• Coluna de Maso Nyetto - 12 de junho/2018

Coluna de Maso Nyetto - 12 de junho/2018

12 Jun, 2018 10:01:54 - Colunistas

 “Continuo a afirmar que é um equívoco o pedido de intervenção militar. Penso como a maioria: " A situação do Brasil não pode continuar assim. Porém discordo da alternativa que vem criando força nas ruas.  Golpe Militar não. Não sou contra os militares. Sou contra os militares no comando do governo”. Ex-presidente do PSOL e fotógrafo, Gilmar Bonifácio, o Axé.

Professora Fabiana do Amaral

esposa do vereador Márcio Dalmolin (PSD) deve fazer parte da Administração de Içara (Governo Ficha Limpa) nos próximos dias sob indicação do Partido Social Democrata (PSD), presidido por José Zanolli. 

Ela substituirá Jaqueline dos Santos na Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, que assume à Secretaria de Saúde.  Além de professoras, ambas tem em comum o vínculo com vereadores. Fabiana, ex-ocupante da função  de “integradora educacional” da Gered,  e o esposo Márcio Dalmolim foi afastado do cargo devido a um processo criminal na justiça eleitoral. Jaque é Cônjuge do edil Flávio Felisberto (MDB).

O fato novo no fim de semana foi o pedido de exoneração da diretora de recursos, Dóris Iolanda Dagostin, cuja substituição deve ser encaminhada essa semana.

Torço pelo sucesso das duas, que são bem competentes.

A assessoria jurídica (1)
da Câmara de Vereadores de Içara (SC) emitiu parecer favorável a redução no número de cadeiras no Poder Legislativo.

No documento, a sugestão é para que  diminua de 15 para 13. No entanto, o clima no Legislativo é para cortar mais. Tendência é que o projeto vá para votação e o corte seja para retornar aos 11 parlamentares. Medida tem aval de grande parcela da comunidade e deve ser votado ainda esse ano, segundo o presidente Alex Ferreira Michels (PSD).

Mas os comentários (2)
foram diversos nas redes sociais: Confiram alguns. Jorge Rabassa. “11 patetas ainda é demais”. Pedro Paulo da Rosa. “Um salário mínimo para cada vereador. Jaci Albino. Nove seria ideal e dois salários e deu.” Carlos Alberto de Souza. “Acho muito 11 vereadores. Sou a favor de um salário para vereador. Para muitos ainda é muito”. Maristela Dimas. “Nove ou 8 é muito e um salário mínimo já esta mais do que bom para quem não faz nada”.

Ricardo Dajori Possamai

diretor do Centro de Tratamento de Adicção (Cetrad),  explanou os trabalhos realizados pela entidade, situada no Bairro Poço Três, em Içara (SC). Na oportunidade Possamai solicitou o apoio dos vereadores para ampliar os trabalhos, realizando uma parceria com o governo municipal, abrindo novas vagas. Conforme o diretor além das internações particulares, o centro possui 20 vagas sociais, disponibilizadas em convênios com os governos estadual e federal. “O município já realiza um trabalho muito bom, mas tem plenas condições de fazer um trabalho mais eficaz para o tratamento de dependência química”, explicou. Ele salientou que muitas pessoas não possuem condições de pagar pelo tratamento e o convênio seria uma grande ajuda..

O Ministério Público

de Santa Catarina (MPSC) apresentou na última sexta-feira (8/6), em Criciúma (SC), o relatório do programa Saúde Fiscal do Municípios aos vereadores das 12 câmaras que compõem a Amrec. Percebe-se o desinteresse.

Nenhum dos 15 vereadores de Içara (SC) se fizeram presentes. Alex Michels (PSD) disse que estava em outro encontro na Satc, enquanto Duca Zata (PP), afirmou que a reunião seria melhor a noite, enquanto Sílvia Mendes (PP) comentou que não recebeu o convite.

Frase
“Política, com P maiúsculo, não é para os que se acomodam. É para aqueles que não se conformam. Quem me conhece sabe que não tenho duas palavras e não sou homem de meias verdades”. (Gelson Merísio, deputado estadual do MDB, ao lançar a pré-candidatura ao  governo de Santa Catarina, no último sábado (9/6), em Chapecó).

Outras NOTÍCIAS

Brasília (DF) - Duas empresas ligadas à Odebrecht fizeram doações a um dos candidatos ao Senado pelo PSDB em 2010. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pediu  R$ 100 mil a Marcelo Odebrecht para Antero de Barros candidato ao Senado de Mato Grosso em 2010 que não se elegeu.

Brasília (DF) - O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) esteve em Brasília (DF), onde entregou  ao embaixador da Itália, Antônio Bernardini, a Carta de Santa Catarina, subscrita pelos deputados da Alesc,  solicitando a instalação do 1° Consulado Italiano de Carreira em Florianópolis (SC).

Estocolmo (Suécia) - Cinco anos após a compra dos caças suecos Gripen NG pelo Brasil, o primeiro-ministro da Suécia e executivos da empresa sueca Saab, fabricante dos aviões, deram depoimentos em Estocolmo no âmbito da operação brasileira Zelotes -  que acusa o ex-presidente  Lula da Silva.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
Cooperaliança