Coluna de Elza de Mello - 27 de junho/2018

27 Jun, 2018 10:03:35 - Colunistas

IÇARA NOSSA TERRA NOSSA GENTE (304)

E o último domingo amanheceu chovendo. Perto da hora da missa, às 10 horas da manhã chovia a cântaros. Precisava ter vontade para ir até a igreja. E como o motivo seria celebrar o terceiro ano de ordenação sacerdotal de nosso Pároco, me revesti de coragem e fui até à  Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, em Vila Nova. Havíamos sido convidados, como membros da capela Santa Rosa de Lima, de Sanga Funda,  na ultima missa celebrada. E se a data se reveste de tamanha significância para o Padre, precisamos contribuir com as homenagens, afinal somos comunidade dirigida espiritualmente pelo Padre Maxssuél da Rosa Mendonça; ovelhas do mesmo aprisco. 

A missa, planejada com esmero, teve a participação de Padre Oscar Pietrick, amigo e orientador espiritual de Padre Maxssuél. É ao Padre Oscar que Padre Maxssuél procura em suas horas de conflitos, de fragilidade como qualquer ser humano. E Padre Oscar ouve com atenção e tem sábios conselhos ao seu amigo. É como se diz, um bom e verdadeiro amigo é um irmão que a vida não uniu na família, mas envia durante nossa passagem pela vida terrena. Acompanhado dos pais e das madrinhas, além dos colaboradores das diversas Pastorais e Ministérios, Padre Maxssuél teve seu aniversário de ordenação muito abençoado. Três anos de ordenação, suas Bodas de Trigo. O trigo significa a prosperidade e a união, como se ao longo dos anos juntos a nós, paroquianos, estivéssemos plantando algo e fosse o momento da colheita, representando o amadurecimento de sua escolha vocacional. Padre Maxssuél era a expressão de alegria e contagiava a todos os presentes na celebração.

Ao ser contado um pouco da história de sua vida, soube que Padre Maxssuél é filho único e sempre teve uma vontade irrefutável de tornar-se Sacerdote. Com tantos apelos mundanos  sua vontade de servir à Igreja não foi desvirtuada. Poderia ter feito qualquer outra formação acadêmica, escolhido uma profissão que lhe desse status, formado uma família e deixado sua descendência à posteridade. Mas escolheu viver a exemplo de seu inspirador, Jesus de Nazaré que tudo largou em plena juventude para levar ao mudo a Palavra de Deus. E assim, em meio a tantos desafios e seduções, eis um jovem realizado e celebrando seu terceiro ano de ordenação sacerdotal. Um exemplo que nos enche de carinho. Talvez dê a sua mãe um orgulho imenso ver e sentir a grande satisfação de seu único filho entre seus paroquianos.  Como é belo ver a satisfação de um jovem entre outros tantos irmãos e irmãs de todas as idades e de todos os segmentos social, refletido nas autoridades municipais que se encontravam presentes, atendendo ao seu convite.

Depois da missa solene, seguiu-se o almoço partilhado entre os convidados, que contribuíram com uma taxa simbólica para o sucesso da data especial – Bodas de Trigo de Ordenação de Padre Maxssuél da Rosa Mendonça. E entre amigos, a degustação do cardápio organizado pela Pastoral Vocacional mostrou que nossas escolhas são também escolhas missionárias, quando atendemos ao chamado de Deus, já que estamos em missão enquanto caminheiros do planeta terra.

Domingo é o Dia do Senhor e foi o dia de um evento muito especial pela significância da data comemorada por um jovem Sacerdote. Que o Senhor abençoe e proteja sempre essa escolha  vocacional!! 

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE