• Coluna de Maso Nietto - 29 de setembro de 2017

Coluna de Maso Nietto - 29 de setembro de 2017

29 Set, 2017 09:27:59 - Colunistas

 “Precisamos aproveitar que o vice Governador Eduardo Moreira será governador durante o próximo ano e lançar ele a reeleição. A população do Sul vai nos cobrar isso. Vamos deixar a oportunidade passar?”. Prefeito Murialdo Gastaldon (PMDB), no encontro do Movimento A Vez do Sul, com lideranças políticas e empresariais, realizado em Criciúma, nesta quinta-feira (28/9).

O comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina 

Coronel Paulo Henrique Hemm, prometeu ampliar a frota de veículos e manter os policiais que estão se formando em dezembro na região de Criciúma (SC). 


Ao todo, são 90 policiais. O que não ficou claro é quantos destes virão especificamente para a Guarnição Especial de Içara (Geic). 

O encontro, liderado pela Câmara de Vereadores foi muito representativo ao contar com representantes de outros municípios, além de Executivo e deputados da região. Entre os deputados presentes, estiveram Adilor Guglielmi (PSDB), o Dóia, Ricardo Guidi (PSD) e o secretário de infraestrutura Luiz Fernando Vampiro (PMDB). E os outros deputados, Cleiton Salvaro (PSB), Nei Ascari (PSD), Milton Scheffer (PP) e Valmir Comin (PP) onde estavam?

Rápidas

* Por motivos de saúde foi cancelada a palestra " Mediação de Conflitos - O Novo Paradigma e a Cultura de Paz", que ocorreria na Unesc, com o ministro do STJ ( Supremo Tribunal de Justiça), Marco Aurélio Gastaldi Buzzi. 

* Comerciantes de Vila Nova não estão nada contente com os carteiros que não entregam as encomendas alegando não achar o endereço e as mercadorias são devolvidas. Alguns deles já colocaram um aviso para não ficar no prejuízo.

* É uma pena que poucas pessoas participaram da terceira audiência pública do Plano Diretor, na última quarta-feira (27/9), no Clube Ipiranga. Ou o evento não foi divulgado ou o Governo Municipal não tinha interesse de público. 

* As demandas na tramitação do Plano Diretor  foram colocadas em discussão, mas novamente não teve tempo hábil para análise da participação popular. Uma nova data será marcada. Dos 54 delegados, compareceram 22.

*Administração Municipal convoca proprietários de terrenos e de capelas para regularizar situação nos cemitérios. As documentações que eram armazenadas em papel, agora fazem parte de um sistema informatizado e mais preciso. 

* Apenas 3% dos brasileiros avaliam a gestão do presidente Michel Temer como boa ou ótima, de acordo com pesquisa CNI/Ibope divulgada  quinta-feira (28). Outros 16% consideram regular e 77% ruim ou péssima. Apenas 3% não responderam.

No Brasil

Acontece um  movimento suprapartidário em defesa da Política Pública de Assistência Social, composto por gestores públicos, trabalhadores, conselheiros, entidades, usuários e militantes da política de Assistência Social. O movimento trabalhará em defesa da recomposição do orçamento Federal, destinado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para o exercício 2018. 


Segundo a secretária de Assistência Social de Içara (SC) e presidente do colegiado de Assistência Social da Amrec, Jaqueline dos Santos, haverá redução de 98,05%.

Uma pesquisa nacional

Do Instituto Guimarães, encomendada pelo DEM, mostrou um aumento na rejeição dos entrevistados aos partidos políticos brasileiros. Chama a atenção nos resultados, divulgados pela coluna da jornalista Mônica Bergamo no jornal Folha de S.Paulo, a posição do PSDB e do PMDB, que aparecem pior que o PT e contam com a animosidade de três em cada quatro pessoas ouvidas pelo instituto.

Do total dos consultados, apenas 13%, em média, defendem tucanos e peemedebistas. Apesar de estar melhor que os concorrentes, o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, também conta com uma alta rejeição do eleitorado, estimada em 62%, frente a 28% que aprovam a atuação da legenda.

OUTRAS NOTÍCIAS 

Florianópolis (SC) - Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina desaprovaram, por unanimidade, as contas do diretório estadual do Partido Verde (PV) referentes ao exercício financeiro de 2015. Não foi justificada a doação recebida no valor de R$ 6.5 mil. Apesar da desaprovação o partido não sofreu sanção do Tribunal Regional Eleitoral. 

Brasília (DF) - O plenário do Senado adiou a votação de medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), que teve o mandato suspenso e a liberdade noturna restrita. O líder do PSDB, Paulo Bauer (SC), pediu que a análise fosse postergada para terça-feira (3/10). O objetivo é minimizar o embate público entre os Poderes.

Brasília (DF) - Os filhos e enteados do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), foram alvos nesta quinta (28) de uma operação da Polícia Federal contra uma organização criminosa que teria desviado R$ 32 milhões em verbas públicas na aquisição de uma fazenda e na construção de casas do Minha Casa Minha Vida em Boa Vista, capital de Roraima.

Frase

“A Procuradora-Geral da República requer vista dos autos para exame da matéria e manifestação eventualmente cabível”. (Procuradora-geral da República, Raquel Dodge  sobre os autos das ações em que antecessor, Rodrigo Janot, pediu o impedimento do ministro do STF, Gilmar Mendes.)

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança