• Coluna de Maso Nyetto - 01 de agosto/2017

Coluna de Maso Nyetto - 01 de agosto/2017

01 Ago, 2017 09:45:31 - Colunistas

“Meu trabalho é nos bairros ouvindo a população. Também continuo em visita às empresas e disponível a dar suporte ao prefeito (Murialdo) quando ele precisar", resume”. Vice-prefeito Sandro Giassi Serafin (PMDB), que não faz parte do secretariado do Governo de Içara (SC).

Por iniciativa do vereador Duca Michels Zata (PP)

a Câmara Municipal de Içara realizou na última quinta-feira (27/7), sessão especial alusiva ao Dia do Apicultor. Foram homenageados apicultores do município, além da Associação dos Apicultores de Içara, representada pelo presidente Agenor Sartori Castagna, que recebeu uma placa comemorativa.  

O apicultor Edenir Ugioni Zata, recebeu do autor da Lei Deputado Estadual Antônio Aguiar, uma placa com a Lei Estadual Nº 16.913, de 29 de Abril de 2016, reconhecendo o município como Capital Catarinense do Mel. Também se fez presente o Presidente da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Nésio Fernandes de Medeiros. 

“A sessão é uma forma de parabenizar o trabalho dessas pessoas de nosso município. A atividade iniciou como sendo secundária para a renda familiar, e passando para várias gerações. Hoje a apicultura se profissionalizou, possuindo cursos de graduação na área”; destacou o vereador Zata.

Lembro que em um passado recente a Câmara de Vereadores rejeitou o título de Cidadão Honorífico a Castagna, por questões políticas. 


Valmor Ângelo Rosso (1),
suplente de vereador progressista, foi absolvido em primeira instância por omitir declaração de bens à Justiça Eleitoral. 

Segundo juiz Fernando Dal Bó Martins, independente do valor (se expressivo ou não), em nada afetou o processo eleitoral a falta de inclusão de um veículo e valor em dinheiro. "Não houve, de fato, nenhuma repercussão concreta, seja para favorecer o candidato ou para prejudicar", colocou o magistrado sobre a denúncia realizada pelo Ministério Público. Rosso recebeu 639 votos em 2016. Da decisão, ainda cabe recurso.

Além do de Rosso (2)
ocorreu decisão favorável a Antônio Cechinel pelo mesmo motivo, neste caso, devido a propriedade de uma motocicleta. Ele teve 83 votos em 2016. "A omissão não implicou burla a nenhum requisito para a candidatura e não teve o potencial de atentar contra a isonomia do pleito. A própria denúncia não especifica nenhuma consequência dessa natureza", afirma o juiz eleitoral. “Assim, não se pode concluir que o fato caracteriza ilícito penal, considerando que o direito penal deve se ocupar somente de condutas ofensivas", completa o magistrado.

Comissão de Içara (SC)

do Partido Republicano Brasileiro (PRB) marcou presença, neste final de semana, no 3º Encontro Estadual, com o presidente Adair Benjamin de Souza (China) e Darlan Lima. A reunião ocorreu no último sábado (29/7), no Sítio Maciambu, em Palhoça (SC). O ex-deputado Paulo Bornhausen (PSB), o deputado estadual Gelson Merísio (PSD) e Hélio Costa, apresentador na RIC Record, também compareceram ao evento do Partido Republicano Brasileiro.

Frase
“Para a consumação do crime basta que a pessoa solicite a vantagem, mesmo que não a receba diretamente”. (Fernando Castelo Branco, especialista em direito penal econômico e professor do Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP-SP), sobre a acusação da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - A mudança do projeto, agora enquadrado em princípios legais e constitucionais, foram os argumentos da maioria dos vereadores para aprovar o projeto da Afasc que trata de novos critérios para contratação de Organizações Sociais (OS) pelo município criciumense.

Florianópolis (SC) - O Governo de Santa Catarina e o Badesc assinam contratos no valor total de R$ 54,6 milhões com 17 municípios. Dentre as ações das assinaturas dos contratos estão a pavimentação de vias, aquisição de ônibus escolar e de máquinas, infraestrutura viária, entre outros.

Brasília (DF) - A Procuradoria-Geral da República entrou no Supremo Tribunal Federal com novo recurso pedindo a prisão do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A PGR pretende anular decisão do ministro Marco Aurélio, que  determinou o retorno dele ao Senado.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE