• Coluna de Maso Nyetto - 08 de março/2018

Coluna de Maso Nyetto - 08 de março/2018

08 Mar, 2018 10:07:59 - Colunistas

 “Minha posição é contra o aumento do salário de assessor parlamentar porque sabemos que o momento não é favorável para isso. O país está atravessando um momento difícil, o poder público está com sérias dificuldades e a população já disse nas ruas que não é isso que ela quer do homem público. Como vereadora escolhida pelo povo tenho a responsabilidade de servir a ele ao invés do sistema e o interesse de poucos.”.  Vereadora Sílvia Mendes (PP), a Marreca, que é contrária ao aumento dos assessores na Câmara Legislativa.

A disputa pela presidência da Mesa Diretora do Legislativo

deve contar com quatro vereadores do mesmo partido. A eleição ocorre em dezembro.

O primeiro que se manifestou foi Antônio de Mello (MDB), depois foi a vez de Pedro Mazzuchetti (MDB) mostrar interesse. O posicionamento do vereador na disputa interna ocorreu no horário político de segunda-feira (5/3). Como vereador mais votado da sigla e próximo ao prefeito Nurialdo, o ex-petista Geraldo Baldissera (MDB), provavelmente vai entrar na disputa pela presidência da Mesa Diretora. O vereador Rodrigues Mendes (MDB), o Sapinho, não esconde o desejo de ser presidente do Legislativo. 

É importante ressaltar: o candidato que agregar os três votos do PSD e os três do PP tem grande chance de sair vitorioso na disputa.

A Câmara Municipal
reimplantou a Comissão Temporária de Acompanhamento à Implantação do Esgoto Sanitário Municipal. Além do debate sobre a eficiência do sistema, o objetivo será discutir a cobrança do serviço.

O grupo de trabalho para o período de 90 dias - com a possibilidade de prorrogação pelo mesmo período - é formado pelo presidente Márcio Dalmolin (PSD), vice Flávio Felisberto (MDB), secretário Antônio de Mello (MDB), além dos membros Lauro Nogueira (PT) e Eduardo Michels Zatta (PP).

A vereadora Silvia Mendes (PP) entrou com o requerimento 19/18 pedindo informações sobre a ação ajuizada no valor de R$ 3,4 milhões contra o Município referente a lei que sanciona a cobrança da taxa de esgoto após 60% das casas estarem ligadas.

O içarense João Paulo Silvestre

está entre os nomes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para a Câmara dos Deputados em 2018.

Aos 24 anos, o jovem, residente em São José (SC), já teve o pré-lançamento da candidatura em Florianópolis (SC). E na primeira quinzena de março fará o evento também no Sul do estado catarinense. 

Silvestre é funcionário do INSS e liderança do Sindprevs/SC. Nos últimos anos tem lutado em defesa da previdência e da saúde pública, tanto no sindicato como no Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis. Fonte: Canal Içara.

A Executiva Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
emitiu nota de repúdio a perseguição política em que vem sofrendo o estudante de direito e presidente da sigla em Içara, Max Amaral. Na nota, a direção do  partido de Santa Catarina diz que irá acompanhar de perto os desdobramentos dos casos e dos processos sofridos por Amaral a mando do prefeito Murialdo Gastaldon  (MDB).

"A executiva do PSOL de Santa Catarina manifesta seu repúdio pela intensa e clara perseguição política feita por meio da Prefeitura Municipal de Içara contra Max Amaral, presidente do PSOL de Içara e membro do diretório estadual do PSOL. A perseguição vem se dando desde 2017, quando Max Amaral e o PSOL iniciaram uma série de denúncias em redes sociais e representações ao Ministério Público, sobre irregularidades cometidas pelo governo do município de Içara. Uma dessas representações, inclusive, resultou na abertura de uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito Murialdo Gastaldon e um forte empresário ligado ao governo e ao PMDB. A perseguição vem se dando tanto no âmbito político, como no judiciário.

O PSOL/SC repudia e condena tais atitudes que partem do próprio prefeito em uma clara tentativa de intimidar e calar o PSOL e seus representantes no município. Nos solidarizamos com o companheiro atingido por tais medidas arbitrárias e que remetem a estados ditatoriais e não a democracia em que vivemos. Os desdobramentos desses casos serão acompanhados pela executiva estadual do PSOL."

Frase
“Esperamos, portanto, que a presidência do STF coloque em pauta o habeas corpus já impetrado, a fim de assegurar a aplicação da Constituição Federal que somente permite o afastamento da presunção de inocência – e a consequente impossibilidade de antecipação do cumprimento de pena – na hipótese de decisão condenatória contra a qual não caiba qualquer recurso”. (Advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Lula da Silva, sobre a negativa de habeas corpus). 

Últimas NOTÍCIAS

Forquilhinha (SC) -  O programa com Nota Fiscal Vai Legal, que fiscaliza mercadoria em trânsito, realizou  na SC-108, rodovia de acesso entre Forquilhinha (SC) e Meleiro (SC) a primeira operação de 2018 e registrou 28,21%de veículos que transportavam mercadoria sem nota fiscal índice maior que o ano de 2017.

Brasília (DF) - O líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT), protocolou o projeto de lei complementar 473/2018, que busca inibir que candidatos apresentem propostas enganosas durante as campanhas eleitorais, prática conhecida como ‘estelionato eleitoral’, com  o principal objetivo de proteger o eleitor de falsas promessas.

São José (SC) - O ex-prefeito de São José (SC), Djalma Berger, foi condenado em ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Quando prefeito, ele foi omisso ao permitir o uso irregular de ranchos de pesca em espaço público. Cabe recurso.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE