Coluna de Maso Nyetto - 05 de setembro/2017

05 Set, 2017 11:47:56 - Colunistas

“Todos os processos de análises de projetos, alvará e habite-se, poderão ser cadastrados pelo site www.icara.sc.gov.br, via Protocolo Web a partir dessa segunda-feira”. Arnaldo Lodetti Júnior, secretário de Planejamento, no lançamento do Protocolo Web.

A oficialização da implantação do Observatório Social em Içara

depende da captação de R$ 7 mil mensais. "Somente com a garantia de apoiadores obteremos o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e vamos compor então a diretoria", afirma um dos integrantes da comissão de implantação, José Renato Brígido, ex-componente do Movimento Içarense pela Vida (MIV). 


Ao todo, 14 entidades já manifestaram apoio, entre elas, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nesta segunda-feira (4/9), com a reunião de diretoria dedicada ao conhecimento dos trabalhos já realizados. "O Observatório Social de Içara nasceu na CDL. Atualmente somos em 12 pessoas. Tivemos uma capacitação e chegamos agora na fase de implantação. Quanto mais mantenedores contribuírem, mais sustentáveis seremos", coloca Brígido. 

A projeção é que a formalização com o CNPJ ocorra até janeiro de 2018. "Acreditamos na importância deste serviço. É um trabalho que vai impactar em melhores práticas administrativas e no uso mais eficaz dos recursos do Município", pontua Alexandre Fernandes, presidente da CDL.

O Advogado Vanderlei Zanetta

afastado inicialmente por 60 dias, se considera vítima de assédio moral por parte da Administração Municipal. Segundo ele, o processo administrativo é uma forma de intimidar a atuação do procurador até então humilhado. “Sempre fui afastado das discussões internas. Nunca conversaram comigo sobre qualquer assunto relevante. Sou efetivo e nem mesmo para os cursos sou convidado. Meu trabalho é proteger o Município. Estou com a consciência tranquila”, relata. “O Município alega que foi prejudicado em razão da não vinda da empresa Cimolai, ao qual dizia que era uma empresa italiana, mas no bojo do processo, comprovei que era uma empresa brasileira sediada em São Paulo com capital estrangeiro, por isso, precisaria de autorização do Governo Federal. Demonstrei isso. Mandei tanto para o prefeito quanto o procurador recomendação para a conversão da doação do terreno em concessão. Me orientaram a fazer o que cabia a minha consciência”, indica.

No caso do leilão de imóveis, Vanderlei também se manifesta contrário devido a relevância em que avalia ter a área para a cidade, mas afirma que não se opõe a construção de um novo Paço Municipal. “Foi desapropriada para que houvesse uma praça pública e houve o início da construção do Complexo Cultural. Quando o município precisar de um imóvel no futuro, teremos que comprar”, coloca. “Se eu tivesse oportunidade, estas ações não teriam sido levadas ao Judiciário”, acrescenta.

Além das ações judiciais contra a doação de imóvel à Cimolai e o leilão de terrenos, contra Vanderlei é atribuída fraude nas peças assinadas pela filha, inclusive, com a comunicação à Ordem dos Advogados do Brasil. “Ela já me ajudava desde os tempos da faculdade. Não posso contratar outro advogado. Peço para que ela faça”, contrapõe. O processo interno também deverá apurar se houve atendimento de particulares em horário de expediente como servidor público. “Isso não acontece”, pontua.

Zanetta, que é um profissional competente, entende de leis e não está falando bobagens. Cabe ao Ministério Público investigar quem, realmente, está causando prejuízo ao município. 

Quem faz sombra e contraria as vontades do prefeito Murialdo Gastaldon (PMDB) é considerado inimigo. O meu caso é um exemplo. O Jornal Içarense não recebe mídia da prefeitura por não ser conivente, mas tem quem se presta a essa prática.

O término da pavimentação

da Rua José Felisbino, no Bairro Jardim Silvana, em Içara (SC), foi solicitado através de indicação, apresentada na sessão ordinária da Câmara, desta segunda-feira (4/9), ao Prefeito Municipal, de autoria do vereador Duca Zata (PP). 


Segundo o progressista faltam poucos metros para complementação da referida via pública, rua de acesso ao Loteamento Santiago. “O trecho não pavimentado, encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade, tomada por buracos, existindo ainda trechos que estão intransponíveis ao tráfego de veículos e principalmente pedestres”; justificou Zata. O vereador acrescentou que a solicitação decorre do interesse manifestado pelos moradores. “A situação exige a pronta ação da Secretaria de Obras, uma vez que a população teme o agravamento da situação, elevando ainda mais o grau de dificuldades dos moradores”, finalizou o representente do PP na Câmara.  

Abelardo Luz (SC) - Os novos prefeito e vice-prefeito eleitos de Abelardo Luz são Wilamir Cavassini (PSDB) e Jorge  Piccinin (PP), com 4 mil votos, representando 41,34% dos votos. Os  adversários foram Celso Santin (PMDB), Vilmar Baumgratz (PT) e Altair Lavratti (PSOL).

Brasília (DF) - A China quer ampliar a compra de carnes do Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente chinês, Xi Jinping, ao ministro da Agricultura e Abastecimento, Blairo Maggi. A China já é um dos principais destinos das carnes produzidas em Santa Catarina, que quer uma fatia maior.

Brasília (DF) - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse nesta segunda-feira (4/9), que o acordo de colaboração premiada firmado pelo Ministério Público Federal com a JBS pode ser anulado caso sejam comprovadas irregularidades por parte dos executivos do grupo empresarial.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança