• Coluna de Maso Nyetto - 11 de junho/2019

Coluna de Maso Nyetto - 11 de junho/2019

11 Jun, 2019 09:23:32 - Colunistas

“Daqui a alguns meses começa o movimento em direção ao litoral, às medidas apontadas são fundamentais para a segurança das pessoas que trafegam pela Via Rápida. Estamos à disposição para em conjunto com as cooperativas, reunir esses ramais para conseguirmos a iluminação. Foi uma reunião muito produtiva, a confirmação de medidas paliativas para roçagem já contribuirá com a segurança da rodovia. Vamos buscar agora as parcerias necessárias, a fim de solucionar os problemas apresentados”. Rodrigues Mendes (MDB), o Sapinho, presidente da Câmara de Vereadores de Içara (SC), sobre a iluminação da Via Rápida nos municípios de Içara (SC) e de Criciúma (SC). 

Antônio Carlos Cargnin Sobrinho, o Carlinhos, 


é um  profissional competente que dispensa comentários. Por muito tempo emprestou a voz para a Rádio Difusora, de Içara (SC), e nos últimos anos foi as-sessor parlamentar do deputado estadual Manoel Mota (MDB), e atualmente faz parte do staff de assessoria do deputado estadual Volnei Weber (MDB).

Também é apresentador oficial dos Destaques Içarense/Rinconene e Cri-ciumense/Fumacense, eventos promovidos pelo Jornal Içarense.

Desejo ao amigo de longa data, do tempo do Grupo de Jovens Libertação, muitas felicidades e realizações ao longo da vida. Ele esteve de aniversário nesta segunda-feira (10/6).

Rápidas

* A vigência do diretório petista de Içara (SC) precisará ser prorrogada. O prazo seria até maio. Contudo, a diretriz nacional é para que as convenções municipais ocorram somente em 8 de agosto, segundo o secretário de comunicação da sigla petista, ex-presidente Quintino Rizzieri Pavei.

* A concessão do transporte coletivo em Içara (SC) será de até 30 anos na próxima licitação. Pela legislação atual, o limite é de 10 anos. Com a mudança aprovada pela Câmara Legislativa Municipal será de 15 anos com a possibilidade de reno-vação pelo mesmo período.

* Pescadores artesanais que apostavam na pesca da tainha para faturar dinheiro extra estão preocupados. Com a temporada de pesca na reta final ainda não há re-gistro de um grande lanço em Balneário Rincão (SC) e cidades vizinhas. Em 2018 os pescadores  capturaram 80 toneladas. 

*No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi protocolado na Câmara Municipal de Içara (SC), Projeto de Lei Complementar que visa promover o número da população de palmitos nativos, o mesmo que originou o nome da cidade, conhecido como Juçara ou Içara de autoria do vereador Lauro Nogueira (PT).

*O edil determina que a cada unidade habitacional, comercial, pública, novos lo-teamentos ou condomínios que forem construídos, o responsável pela obra será o-brigado a doar mudas de palmito Juçara para cada unidade aprovada. Com a quantidade limitada entre uma até três mudas, conforme construção.

*A elaboração de um projeto objetivando a conscientização de economizar energia elétrica e o conhecimento de geração de energia alternativa disponível, aos alunos do ensino fundamental do município de Içara, foi sugerida pelo vereador Antônio de Mello (MDB.

* A proposta é realizar uma parceria entre Cooperaliança e Secretaria Municipal de Educação, para trabalhar o conteúdo através de palestras e materiais específicos para esse público. E uma das alternativas de minimizar a falta de energia, seria economizar ao máximo o consumo de energia elétrica nas residências.

* Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve analisar nesta ter-ça-feira (11), às 9h30min, um pedido de liberdade do ex-presidente Lula da Silva. O habeas corpus foi incluído na pauta após o ministro da Corte Gilmar Mendes  liberar o processo para julgamento. 

* A última etapa de análise definida por áreas do Plano Diretor Participativo foi concluída pela Comissão Temporária de Acompanhamento, Avaliação e Tramitação da Câmara Mu-nicipal, na última semana. Questões sobre parcelamento do solo, zoneamentos, gabarito de altura para edifícios e a necessidade de novos acessos para o município foram discutidos.

* A região em questão foi do trecho norte da Vila Nova, Centro, Bairros Nossa Senhora de Fátima e Jardim Silvana E segundo o presidente da Comissão vereador Antônio de Mello (MDB), na última parte destinada a estudos por região foi apre-sentado que a Rodovia SC-443 está sendo enquadrada como área rural.

Frase

“Não vi nada de mais nas mensagens. O que houve foi uma invasão criminosa de celulares de procuradores, para mim isso é um fato bastante grave ter havido essa invasão e essa divulgação. E, quanto ao conteúdo, no que diz respeito a minha pessoa, eu não vi nada demais”. (Ministro da Justiça, Sérgio Moro, sobre as mensagens divulgadas pelo The Intercept Brasil).

Outras frases

Florianópolis (SC) - Após a escolha do deputado federal Celso Maldaner para presidente do MDB SC, pelos próximos dois anos, os líderes decidiram os membros da Executiva Estadual. “Os nomes foram definidos após conversas com os deputados estaduais e federais. Agora seguimos por um novo caminho, ouvindo as bases de perto. Com a força dos nossos emedebistas faremos um grande trabalho por SC”.

Brasília (DF) - O Conselho Federal e o Colégio de Presidentes Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovaram a recomendação para o afastamento dos cargos públicos dos envolvidos no caso dos diálogos entre  integrantes da Lava Jato divulgados pelo site The Intercept. A nota pública não cita o ministro da Justiça, Sérgio Moro, nem o procurador da República Deltan Dallagnol, cujas conversas foram divulgadas.

Florianópolis (SC) - Governo de Siderópolis (SC) assinou em Florianópolis (SC), Contrato de Programa com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). O contrato foi assinado pelo prefeito Hélio Cesa (MDB), o Alemão, e pelo vice-prefeito, Alexandre  Fernandes (MDB), com a presença da diretora-presidente, Roberta dos Anjos, e do secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba. 

Criciúma (SC) - Para discutir os alagamentos que tem ocorrido, e novas intervenções a serem realizadas nos rios, valas, córregos e pontes, uma Audiência Pública será  realizada na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, às 19 horas, no Centro Multiuso, do Bairro Quarta Linha, em Criciúma (SC). A proposição foi feita pelo vereador Ademir Honorato (MDB), e aprovada por unanimidade pelos de-mais membros da Câmara.

Florianópolis (SC) - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) recomendará aos Estados do Brasil que sigam o exemplo de Santa Catarina no que diz respeito ao trabalho de ressocialização de presos. O anúncio foi feito após a visita técnica realizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, no Complexo Penitenciário de Chapecó (SC), na última sexta-feira (8/6).


MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança