• Coluna de Maso Nyetto - 13 de setembro/2018

Coluna de Maso Nyetto - 13 de setembro/2018

13 Set, 2018 08:55:25 - Colunistas

“As pessoas que adquiriram material ortopédico e depois de se recuperar de sua enfermidade não sabem o que fazer com o produto, com isso poderão doar a Secretária Municipal de Saúde, para disponibilizar a quem necessita”. Vereadora Benedet da Silva (PC do B), sobre o projeto de lei, referentes à criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos em Içara (SC) 

O Governo do Estado de Santa Catarina

aumentará a quantidade de calcário e sacas de sementes de milho subsidiados aos agricultores do município de 70 e 80 por cento respectivamente para 2019. 

“A quantidade será mais que o dobro para o próximo ano. Com isso, mais agricultores serão contemplados, contribuindo para estimular o desenvolvimento agrícola”, comentou o vereador Pedro Mazzuchetti (MDB). 

No encontro com o secretário da Agricultura e Pesca do Estado de Santa Catarina, Airton Spies, na última segunda-feira (10/9), a comitiva solicitou novos implementos agrícolas, caminhão e uma retroescavadeira. “O secretário nos garantiu que esses equipamentos serão empenhados para serem entregues em 2019”, completou Mazzuchetti. 

A reunião contou com a presença dos vereadores Laudelino Calegari (MDB), Geraldo Baldissera (MDB), Antônio de Mello (MDB), Itamar da Silva (PP), e o secretário Municipal de Agricultura, Valdelir Da Rolt e representante da Epagri.

Os candidatos do PSOL

Leonel Camesão (governo), Gilmar Axé (deputado Estadual) e Max Amaral (deputado estadual) realizaram corpo a corpo no Centro de Criciúma (SC), nesta quarta-feira (12/9). Antes eles participaram de um programa de entrevista na Rádio Som Maior. “

“Aproveitamos para conversar com as pessoas e mostrar nossas propostas para Santa Catarina e para o Brasil”, comentou Amaral na rede social.

Duzentos e trinta e três municípios catarinenses
terão eleições híbridas, ou seja, a habilitação do eleitor para votar na urna eletrônica poderá ser tanto pela identificação biométrica quanto pelo processo tradicional de identificação. Além das 62 cidades que já passaram pela revisão do eleitorado com identificação biométrica obrigatória, todos os outros municípios já vinham realizando o cadastramento biométrico ordinário, por exemplo, Içara. É nessas cidades que a votação será híbrida.

"Os mesários recebem o caderno de votação para identificação dos eleitores já com a informação de biometria ou não. O eleitor que possui a biometria tem a foto no caderno de votação. Então, o mesário já consegue identificar a diferença. De qualquer forma, a urna também reconhece se esse eleitor já tem a biometria cadastrada. No momento da identificação do cidadão aparece uma solicitação para colocação do dedo para reconhecimento”, explica a coordenadora de eleições, Patrícia Sardá.

Nos municípios em que a eleição é híbrida, no total, são 1.056.498 eleitores cadastrados biometricamente. Já nas cidades em que as eleições são 100% por meio de identificação biométrica, os eleitores somam 2.159.866. O eleitor que vota via processo biométrico pode escolher no dia do pleito se prefere levar apenas um documento de identificação com foto ou se prefere baixar o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral disponível para download para aparelhos com sistema Android e IOS, que pode ser utilizado como documento para votação.

Nas redes sociais (1)
está havendo conflitos de ideias, principalmente entre os bolsonaros e lulistas. Em alguns casos, até com ofensas morais, baixando o nível da discussão.

As eleições (2)
encerram no dia 7 de outubro, quem ganhar fará festa e quem perder terá que aceitar a derrota. Torço, caso Bolsonaro vença, que não seja um novo Collor. Lembram dele?

Frase
“Bolsonaro é o único que defende diretamente a ideologia da direita. Ele encarna os valores mais caros ao nosso povo na questão dos costumes. Pode anotar, 80% do voto evangélico irá para Bolsonaro nestas eleições”. (Pastor Silas Malafaia, da Associação Vitória em Cristo, em entrevista ao jornal O Globo, sobre o presidenciável Jair Bolsonaro-PSL/RJ). 

Últimas NOTÍCIAS

Florianópolis (SC) - Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina já  julgaram 749 processos de registro de candidatura, o que corresponde a 94% do total de 800 requisições, que envolvem pedidos de candidatura e dos Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários. Ao todo, 12 candidaturas foram indeferidas.

Florianópolis (SC) - Candidatos e partidos políticos devem prestar contas parciais à Justiça Eleitoral entre os dias 9 e 13 de setembro, informando toda a movimentação financeira e de recursos estimáveis em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro de 2018. A informação é do TRE.

Brasília (DF) - Ex-ministro José Dirceu, da Casa Civil do governo Lula da Silva, defendeu que o próximo presidente eleito conceda indulto ao petista que está preso em Curitiba (PR), condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro. Dirceu lançou a autobiografia, em  Salvador (BA).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE