Gastaldon (PMDB).

Com a saída de Da Rolt quem deve retornar ao Legislativo deve ser Edna Benedet (PC do B), primeira suplente na coligação com o PSD e PMDB.

O lançamento

da campanha Doe Para Salvar Vidas do Hospital São Donato (HSD) acontecerá no próximo dia 21 na Câmara Municipal. Além dos detalhes sobre a mobilização nas comunidades, a fundação filantrópica apresentará a equipe que atuará diretamente na captação de recursos através da fatura de energia. Nenhuma doação ocorrerá com a coleta em dinheiro. “Nosso hospital foi criado pela comunidade, é gerido em conjunto com a sociedade e a participação dos içarenses continua muito importante para nós”, comenta o gerente administrativo do HSD, Júlio César De Luca.

Uma nova discussão

deve ser amadurecida entre o Governo Ficha Limpa e a diretoria do Hospital São Donato. A Administração estuda a possibilidade em assumir o pronto-socorro, que consome R$ 210 mil dos cofres públicos. A iniciativa se deve ao fato de ter muita reclamação no atendimento dos médicos.

Por sua vez o gerente administrativo, Júlio César De Luca é contrário. “Se é para assumir o pronto-socorro, então o município deve ficar responsável por todo o hospital”, rebate Julinho.

Se o prefeito não consegue administrar os postos de saúde vai querer assumir o pronto-socorro, que é uma bomba-relógio.

Içara cresceu bastante nos últimos 25 anos

 e esse desenvolvimento também trouxe a insegurança a população, que estava acostumada a deixar portas e janelas abertas enquanto conversava com a vizinha, a chave na ignição do carro ou da motocicleta em frente a residência. 

O inquérito sobre o latrocínio de Ana Edwiges Colonetti , a Lila, encerrou com dois indiciamentos. Ronei de Souza Gonçalves, 31 anos, foi detido no meio rural de São João Batista (SC), no início do mês em operação conjunta da Polícia Civil, mas não quis depor na delegacia. Desde então, está detido no Presídio Santa Augusta, em Criciúma (SC). Já Diego Neotti da Silva, 22, continua foragido. Conforme o delegado Rafael Marin Iasco, o jovem foi autor do disparo contra a professora aposentada e ex-presidente do Lions Clube. A pena para ambos poderá variar de 20 a 30 anos caso sejam condenados.

Os dois indiciados já possuíam mandados de prisão ativos em consequência do envolvimento com grupos criminosos identificados pela Operação Clínica Geral. Além disso, Silva responde também por uma tentativa de homicídio. O celular da vítima foi encontrado com outro jovem, de 19 anos, em Palhoça (SC), neste caso, enquadrado pela receptação do aparelho roubado em Içara (SC). O inquérito foi encaminhado ao Fórum no dia 10. O próximo passo será a análise do Ministério Público para o oferecimento de denúncia ou aprofundamento da investigação.

Frase

“Bandido, criminoso. Minha vida é limpa. E basta. Montagem e montagem. Não tenho medo de você”. Primeira-dama Marcela Temer, ao hacker Silvonei José de Souza).

Outras NOTICÍAS

Nova Veneza (SC) - O prefeito de Nova Veneza (SC), Rogério Frigo (PSDB), viajou à Brasília (DF), onde participa de diversas audiências com os deputados federais, senadores e ministros. O objetivo é encaminhar alguns projetos da Administração. 

Florianópolis (SC) - Na primeira reunião da Executiva Estadual, em Florianópolis (SC), os líderes do PMDB alinharam o plano de trabalho para 2017, definindo uma extensa agenda de encontros com as bases e com a sociedade civil catarinense.   

Brasília (DF) - Entidades de classe criticaram a censura imposta pela Justiça aos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. A decisão judicial proíbe a divulgação da chantagem de um hacker que exigiu R$ 300 mil da primeira da-ma, Marcela Temer.


MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE