• Coluna de Maso Nyetto - 14 de dezembro/2017

Coluna de Maso Nyetto - 14 de dezembro/2017

14 Dez, 2017 09:43:14 - Colunistas

 “Esse levantamento permite avaliar de forma exata todas as ações e também para prestarmos contas à população. Consideramos de suma importância que todos tomem conhecimento das ações realizadas por nossa Secretaria”. Secretária de Saúde, Lucimara Ferreira, sobre as 54.110 consultas médicas, os 31.760 atendimentos ambulatoriais e as 11.117 consultas de enfermagem.

A Câmara Legislativa Municipal de Içara (SC) 

realizou a última sessão ordinária de 2017 e os parlamentares aprovaram duas indicações, seis requerimentos, duas emendas e 17 projetos de lei. Entre os projetos aprovados destaque para o que dispõe sobre a construção de creches e praças de esportes nos conjuntos habitacionais e nos programas habitacionais populares do município, que tenham mais de 200 unidades. “É uma medida para evitar a falta de vaga na rede municipal de ensino, que não esteja preparada para absorver com o aumento da demanda”, comentou o autor do projeto vereador Antônio de Mello. 

Também foram aprovados o projeto PE/147/17, que institui o programa de recuperação fiscal do município de Içara (REFIS). E os projetos que criam a Semana da Conscientização Política de Içara, para as escolas da rede municipal. E o mês Agosto Laranja, dedicado à realização de ações de “Conscientização e Prevenção às Deficiências”.

“Um dos marcos
da nossa gestão é o constante diálogo com a população. Queremos que os cidadãos tenham conhecimento deste projeto que irá transformar a iluminação de Içara, e oferecerá maior segurança aos nossos moradores”, comenta o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PMDB). 

Porque ele não discutiu o projeto com a população antes de enviá-lo para análise do Legislativo. No caso das creches, da RPV, qual o diálogo que teve com a população e nem com os vereadores.

Esse Governo é omisso e não está nem aí para os içarenses. Ele tem que falar quanto custou o projeto e parar de fazer média.

A professora Derlei De Luca

(em memória) foi homenageada com  moção de aplausos pela Assembleia Legislativa, na última terça-feira (12/12). 

A proposição foi da bancada de deputados do PT. Representaram a família De Luca o irmão de Derlei, Júlio De Luca, e o filho dela, Zé Paulo. O encontro ocorreu na sala de imprensa da Alesc. 

A professora faleceu dia 18 de novembro, em São Paulo (SP), aos 71 anos, vítima de câncer no pulmão. Derlei é reconhecida nacionalmente pela luta contra a ditadura militar.

Rápidas
* Antes de inaugurar a Via Rápida já contabiliza duas mortes em dois dias de diferença. O Deinfra bloqueou o acesso e autorizou a Defesa Civil e a Polícia Militar para fiscalizar.

* Mesmo com todos os auês que ocorreram na Câmara Municipal, devido o aumento do Cosip, aprovação do RPV, entre outros o Poder Legislativo encerra as atividades dentro da normalidade.

* Com a publicação do edital as empresas interessadas em em se instalarem no Condomínio Empresarial Luiz Henrique da Silveira, em Esperança, já podem dar entrada com o pedido de posse. 

*  Em Balneário Rincão (SC) o motorista que trafegar na faixa de areia, durante o Verão será multado pela Polícia Militar. Para evitar acesso na área dos banhistas foram colocadas muretas em alguns pontos 

* Moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima terão o Dia D da Comunidade Evangélica Luterana Renovada com  atendimentos gratuitos de exames de vista, fonoaudióloga, aferição da pressão e glicose.

* Para o orçamento do próximo ano da Administração Municipal a receita prevista será de R$ 189,3 milhões. É muito dinheiro para um governo que não tapa buracos e não coloca tampa em boca de lobos.

* Os deputados aprovaram  o projeto de autoria de Patrício Destro (PSB) que regulamenta a atuação das conhecidas “Feiras do Brás” em Santa Catarina e deve acabar com a polêmica em Rincão.

* Os contribuintes terão menos desconto no pagamento em cota única do IPTU em 2018. A quitação em parcela única com vencimento em 19 de janeiro garantirá 5% de redução no valor total.

Frase
“Apesar da presunção de inocência a qual Lula tem direito, não se pode inverter as coisas e Justiça boa é Justiça rápida”. (Comentário de Ciro Gomes, presidente nacional do PDT, sobreo ex-presidente Lula da Silva, que irritou o  tesoureiro nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Emídio de Souza). 

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - Os vereadores realizaram a última sessão ordinária do ano e subiram à tribuna para mencionar as ações realizadas ao longo de 2017. O presidente da Casa, Júlio Colombo (PSB), aproveitou para destacar a devolução de R$ 2,736 milhões ao Executivo, compromisso firmado no início do ano.

Morro da Fumaça (SC) - O vereador Miguel Darolt (PSD), foi eleito presidente da Câmara Legislativa de Morro da Fumaça (SC) por seis votos a três. Fazem parte da Mesa Diretora o vice Edivaldo Marcolino (PMDB), o primeiro secretário Alison Felix Bertan (PR), e o segundo secretário Raimundo Marques (PMDB).

São Paulo (SP) -  O presidente Michel Temer (PMDB) foi submetido a um procedimento cirúrgico de pequeno porte após quadro de dificuldade urinária e diagnóstico de estreitamento uretral, informou o Planalto.A cirurgia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), ocorreu com sucesso e a recuperação é de até 48h.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE