• Coluna de Maso Nyetto - 02 de março/2017

Coluna de Maso Nyetto - 02 de março/2017

02 Mar, 2017 13:54:43 - Colunistas

 "O aumento no número de vereadores exige uma reestruturação do Legislativo, assim como a adequação dos gastos, haja visto o momento econômico do país”. Advogado Marcelo Colonetti, diretor da Geral da Câmara Municipal de Içara (SC), que assumiu o cargo em 1° de janeiro de 2017 a convite do presidente Alex Michels.

O deputado estadual Adilor Guglielmi (PSDB)

aproveitou a solenidade de assinatura de ordem de serviço para construção de nova linha de transmissão de energia elétrica para a região extremo sul do estado, via Celesc, para também entregar ao governador Raimundo Colombo (PSD) um documento especial da comunidade empresarial e entidades de classe locais, apelando para o aumento de efetivo dos bombeiros da 2ª Cia do Batalhão de Içara.

De acordo com o documento, assinado pela direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e representantes de outras dez entidades, a situação é preocupante porque o atual efetivo não consegue atender ocorrências simultâneas, colocando em risco a população e há necessidade de, pelo menos, mais 20 militares para integrar a corporação. Dóia disse que o governador irá encaminhar a situação para análise do Comando Geral dos Bombeiros.

Ele também entregou ao governador Raimundo Colombo (PSD) e ao vice-governador Eduardo Moreira (PMDB), convite para a festa de inauguração do Santuário do Sagrado Coração de Jesus da comunidade de Morro Bonito, em Içara (SC), prevista para o dia 23 de abril. ”E´uma festa religiosa e uma obra muito importante e simbólica para a comunidade reginal”, observou Dóia.

O que parecia

ter sido um ataque criminoso não passou de uma encenação entre dois recrutas, resultando no corte de dedo de um deles. Pois então, o roubo de um Fuzil Fal 762, com 20 munições, do 28º GAC foi na verdade uma armação. Um recruta, que estava de folga, entrou pelos fundos e simulou o ataque ao colega, que cortou o próprio membro.

Ele queria garantir uma indenização ou mesmo uma aposentadoria.

Os antigos do PMDB

podem trocar de sigla e virar oposição ao atual prefeito de Içara (SC). Tudo vai depender dos encaminhamentos para eleição da Cooperaliança, em 2018. Gentil da Luz é um dos candidatos a sucessão de JR. Será que terá o apoio do prefeito?

A falta de habite-se
no prédio onde está localizada a Câmara de Vereadores, de propriedade de José Guessi, é a ponta do iceberg e uma demonstração de que muitos prédios também não tem o documento. Cadê a fiscalização dos bombeiros? Já recebi informações de que tem construções de oito andares que pagam menos de R$ 1 mil de IPTU. Será?

Em 2015 os vereadores aprovaram a  renovação do programa Habite-se Legal para regularização administrativa das construções já edificadas. E parece que não deu em nada.

O tratamento da rede de esgoto
começa neste mês. Serão aproximadamente 3,8 mil unidades consumidoras beneficiadas no Centro, Jardim Elizabete, Jaqueline, Raichaski e Cristo Rei com mais de 45 mil metros de tubulação até a estação no Bairro Tereza Cristina. Para todos a cobrança começará em abril mesmo que não haja ligação na rede. O valor será equivalente ao consumo de água.

As obras do sistema de esgotamento iniciaram em 2010 com a perspectiva de que o funcionamento ocorresse a partir de 2012. O prazo seria suficiente para que o próprio serviço fosse suficiente para a cobertura do empréstimo de R$ 10 milhões após o período de carência. Entretanto, desde junho de 2013 a obra está sendo paga sem uso efetivo da rede iniciada pelo Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e posteriormente repassada à Casan.

Frase
“Foi uma traição, que acabou por colocar em dúvida a postura de Temer e de seus principais aliados. Isso não destruirá os planos do presidente, mas atribuirá dificuldades ao governo para aprovar a agenda reformista com margem”. (Informantes do Palácio do Planalto sobre a delação da Odebrecht).

MASO NYETTO



MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
Cooperaliança