• Coluna de Maso Nyetto - 12 de setembro/2018

Coluna de Maso Nyetto - 12 de setembro/2018

12 Set, 2018 09:03:03 - Colunistas

 “A cada dia é mais difícil encontrar uma vaga para estacionar os carros no centro da cidade, só perto da Câmara são 12 lotes vazios que poderiam entrar nesse projeto”. Vereador Itamar da Silva (PP), sobre a criação de uma lei municipal para disponibilizar espaços de estacionamento público em terrenos baldios, na área central de Içara, possibilitando aumentar aproximadamente 250 novas vagas. Ao invés de incentivar a ideia do vereador o Governo instalou a Zona Azul. 

O prefeito Jairo Celoy Custódio (MDB)

fez questão de acompanhar, na última semana, os serviços  de reforma do prédio da Igrejinha que abriga o Museu Arqueológico Nossa Senhora dos Navegantes, um dos mais tradicionais pontos de visitação de Balneário Rincão (SC),  será totalmente recuperado como forma de preservar a cultura e as tradições do município.

Lembro, nestes 25 anos de Jornal Içarense, que todos os prefeitos, todos mesmo (Arthur Zanolli, Heitor Valvassori, Deobaldo Pacheco (em memória), Júlio Cechinel, Gentil Da Luz e Décio Góes) apenas faziam reformas paliativas. 

Desativada em 1985, o tombamento aconteceu em abril de 1988. Já a inauguração como museu ocorreu em 1997.  O local abriga um acervo arqueológico de materiais coletados pela equipe de arqueólogos da Universidade dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS). As escavações, que duraram quatro anos, renderam descobertas de cemitérios indígenas, acampamentos e sambaquis.

Parabéns, prefeito Jairo, pela iniciativa de reformar o museu, pois só tem história quem preserva a história.Um povo que não preserva o passado não tem futuro.


Ex-presidente Lula da Silva (1)
afirmou em carta  que a condenação dele foi uma farsa judicial. "Há mais de cinco meses estou preso injustamente. Não cometi nenhum crime e fui condenado pela imprensa muito antes de ser julgado. Continuo desafiando os procuradores da Lava Jato, o juiz Sérgio Moro e o TRF-4 a apresentarem uma única prova contra mim, pois não se pode condenar ninguém por crimes que não praticou, por dinheiro que não desviou, por atos indeterminados", disse Lula na carta, lida em Curitiba (PR), durante vigília em apoio ao ex-presidente.

Só para lembrar, Lula foi condenado a 12 anos de prisão em um processo e ainda faltam mais cinco.

“Minha condenação (2)
é uma farsa judicial, uma vingança política, sempre usando medidas de exceção contra mim", disse o petista, acrescentando que talvez não estivesse preso se aceitasse abrir mão da candidatura. "Por isso, quero pedir, de coração, a todos que votariam em mim, que votem no companheiro Fernando Haddad para presidente da República".

Haddad foi anunciando como candidato do PT ao Palácio, e Manuela D’Ávila (PCdoB) como candidata a vice.

Lula pretende transferir os votos dos  30% eleitores que acreditam na sua inocência para o ex-prefeito de São Paulo (SP). Então eles aprovam a corrução, pois de inocente o Lula não tem nada.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)
obteve na Justiça o bloqueio de bens de Eduardo Bertoncini, ex-Secretário de Administração do Município de Orleans (SC), e da Epbazi Consultoria até o limite de R$ 135 mil, valor equivalente aos prejuízos causados por atos de improbidade administrativa na contratação e prestação de serviços da empresa. Na ação, o Promotor de Justiça Marcelo Francisco da Silva, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, sustenta que em 2015, como Secretário de Administração, Bertoncini promoveu licitação dirigida para beneficiar a Epbazi - contratada para consultoria administrativa na área de compras, licitações, processos administrativos e administração de pessoal. A decisão é passível de recurso. (ACP n. 0900057-85.2018.8.24.0044). Já em Içara (SC), o prefeito Murialdo direciona na as publicações e campanhas somente ao Jornal Gazeta, devido ao fato deste jornalista ser uma pedra no sapato dele. A denúncia está feita, agora é a vez do MP.

Frase
“A embaixadora traz informações importantes para diversos setores catarinenses sobre as energias renováveis, nós temos muito a aprender. Vão ser trocas muito produtivas”. (Governador Eduardo Pinho Moreira sobre a visita da embaixadora da Áustria, Irene Giner-Reichl, a Santa Catarina, que nasceu em Treze Tilías, cidade da Tirol).

Outras NOTÍCIAS

Florianópolis (SC) - A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei dos deputados Dirceu Dresch e Luciane Carminatti, ambos do PT, que extingue a Resolução DP 90, que possibilita que deputados  tenham as despesas médicas particulares pagas pela Alesc.

Florianópolis (SC) - No retorno às sessões legislativas, o deputado Manoel Mota (MDB) decidiu abrir mão de concorrer à primeira vice-presidência da Alesc e apoiar o deputado Leonel Pavan (PSDB), eleito para o cargo. A definição se deu durante reunião da bancada emedebista nesta terça-feira (11/9). 

Curitiba (PR) - O ex-governador o Paraná e candidato ao Senado nas eleições 2018 pelo PSDB,Beto Richa, e a esposa Fernanda, foram transferidos do Complexo Penal de Pinhais para o Regimento da Polícia Montada, em Curitiba (PR), por ordem do desembargador Laertes Ferreira Gomes.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
Cooperaliança