• Coluna de Maso Nyetto - 06 de setembro/2018

Coluna de Maso Nyetto - 06 de setembro/2018

06 Set, 2018 09:12:20 - Colunistas

“Toda ação que visa regionalizar os atendimentos em Saúde, levando especialidades médicas e equipamentos onde ainda não há, ou seja, mais perto das pessoas, terá o nosso apoio, como sempre destacou o governador Eduardo  Pinho Moreira”. Acélio Casagrande, Secretário de Estado da Saúde, aos profissionais do setor de Captação de Recursos do Hospital São José, de Criciúma (SC).

Visando o atendimento de pessoas carentes

e incentivar a doação, foi protocolado na Câmara Municipal de Içara (SC) dois projetos de lei, referentes à criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos e do Banco de Armação de Óculos.

As propostas foram apresentadas, respectivamente, pelos vereadores Edna Benedet da Silva (PC do B) e Israel Rabelo (MDB). Conforme a vereadora o objetivo é fornecer gratuitamente, emprestado, doado, materiais ortopédicos usados ou novos, tais como cadeira de roda e de banho, muleta, andador, bengala, cama hospitalar, tipoia, prótese entre outros. “As pessoas que adquiriram material ortopédico e depois de se recuperar de sua enfermidade não sabem o que fazer com o produto, com isso poderão doar a Secretária Municipal de Saúde, para disponibilizar a quem necessita”, comentou Benedet.

Já a proposta do vereador Rabelo é fornecer gratuitamente armações de óculos às pessoas carentes. Em virtude de muitas pessoas possuírem armações de óculos de grau em casa, estando sem utilização. “São casos que as pessoas deixam de usar óculos de grau ou acabam trocando, e essas armações acabam ficando na gaveta, e de forma totalmente gratuita, poderão ajudar pessoas mais carentes”, explicou.

Segundo o projeto de lei o Poder Executivo poderá firmar parcerias com empresas de óticas da cidade, para que ofereçam descontos aos beneficiados com esta lei, na venda das lentes de grau para as armações. 

Para Edna os projetos contribuem com a saúde pública, especialmente para as pessoas mais carentes. “Doar é um ato de amor, carinho e respeito ao próximo”, finalizou. 

Os projetos de lei foram lidos na sessão ordinária de segunda-feira (3/9), e serão encaminhados para análise das comissões permanentes, antes de suas votações. 

A implantação (1)
de brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais, nas praças e parques, em especial na Praça da Juventude Fernando Luciano Pacheco, no Centro da cidade, foi solicitada pelo vereador Israel Rabelo (MDB), através de indicação ao prefeito municipal, Murialdo Gastaldon (MDB).

Conforme o vereador (2)
a intenção é promover a inclusão social destas crianças. “Os brinquedos tradicionais nos parques públicos acabam excluindo as crianças com necessidades especiais da diversão. A proposta é que essas crianças possam desfrutar do lazer em parque e praças como qualquer outra”, defende.

Visando colaborar com o desenvolvimento do comércio

o Governo Municipal, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), desenvolveu a campanha “Compre em Içara”. 

O evento de apresentação vai acontecer no próximo sábado (8/9), às 10h na Praça da Igreja Matriz São Donato, no Centro. 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Brígido, o objetivo da campanha é fortalecer e proporcionar mais vendas aos lojistas. “Queremos fomentar cada vez mais o comércio. Todo mundo ganha e trazemos mais desenvolvimento para o município”, comentou o secretário municipal.

A cada R$ 50 o consumidor ganha um cupom para participar da promoção. As lojas vão receber os cupons até sábado, onde a promoção será lançada oficialmente. O consumidor sorteado irá ganhar um prêmio, que estará em exposição na praça.

O sorteio vai acontecer no dia 29 de dezembro. “Essa é uma das ações que pretendemos lançar para continuar desenvolvendo nosso comércio”, concluiu Brígido.

Frase
“Eu acho que o Laurence está sendo injustiçado. Espero que amanhã, quando ele for inocentado, tenha o mesmo espaço para fazer justiça a uma pessoa de vida simples, uma pessoa séria, uma pessoa correta, e pode estar havendo uma grande injustiça”. (Entrevista ao Jornal Nacional, da Globo, na última semana, do candidato à presidente, Geraldo Alckmin (PSDB/SP), sobre Laurence Casagrande Lourenço, solto pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal). 

Últimas NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - O presidente Julio Colombo (PSB) deu posse aos suplentes de vereador Daniel Virtuoso Cipriano – sexto suplente  da coligação PSDB/SD/DEM/PV, e Diego Nazário Goulart – quinto suplente da coligação PSDB/SD/DEM/PV. Ambos assumem, por 30 dias, as vagas de Júlio Kaminski e Allison Pires.

Brasília (DF) - O Tribunal Superior Eleitoral realiza nesta quinta-feira (6) a conclusão da Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, e o representante da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) assinarão digitalmente, os programas que serão utilizados nas eleições gerais.

Brasília (DF) - A defesa do ex-presidente Lula da Silva (PT) apresentou ao Supremo Tribunal Federal um novo recurso para reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que barrou a candidatura do petista com base na Lei da Ficha Limpa, em estratégia que amplia a ofensiva no Judiciário para garantir na disputa.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE