• Coluna de Maso Nyetto - 08 de março/2017

Coluna de Maso Nyetto - 08 de março/2017

08 Mar, 2017 14:41:45 - Colunistas

 "A nomeação, mesmo que para cargos comissionados, deve atender o interesse público primário do Estado, atender os objetivos da Administração Pública”. Promotor Marcus Vinicius de Faria Ribeiro, sobre as promissórias assinadas pelo prefeito Murialdo Gastaldon, que segundo ele, caracteriza venda de cargo público.

A reunião que deveria ocorrer na Câmara Legislativa Municipal

nesta terça-feira (7/3), às 19h, para tratar sobre as câmeras de segurança, não foi realizada devido o prefeito ao fato do Murialdo Gastaldon (PMDB) ter desmarcado, no início da tarde, sem dar maiores explicações.

A informação é da diretoria do Conselho de Segurança (Conseg).

"A reunião foi desmarcada pelo prefeito, na ultima hora, sem dar explicações, um desrespeito com as pessoas que participaram do encontro em 7 de fevereiro e foram convidadas para essa discussão”, comenta Pedro Neves Marques,vice-presidente do Conseg.

"Foram convidadas e tivemos que liga pra que não viesse presidente Celso Silva e Vice Pedro Marques pedimos desculpa pelo ocorrido"

Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e da empresa Vtech Soluções tratariam da localização de instalações de câmeras para o monitoramento eletrônico de segurança. O sistema será o mesmo implantado em Cocal do Sul (SC).

O projeto apresentado possui 121 câmeras, mas deverá sofrer um aumento de equipamentos haja visto as solicitações apresentadas no encontro pela comunidade.

O secretário de Planejamento
Arnaldo Lodetti Júnior, comentou na reunião do dia 7 de fevereiro, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal. “No próximo encontro, com a presença do Prefeito Municipal, vamos debater sobre qual a forma de buscar recursos ou convênio para viabilizar a instalação do sistema de segurança”.

Por sua vez
o presidente do Conseg, Celso Luiz da Silva, ressaltou. “A união de todos é fundamental para a construção deste projeto”.

“Focamos inicialmente a cobertura das principais saídas das comunidades para depois ocorrer a ampliação dentro da cidade”, explicou Valmicio de Pieri, proprietário da Vtech.

Os vereadores e prefeitos
juntamente com as pessoas que foram eleitas para cargos públicos deveriam saber sobre a Lei 8.429/92: “A violação dos deveres de honestidade, imparcialidade e lealdade às instituições é passível de perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, multa de até cem vezes a remuneração e proibição de contratar com o Poder Público.

É importante ressaltar
que o ex-presidente Lula da Silva (PT) prestará depoimento na terça-feira (14/3) da próxima semana à Justiça Federal do Distrito Federal no âmbito do processo em que é réu acusado de tentar obstruir as investigações da operação Lava Jato, informou o tribunal. 

A defesa de Lula havia pedido que o de-poimento fosse prestado por videoconferência, mas o juiz substituto da 10ª Vara Federal de Brasília, Ricardo Leite, negou o pedido e Lula terá de comparecer pessoalmente para prestar depoimento.

O recurso do Governo de Içara
contra a Empresa Rio Deserto, proprietária da Mina 101, foi negado pelo Tribunal de Justiça. A manutenção das atividades foi unanimidade na Segunda Câmara de Direito Público. A ação havia sido ingressada para interromper o bombeamento das águas devido ao rebaixamento de poços. Em 2014, a medida pleiteada pelo Município havia sido requisitada também em primeira instância, mas igualmente sem sucesso.

A liminar anterior foi negada por causa da possibilidade de prejuízo ao empreendimento e a consideração da necessidade de estudos complementares. O Ministério Público de Içara abriu um inquérito para apurar a licença ambiental, entretanto, não chegou a constatação de irregularidades. A empresa garantiu água aos moradores de Santa Cruz.

Frase
“Somente após o término das oitivas será possível avaliá-las adequadamente, uma vez verificadas inúmeras contradições nas versões das testemunhas-colaboradoras”. (Presidente Michel Temer-PMDB, sobre as delações premiadas dos Executivos da Odebrecht).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - O convênio entre o Governo de Criciúma e a Associação Beneficente Nossa Casa foi definido nesta terça-feira (6), em reunião entre o prefeito Clésio Salvaro, membros do conselho fiscal e diretores da entidade. Ficou acordado a redução de 20% do convênio municipal e acertado o forneci-mento de seis funcionários.

Criciúma (SC) - O vereador Paulo Ferrarezi (PMDB)  solicitou ao Chefe do Poder Executivo respostas relacionadas à tempestade de granizo que atingiu Criciúma (SC) no dia 16 de fevereiro de 2017. Ele pede informações se houve investimento da Defesa Civil Estadual e Federal, qual o valor e de que maneira se deu o repasse. E quanto o Município investiu.

Brasília (DF) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará a pré-candidatura à Presidência da República em um evento marcado para o dia 20 deste mês, na sede do PT de São Paulo (SP). Intelectuais e artistas como Chico Buarque, Leonardo Boff e Aderbal Freire, além de dirigentes de partidos aliados, estarão presentes.

MASO NYETTO

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE