• Coluna de Elza de Mello - 29 de setembro/2017

Coluna de Elza de Mello - 29 de setembro/2017

29 Set, 2017 09:14:12 - Colunistas

Içara Nossa Terra Nossa Gente (226)

Eu sempre gosto de estar entre alunos, especialmente os alunos do Ensino Fundamental. Gosto da inocência das crianças, do amor verdadeiro que elas mantem com as pessoas que confiam e que admiram.

Creio  que  nós só temos o que somos, e isso ninguém pode nos tirar. Todos os outros  bens materiais são vulneráveis ao tempo, aos sinistros, ao valor de mercado e até passiveis de perdas com a morte. Mas o que somos é um bem tão real que passa a ser valores em todas as etapas de vida. Porém só quem tem consciência do valor de ser, antes do valor de ter pode entender isso na sociedade em que vivemos. E como os valores nos são repassados em nossa formação familiar, entendo o orgulho de nossos ancestrais pela cultura de origem açoriana,  por nossos valores familiares. 

Mas estar entre os alunos do Colégio Cristo Rei, na ultima sexta-feira, dia 22 de setembro, na abertura da feira cultural, foi muito bom. O convite foi feito à Academia Içarense de Letras e Artes (Aila), e a Professora Iêde Cardoso dos Santos nos inscreveu. Como educadoras e escritoras, amamos estar entre livros e crianças. Especialmente eu que havia estado com os alunos da Professora Iana Silveira Brígido em um momento doProjeto Pedagógico, falando sobre a Içara (SC) de ontem e de hoje. Na oportunidade as crianças me falavam seus sobrenomes de origem esperando, com os olhinhos brilhando de curiosidade, que eu soubesse a procedência étnica. 

Foi muito gostoso estar com elas novamente na abertura da feira cultural e visitar o estande com os materiais que  produziram em sala de aula. Entre índios e europeus, chamava  atenção a exposição de artefatos usados no trabalho dos colonizadores içarenses. E as crianças nos conduziam pelo estande falando  com desenvoltura e conhecimento de uma época atemporal a sua idade.  Percebia-se o assunto bem conduzido pela professora e assimilado pelo aluno. Muito bom!! São momentos como esse que percebemos a riqueza de ser professor, independente a qualquer valorização social.

Obrigada professora pelo convite, obrigado alunos pelo trabalho lindo que fizeram sobre Içara (SC), Nossa Terra e Nossa Gente. Os trabalhos foram grandiosos como cada um dos trabalhos apresentados. É na culminância de um projeto que percebemos como são ricos os trabalhos didáticos de nossas escolas.  A ACAI agradece aos professores, orientadores e gestores a alegria de partilharmos esse dia com o C.C.Rei. 

Até a próxima semana com mais assunto de Nossa Terra e de Nossa Gente.

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


Cooperaliança
coopercocal