• Coluna de Maso Nyetto - 10 de outubro/2017

Coluna de Maso Nyetto - 10 de outubro/2017

10 Out, 2017 09:23:34 - Colunistas

 “Temos uma preocupação não só econômica, mas com todo o processo, desde a pesquisa da lavra, dos resultados dessa pesquisa, da extração mineral, bem como a questão ambiental. Precisamos encontrar o equilíbrio entre a questão econômica e o meio ambiente para a recuperação dessas áreas e supostamente fazer uma exploração pós extração de algum tipo de mineral”. Geovania de Sá (PSDB), deputada federal, durante o debate sobre o novo Código de Mineração Brasileiro, em Criciúma (SC).

Não é momento dos vereadores exigirem pagamento do 13° Salário


Pois o Poder Executivo está sem caixa e também a economia do país está passando por uma recessão. A maioria dos legisladores de Içara (SC) já tem opinião formada sobre a concessão do benefício mas preferem conversar sobre o assunto entre eles, longe da imprensa, enquanto uma minoria é contra o subsídio.  O povo é contrário, pois se o Governo Ficha Limpa alega estar no vermelho, chegando a cortar até papel higiênico e água mineral de unidades de saúde. Esse projeto é retroativo e garante o benefício também para ex-vereadores de 2004 até a atual legislatura. Aí sim que vai faltar dinheiro nos cofres públicos e pode faltar dinheiro até ao Hospital São Donato.

Para moralizar a questão o prefeito Murialdo Gastaldon (PMDB) e o vice Sandro Serafin (PMDB) deveriam abrir mão do benefício. Afinal o chefe do Executivo é economista e Sandro administrador e entendem bem de números.

Foi ventilado pelos quatro cantos da cidade de que o prefeito se reuniria com os oito vereadores da bancada do PMDB com o motivo de sugerir que o assunto do 13º salário fosse esquecido, por momento. Não sei se ocorreu mesmo o encontro, mas a tentativa dos vereadores de ganhar um dinheiro extra foi um tiro no pé. 

Comentários dos vereadores sobre o assunto, que virou uma polêmica.

Edna Benedet (PC do B): Contra. “O Brasil vivência uma crise institucional, política e econômica, com a retirada e extinção de direitos dos trabalhadores, desemprego e congelamento de gastos públicos, sendo o atual momento inadequado para colocar em pauta essa proposição”.

Márcio Toretti (PMDB): Afirmou que iria analisar o projeto e que deveria se manifestar nos próximos dias. 

Alex Michels (PSD) :  Contra. “Pretendo discutir a possibilidade de apresentar projeto para revogar a lei de 2004 que permite aos vereadores receberem 13º. Minha posição é contrária. Agora como existe a lei, vamos analisar com o Tribunal de Contas e propor a revogação. Para esse ano já afirmo que não há orçamento".

Israel Rabelo (PMDB):  A favor. “Primeiramente temos que parar com qualquer discurso hipócrita. Vereador exerce o cargo em período integral, sete dias por semana, trezentos e sessenta e cinco dias por ano, inclusive quando está em recesso. Não estou reclamando, pois até gosto disso, sabia das responsabilidades quando entrei na disputa eleitoral. Agora quanto ao 13° o que está em debate pelo jeito não é mais a legalidade da coisa, nem tampouco sua constitucionalidade. Pois é constitucional e tem amparo legal, com lei aprovada em 2004. Cumpra-se a lei. Mas se o debate for moral, se o vereador deve receber ou não o 13°, e esta discussão também é legítima, desde que não seja hipócrita, desta forma temos que levar este debate moral mais a fundo, ele tem quer ser mais amplo e discutir verba de representação do presidente da câmara (adicional de 50% do subsídio), vereador assumir secretaria, décimo  terceiro do prefeito, do vice prefeito e secretários, etc, e construir uma Lei neste sentido. O olhar tem que ser mais amplo e este debate também me interessa muito fazer.” 

Sílvia Mendes (PP): Contra. “Sobre o que muito se falou na cidade, sobre o pagamento do Décimo Terceiro Salário aos vereadores. Sou contra. Como vereadora preciso dar uma resposta à sociedade. Mostrando que é possível avançar na construção de um sistema político melhor. Tenho minha posição clara! Sou contra o pagamento do décimo terceiro salário. É motivo de muito orgulho para mim, em meu primeiro mandato, ser a única mulher eleita vereadora em Içara. Carrego comigo uma grande responsabilidade. Pauto o meu trabalho para mudar a política e acabar com práticas que não condizem com que o povo espera dos representantes. Quem ganha é Içara e os içarenses.”

Antônio de Mello (PMDB): A favor. “Sou a favor que cumpra a lei que foi aprovada desde 2004 e que Criciúma, Araranguá, Tubarão e Imbituba e vários outros municípios já estão pagando”

Rodrigues Mendes (PMDB): “Nunca teve um projeto do 13° salário, divulgaram uma informação que não é verdadeira. Agora se tem a lei a decisão e a responsabilidade é do presidente”. (Comentário à Rádio Difusora)

Os vereadores Márcio Dalmolin (PSD), Eduardo (Duca) Zata (PP), Itamar da Silva (PP), Flávio Felisberto (PMDB), Pedro Mazzuchetti (PMDB), Lauro Calegari (PMDB), Geraldo Baldissera (PMDB) e Lauro Nogueira (PT), não retornaram as ligações da redação do JI.

OUTRAS NOTÍCIAS 

Morro da Fumaça (SC) - Governo de Morro da Fumaça (SC) consegue na justiça o rompimento do contrato com a Casan. A liminar foi favorável ao município que decretou a suspensão do convênio por falta de investimentos na cidade. A liminar foi assinada pela juíza Bruna Canela Búrigo. 

Curitiba (PR) - O juiz Sérgio Moro mandou a defesa do ex-presidente Lula 'esclarecer expressamente' se tem os originais dos recibos do aluguel do apartamento 121, do Edifício Hill House, em São Bernardo do Campo (SP). O imóvel é vizinho ao que mora o petista e está arrolado na Operação Lava Jato.

São Paulo (SP) - Condenado a 9 anos e 6 meses de prisão em primeira instância, o ex-presidente  Lula da Silva voltou a desafiar os acusadores a ver o que acontecerá no País se o impedirem de ser candidato à Presidência em 2018. Ele quer também um pedido de desculpas de Sérgio Moro.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


JInews