• Coluna de Maso Nyetto - 08 de março/2019

Coluna de Maso Nyetto - 08 de março/2019

08 Mar, 2019 09:27:57 - Colunistas

“Mais uma vez se tem inicio as obras da macrodrenagem a passos de tartaruga isso é verdade, porem já se tem maquinas trabalhando no local. Ficamos no aguardo da resposta de nosso pedido de informação: Quanto vai custar a macrodrenagem? E qual o prazo final para finalizar a mesma.” Vereador Duca Zata (PP), sobre a macrodrenagem do Rio Três Ribeirões, no Bairro Liri, em Içara (SC).

A Câmara Legislativa Municipal de Içara (SC)

realizará Sessão Especial ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8/3), às 19h. Conforme Resolução Nº 236/19 de 26 de fevereiro de 2019, de autoria da vereadora Edna Benedet da Silva. (PC do B).

De acordo com a vereadora a contribuição das mulheres na história do município se destaca em vários aspectos, tanto no âmbito social, cultural, econômico, político e esportivo. “Essa homenagem tem a finalidade de resgatar, valorizar e reconhecer a contribuição da mulher içarense no desenvolvimento da cidade”, destacou.

As homenageadas: Arnete Inês Da Rolt de Souza, Clementina Patricio Possamai Della, Gerusa Bolsoni, Gladis Terezinha Sarvalaio, Margarida da Silva Rosa, Maria Conceição Búrigo Lima, Maria de Fátima Bombazar Pereira, Matilde Bitencourt Zilli, Raquel de Oliveira Lima, Rosa de Fátima Fernandes, Edith Batista Nunes, Angela Vilela, Cleonice Matiola Goularti, Maria Regina de Farias Bertan e Nadir Magagnin Teixeira.

Pela bonita história de vida, ma mulher que merecia ser homenageada seria Eulina Réus Nietto, a Dona Laide, se estivesse viva. Ela faleceu em 2013, agora o que resta é ser nome de rua. Torço que algum vereador tome essa iniciativa.

Rápidas

* Vereadora Sílvia Mendes (PP) protocolou indicações solicitando melhorias nas ruas pavimentadas nos últimos anos, cujas obras ainda se encontram na garantia. 

* Caso o projeto que Fundo Municipal de Saneamento Básico, de autoria do vereador Antônio de Mello (MDB), seja aprovado, o contrato com a Casan pode ser rompido.

* Além de Criciúma, os governos de Içara, Maracajá, Forquilhinha, Nova Veneza e Siderópolis também formalizaram ofício reivindicando à Casan de 7% dos lucros.

* Mais a redução da taxa de esgoto em 40% e a revisão das tarifas em até seis meses. Os representantes dos municípios reuniram-se na última quarta-feira (6/3).

* Frase de Ivan Viana. “Aprender a ser melhor a cada dia e buscar sempre o bem comum. O desejo é que os bons ventos soprem a favor da Fundai, de Içara e a todos nós!  

* Esse jovem é merecedor de aplausos, pois em pouco tempo ele colocou a Fundai no mapa de Içara (SC), até então um órgão omisso. 

* A Divisão de Investigação Criminal de Criciúma instaurou inquérito e indiciou um homem de 47 anos, por suspeita de lesão corporal grave contra um ex-vereador.

* Empresários terão encontros temáticos na ACII a partir deste mês. A primeira edição do Café 360,que ocorrerá no dia 22, tratará sobre os benefícios da energia fotovoltaica

* O Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Criciúma, por meio da Pastoral da Juventude e Cáritas Diocesana, realizará o Seminário Políticas Públicas para Mulheres.

* Violência Doméstica e Feminicídio serão os temas do encontro, nesta sexta-feira (8/3), a partir das 19 horas, no Auditório da Paróquia Santa Bárbara.

* O Carnaval  encerrou em SC com um dado positivo no quesito trânsito: pela primeira vez, em 15 anos, não foram registradas mortes em acidentes nas rodovias estaduais.

* Vídeo publicado por Bolsonaro (PSL), onde um masculino mija em outro, quis mostrar 'distorção clara do espírito' do carnaval, diz Planalto. Rendeu milhões de comentários.

* Peritos indicados pela Justiça Federal atestaram, em laudo, que Adélio Bispo de Oliveira, que tentou matar o presidente Jair Bolsonaro (PSL), sofre de doença mental.

* O ex-presidente Lula da Silva foi ao velório do neto Arthur, 7 anos,  e não deu declarações públicas. Abatido, o único gesto foi abanar para os militantes.

* Até 6 de maio é o prazo para os eleitores, que faltaram nas três últimas eleições e não justificaram, regularizarem a situação perante a Justiça Eleitoral.

* A criação da Autarquia Municipal de Serviços Urbanos em substituição ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto foi aprovada em votação final nesta quinta (7).

* Dos 14 vereadores, apenas Eduardo Zata (PP) e Itamar da Silva (PP) foram contrários. O mesmo ocorreu na votação do Fundo Municipal de Saneamento Básico. E a Marreca?

Frase

“Tenho convicção de que com o plenário renovado e em sintonia com os anseios do povo, teremos sucesso quando o texto for à votação. O momento precisa ser de divulgação do PL, de afinar o discurso, de buscar apoiadores entre os deputados que estão chegando. Muitos ainda nem sabem sobre o que se trata o projeto”. (Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça (MDB), autor do Projeto de Lei 3722/2012, que estabelece novas normas para a aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições no Brasil).

Outras NOTÍCIAS

Modelo (SC) - O ex-prefeito de Modelo (SC), Imílio Ávila (PSDB), foi condenado por improbidade administrativa e teve os direitos políticos suspensos por três anos. A ação que resultou na condenação, ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina, apontou que ele usou a própria empresa na construção de um pórtico.

Florianópolis (SC) - O governador Carlos Moisés (PSL) encaminhou, em regime de urgência para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o projeto de lei que institui uma nova política pública de benefícios fiscais no estado. O texto também prevê a restituição dos incentivos aos itens de cesta básica. 

Jaguaruna (SC) - A presidente da Câmara de Vereadores, Joelma de Miranda Cruz (PSD), firmou Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e se comprometeu a ressarcir os cofres públicos e a pagar multa civil por nepotismo e contratação ilegal de empresa do marido.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal