• Coluna de Maso Nyetto - 07 de novembro de 2017

Coluna de Maso Nyetto - 07 de novembro de 2017

07 Nov, 2017 09:28:49 - Colunistas

 “É uma lei de extrema importância ao município, que dará tranquilidade à nossas enfermeiras e usuários do SUS que foram atingidos durante a permanência deste ato da proibição”. Vereador Lauro Nogueira (PT), sobre o projeto de lei que deve regulamentar as atividades das enfermeiras na rede de atenção básica de saúde em Içara (SC).

No mês de dezembro ocorre a formatura

De aproximadamente 90 policias militares na região Sul. Em audiência ocorrida em setembro com o Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Coronel Paulo Henrique Hemm, foi confirmado à permanência desses soldados na região. Na busca de aumentar o efetivo da Guarnição Especial de Içara (Geic) da Polícia Militar, a Mesa Diretora da Câmara Municipal realizará uma reunião com o Comandante da 6ª Região da Policia Militar, Coronel Cosme Manique Barreto, no próximo dia 9 de novembro (quinta-feira), às 15h. 


Segundo o requerente da reunião, o presidente do Legislativo, vereador Alex Ferreira Michels (PSD), a divisão é realizada através do Coronel Barreto. “Na oportunidade vamos discutir quais as formas necessárias para o município suprir sua deficiência no efetivo policial”, frisou Michels. O Presidente acrescentou sobre a luta da Comissão Temporária de Segurança da Câmara Municipal, na permanência dos formandos na região. “Essa Casa fez um excelente trabalho com o apoio das demais Câmaras envolvidas, garantindo novos policiais”.  

Michels realizará no dia 22 de novembro (quarta-feira), às 19h, no plenário do Legislativo, uma audiência de prestação de contas da gestão 2017 da Mesa Diretora.

Os associados da CDL

(Câmara de Dirigentes Lojistas) de Içara (SC) vão contribuir em breve para a manutenção do Observatório Social. 

O acréscimo de R$ 10 no boleto servirá para custear a nova entidade, cujo objetivo é zelar pela aplicação eficiente dos recursos públicos. A inclusão da contribuição foi aprovada em assembleia geral no 31 de outubro.

“O Observatório Social foi uma iniciativa da CDL junto com outras entidades. Após isso, fomos procurados para também contribuir. Por isso convocamos todos os associados para deliberar em assembleia”, coloca o vice-presidente da CDL, Paulo Roberto Brígido. 

“A cobrança incidirá somente após a obtenção do CNPJ”, salienta um dos voluntários, José Renato Brígido.

O Partido Progressista (PP)

Lançou edital para a eleição do Diretório, Executiva e os delegados de Içara (SC) à convenção estadual. A deliberação municipal será realizada no União Clube dos 50, no próximo sábado (11/11), das 9h às 11h. 

De acordo com a presidente Dalvania Cardoso a composição da sigla vai ser debatida. A líder progressista assumiu o partido em 2011 e foi reeleita em 2015. Além disso, disputou a última eleição municipal. A tendência agora é por renovação.

O Partido Progressista tem nomes fortes que podem assumir o comando da sigla nos próximos dois anos.

Cito os empresários Eduardo Espíndola, o Duka, Olavo Della Bruna, Cláudio Blissari e o ex-vereador João Batista Rodrigues. O ex-prefeito Heitor Valvassori deve ficar como presidente de honra.

A maternidade do Hospital São Donato (HSD)

Está novamente sob risco de paralisação. A interrupção está prevista a partir de dezembro caso os recursos em atraso do Governo do Estado de Santa Catarina não sejam quitados. A comunicação emitida pelo Conselho Administraivo da fundação filantrópica foi lida na sessão ordinária da Câmara Legislativa Municipal nesta segunda-feira (6/11).

"Foi feito um cronograma para o pagamento dos repasses atrasados, mas ficaram os valores atuais. Só das parcelas que o Estado tem com o hospital já há R$ 750 mil", coloca o presidente do Legislativo, Alex Ferreira Michels (PSD). 

"Vamos reunir a comissão de saúde para debater os atrasos", completa o presidente da comissão Lauro José Marques Nogueira (PT).

O diretor administrativo do HSD, Júlio César De Lucca, realizou diversas viagens até Florianópolis (SC) nos últimos meses e trouxe na bagagem só promessas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Florianópolis (SC) - A Fundação do Meio Ambiente e a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão assinam nesta terça-feira (7/11), no plenário da Alesc, um Termo de Referência para regularização das licenças ambientais de antenas de emissoras de tv e de rádio.

Brasília (DF) - Durante  reunião com líderes da base aliada na Câmara Federal, o presidente Michel Temer afirmou que continua empenhado para promover a reforma da Previdência, mas admitiu que a proposta pode sofrer derrotas e não ser aprovada integralmente como foi apresentada pelo governo.

Curitiba (PR) - O deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou que o Ministério Público Federal (MPF) e o empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, forjaram uma suposta compra do silêncio dele, para poder incriminar o presidente Michel Temer (PMDB-SP). 

Frase

“Eu pedi isso porque precisamos pensar no bem da cidade. A eleição será somente em 2020 e há possibilidade de o PP estar conosco. Se não estiver, isso não pode influenciar no hoje. Todos os projetos que enviamos à Câmara são amplamente discutidos”. (Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, se referindo a uma possível aproximação entre o PSDB e o PP, visando a eleição municipal de 2020).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
coopercocal