Coluna de Maso Nyetto - 02 de dezembro de 2016

02 Dez, 2016 16:20:46 - Colunistas

“Fiz campanha com Dalvânia, para mim uma guerreira, que recebeu 10.484 votos sem ter estrutu-ra. Dentro da Câmara Municipal vou seguir a carti-lha do PP. Será uma oposição responsável, com uma forte fiscalização do governo, mas que também irá cumprir O papel de ajudar na gestão da cidade”. Vereador Eduardo Zata (PP), que assume uma das três cadeiras do Partido Progressista na Câmara Mu-nicipal a partir de 1° de janeiro de 2017.

Vereador Rodrigues Mendes (PMDB)

depois de ficar na su-plência e ser reeleito nas eleições de 2 de outubro de 2016 com 1.481 votos deve ser um dos destaques da sigla no Poder Legislativo.

Ele participou do en-con-tro promovido pelo gabinete do deputado federal Ronal-do Benedet (PMDB), que reu-niu prefeitos, vices e verea-dores da Amrec e Amurel, em Balneário Rincão (SC).
Sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara Muni-cipal, Sapinho ainda não dwfiniu se votará em Antônio de Mello (PSDB) ou em Alex Michels (PSD), candidato do prefeito Murialdo Gastaldon (PMDB).

Na calada da noite
da última quarta-feira (30/11), a Câ-mara dos Deputados orquestrou um grande “golpe” à nação brasileira, des-figurando completamente o Projeto das 10 Medidas Contra Corrupção. 

Não respeitaram o luto dos brasilei-ros com o tragico acidente áreo que matou 71 pessoas, a maioria ligada a Chapecoense-SC. E tão pouco respeita-ram a vontade da maioria dos brasi-leiros, seus patrões. Tiraram a Dilma e colocaram o Temer com o objetivo de acabar com o Lava Jato

A devolução 
para a Câmara Municipal para revisão do orçamento municipal de 2017 não resultou em interferências no texto original. O documento retornou ao Poder Legislativo sem modificações e jdeve ficar trancado nas comissões da Casa.

O pedido de reavaliação baseou-se na possibilidade de erro nos valores a ser repassados para a própria Câmara. O repasse para o próximo ano está previsto em R$ 4,5 milhões, ou seja, uma queda de quase R$ 1,5 milhão diante do valor atual.

Quem vai ganhar essa queda de braço?

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
revela que a expectativa de vida do brasileiro nascido em 2015 aumentou e pas-sou a ser de 75,5 anos. Em 2014, era de 75,2 anos.

Em 2015, a unidade da federação com maior expectativa de vida foi Santa Catarina (78,7 anos). O estado também apresentou a maior esperança de vida para os homens (75,4) e para as mulheres (82,1).

No outro extremo, estão o Maranhão, com a menor expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos (70,3 anos), Alagoas, com a menor esperança de vida para os homens (66,5 anos), e Roraima, com a menor para as mulheres (74 anos).

As informações são usadas como parâmetro para o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. Os detalhes da pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil podem ser acessadas neste link.

Salto de 30 anos na expectativa

De 1940 a 2015, a esperança de vida no Brasil para ambos os sexos passou de 45,5 anos para 75,5 anos, um aumento de 30 anos. No mesmo período, a taxa de mortalidade infantil caiu de 146,6 óbitos por mil nascidos vivos para 13,8 óbitos por mil, uma redução de 90,6%.

Todas as idades foram beneficiadas com a diminuição dos níveis de mortalidade, principalmente as idades mais jovens, nas quais se observam os maiores aumentos nas expectativas de vida, com maior intensidade na população feminina.

Em 1940, um indivíduo ao completar 50 anos tinha uma expectativa de vida de 19,1 anos, vivendo em média 69,1 anos. Com o declínio da mortalidade neste período, um mesmo indivíduo de 50 anos, em 2015, tem uma expectativa de vida de 30,2 anos e consequentemente uma vida média de 80,2 anos, vivendo em média 11 anos a mais do que um indivíduo da mesma idade em 1940.

Frase

“A Odebrecht reconhece que participou de práticas impróprias em sua atividade empresarial. Não importa se cedemos a pressões externas. Foi um grande erro, uma violação dos nossos próprios princípios, uma agressão a valores consagrados de honestidade e ética. Não admitiremos que isso se repita”. (Comunicado da Construtora Odebrecht sobre a Operação Lava jATO).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - Nesta sexta-feira (2/12) 240 fa-mílias que recebem as chaves das novas casas. Integrante do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, o Re-sidencial Jardim União, começa a ganhar vida a partir do ato de inaugu-ração que deve contar com o ministro das Cida-des, Bruno Araújo.

Florianópolis (SC) - O de-putado Rodrigo Minotto (PDT) foi eleito o novo pre-sidente do bloco brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM). A cerimô-nia de posse do parlamen-tar aconteceu na Assem-bleia Legislativa de Santa Catarina, em meio às ativi-dades que integram o Se-minário do Mercosul.

Chapecó (SC) - O presi-dente da República, Mi-chel Temer (PMDB), e o go-vernador Raimundo Co-lombo (PSD) irão acompa-nhar o velório coletivo dos mortos no acidente aéreo com a delegação da Cha-pecoense-SC. A cerimônia fúnebre acontecerá na Are-na Condá, em Chapecó, (SC) e está prevista para esta sexta-feira (2/12). 


TEXTO: MASO

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança