• Coluna de Elza de Mello - 29 de novembro/2017

Coluna de Elza de Mello - 29 de novembro/2017

29 Nov, 2017 09:21:04 - Colunistas

Içara Nossa Terra Nossa Gente (234)

Sábado passado, dia 25/11/2017 foi um dia especial. Um dia de reconhecimento ao trabalho de um grupo de pessoas aguerridas, entendedoras de cultura, a cultura raiz, de base familiar e que brota na essência do ser e fazer étnico. Sei que a maioria das pessoas que estão vivendo e secretaria e departamentos, ditos profissionais e com os salários de bom padrão, pagos por nós, povo contribuinte não entendem nossa atuação. Sei que as administrações municipais não enxergam nosso trabalho e nos consideram empecilhos por querer preservar hábitos, saberes e vivência que a sua fundação cultural trata com certo preconceito. Somos estorvos para o bom andamento de sua administração em certos departamentos. Isso não nos passa despercebido. Mas quando recebemos reconhecimento de instâncias que identifica-nos, isso é um privilégio que amorosamente registramos para a posteridade. E o Jornal Içarense, aquele que nos observa e nos reconhece nos espaços local e outros espaços sociais, premiou-nos com um Destaque Içarense. Este certamente se juntará a outros que costumamos receber na Capital Catarinense, como reconhecimento de nosso fazer Cultural: Pesquisa e artesanato. Somos uma entidade sem reconhecimento no município, mas somos conhecidos e reconhecidos em toda Santa Catarina e até mesmo no exterior como grupo de danças, folclore, artesanato e pesquisadores. Afinal, somos um município geminado e plantamos no exterior, em Portugal, nossa bandeira de Associação Cultural reconhecida nas ilhas açorianas.

E a noite transcorreu com muitas novidades. O destaque rinconense trouxe muitas pessoas conhecidas, especialmente manezinhos com os quais convivíamos e nos deixaram saudades com a emancipação do Balneário Rincão. Embora estejamos sempre em sintonia quando se trata de cultura. Mas a mudança de prefeito também nos distanciou. Há um novo olhar para o que se conceitua cultura e penso que a cultura prestigiada do Rincão será o carnaval. Assim como em Içara são as danças urbanas. Cada dirigente mantem a sua postura de conceituação.

Mas valeu Mazo!! Sei que pensamos com critérios muito parecidos e amamos mais que tudo nossa terra e nossa gente. Às vezes lutamos muito para manter de pé nossos ideais, mas sempre argumentei que certos governos fazem retardar os ideais, mas nunca os abortam. Um dia ou outro ressurgem das cinzas antigas ideias alinhavadas e acontece a realização de alguns sonhos. Ser uma cidade geminada é um dos fatos, pois ser reconhecida em outras terras nos faz valente para a luta. Poder manter intercâmbio, mesmo que seja apenas entre a Associação reconhecida lá fora, nos motiva para permanecermos de pé em nossos ideais. Um dia a mudança acontece. Por hora a Associação Cultural Açoriana de Içara quer lhe agradecer a gentileza de nos colocar no mesmo ambiente das entidades mais prestigiadas pelas administrações municipais: Indústria, comércio e seus administradores. Parabéns a você, integrante do grupo e que fazem a ACAI ser uma Associação reconhecida. De Florianópolis trouxemos um Destaque e em Içara o segundo Destaque do ano.

Agora é seguir alinhavando sonhos de termos uma sede para a Associação e plantando sementes de perseverança para as novas gerações que vivem um período histórico atípico. A utopia de nossa juventude parece ser desconhecida da nova geração. Mas somos semeadores e nada nos detém. A colheita ficará para novos operários.

Um abraço do tamanho de nosso amor por nossa terra e por nossa gente.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal