• Coluna de Maso Nyetto - 07 de dezembro/2017

Coluna de Maso Nyetto - 07 de dezembro/2017

07 Dez, 2017 09:16:17 - Colunistas

 “Os recursos foram devidamente provisionados ao longo do ano permitindo ao Governo antecipar e valorizar os servidores, ao tempo em que incentiva a injeção destes valores na economia”.  Secretária do Sistema Econômico de Morro da Fumaça (SC), Dalvânia Cardoso, sobre a liberação da segunda parcela do 13° salário aos servidores municipais, uma injeção de R$ 900 mil na economia.

A possibilidade do parcelamento do ITBI

(Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), em até 12 parcelas mensais e sucessivas, foi aprovada pelos vereadores de Içara (SC).

Para o autor do projeto de lei, vereador Rodrigues Mendes (PMDB), o Sapinho, a proposta é facilitar o pagamento do ITBI, tendo em vista que muitos proprietários de imóveis em dificuldades financeiras acabam não realizando o pagamento da taxa. “É uma oportunidade para as pessoas que possuem contratos de transferência de imóveis, mas que ainda não foram regularizados possa efetuar a operação e registrando o imóvel em seu nome”; destacou. 

De acordo com a matéria aprovada, o parcelamento só será concedido quando não existirem débitos sobre o mesmo cadastro imobiliário, ou em caso de dívida parcelada, somente se o vencimento da última parcela coincidir com a quitação do ITBI. Será acrescido de 1% de juro simples para cada mês parcelado, incidente sobre o montante do crédito. Com a quitação total do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, será autorizada a lavratura de escritura pública no Cartório de Ofício de Notas ou a transcrição do título de transferência no Cartório de Registro de Imóveis. O projeto de lei segue para sanção do prefeito.

O valor do auxílio moradia

do mês de dezembro do deputado estadual João Amin (PP) foi destinado para a construção da Casa Rosa, em Içara (SC). A entrega do valor de mais de R$ 4 mil aconteceu na última sexta-feira (1°/12), em visita do parlamentar à Rede Feminina de Combate ao Câncer, que é uma das entidades que coordena o projeto, em conjunto com a Associação de Mulheres Amigas do Peito de Içara (Ampi) e a Associação Beneficente Berço dos Anjos.

O pedido da doação para a construção da Casa Rosa, surgiu da ex-presidente do Progressistas (PP), Dalvania Cardoso, e do ex-vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho. A entrega do valor ocorreu também ao lado da mãe de João, Ângela Amin, ex-prefeita de Florianópolis (SC).

“Este trabalho das mulheres da Rede Feminina e das demais que fazem parte da idealização da Casa Rosa é digno do reconhecimento de todos nós icarenses”, destaca Dalvania. 

“Nossos sinceros agradecimentos pela colaboração para a Casa Rosa”, enfatiza a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara, Andréa Cristina Pavei.

Rápidas
*O empresário Custódio Abílio da Silva, o Neném do Abimar, aposta que 2018 será um ano melhor para o setor supermercadista e para a economia como um todo. Segundo ele há indícios de melhora.

*O ex-vereador Camilo de Azevedo faleceu nesta quarta-feira (6/12), aos 76 anos, em decorrência de um AVC. O corpo de Camilo está sendo velado na capela do cemitério municipal e o sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira (7), às 10h.

*A leitura obrigatória de versículos bíblicos nas escolas de Içara já foi julgada inconstitucional em 2015. Mas a lei criada em 2011 ainda não havia sido revogada. Foram sete votos a favor e seis contra. 

*  Os bancários da Caixa Econômica de Criciúma (SC) intensificam uma mobilização, nesta quinta-feira, (7), às 10h30min, em frente a agência 415, na Rua Santo Antônio, em defesa do banco como importante patrimônio do povo brasileiro.

* Até semana que vem a Administração de Içara (SC) deve conhecer os valores propostos pela empresa que quer ex-plorar o rotativo na cidade. É a quarta tentativa de ativar o serviço. 

* O Gaeco deflagrou a operação batizada como "Regresso", realizando o cumprimento de seis mandados de prisão, 16 mandados de busca e apreensão e 17 de condução coercitiva nos municípios de Lages (SC) e Otacílio Costa (SC).

* Cada vez que sai uma notícia de uma operação do Gaeco um grande número de içarenses miram os olhos em direção ao Paço Municipal esperando algo novo. No MP tem várias denúncias contra o atual Governo.

Frase
“Excelência, eu não sou Adhemar de Barros, rouba mas faz. Eu não sou. Não sou rouba mas faz. Eu realizo, eu realizei, eu não roubei, eu não pedi propina a nenhum construtor, nenhuma prestadora de serviço”. (Ex-governador Sérgio Cabral/PMDB-RJ, do Rio de Janeiro, se referindo ex-governador de São Paulo, declarou ao juiz Marcelo Bretas, na ação sobre crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro). 

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) -  O projeto Escola Sem Partido PL 130/17 de autoria do vereador Daniel Freitas (PP) foi adiado e será apreciado na Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (11/12) penúltima sessão do ano. A matéria foi retirada da pauta, após pedido do autor do projeto, durante a Questão de Ordem.

Brasília (DF) - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o empresário Jacob Barata Filho, conhecido como o “rei do ônibus” em Rio de Janeiro, volte à prisão, de onde saiu na sexta-feira,(1º/12), em razão de habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes.

Brasília (DF) -  Um dia depois de o relator do processo que pode torná-lo inelegível terminar o voto, o ex-presidente Lula da Silva voltou a desafiar a Justiça, o Ministério Público e a Polícia Federal a apresentarem provas de que ele seja corrupto. Lula disse ser alvo de mentiras  pela internet e que lugar de corrupto é na cadeia.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE