Coluna de Elza de Mello - 23 de agosto/2018

23 Ago, 2018 10:50:35 - Colunistas

IÇARA NOSSA TERRA NOSSA GENTE (307)

Atualmente a  escola trava uma batalha com o processo de alfabetização que faz a superioridade escolar – leitura e registro da escrita, objetivos principais da educação. E quando o processo não alcança a objetivo determinado, a sociedade sofre com as estatísticas de um IDH deficiente e o titulo de péssimo ensino. O professor consciente de seu papel social está sempre organizando ações e desenvolvendo reflexões para chegar com seus alunos a esta etapa da aprendizagem escolar. Coloco aqui duas redações que trazem o objetivo didático bem delineado e, consequentemente o resultado como exemplo de uma ação pedagógica bem-sucedida da Professora Cida Ronconi. E Içara Nossa Terra Nossa Gente Parabeniza alunas e Mestra.

Temos que ‘Regar’ o Nosso Corpo e Mente – esse foi o título da redação desenvolvida pela aluna Carolaine Zefino Pereira.  E em sua explanação ela questiona e disserta:

Você já pensou na importância da sua saúde? Ela jamais pode ser deixada de lado. Vou dar o exemplo de uma simples florzinha que tenho dentro de minha casa. Se eu ficar muito tempo sem regá-la, ela não irá durar muito. Logo em seguida murchará e pode ser tarde demais para cuidar dela. Assim é a nossa saúde, temos que cuidar dela antes que sejamos prejudicados. O esporte de várias formas te proporciona benefícios, é uma ferramenta incrível para cuidar de sua saúde, traz ao praticante uma boa qualidade de vida, sendo a saúde mental e física. Sabemos que tem um grande número de pessoas com depressão e problemas do tipo. É importante trabalhar de forma correta com seu psicológico, ocupar o seu tempo, fazer amizades, sair da rotina diária. O esporte oportuniza a felicidade através do bem estar e do lazer. Acredite, o esporte pode mudar a seu futuro. E Carolaine arremata sua reflexão com um pensamento de Lair Ribeiro – “Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde terá que tirar tempo o para cuidar da doença”.

A aluna Alice Alcará da Silva  trabalhou o tema tecnologia  com o titulo – Mundo controlado. E assim ela fez sua dissertação:

É de conhecimento geral que as tecnologias vêm crescendo no âmbito social, escolar e profissional. Atualmente elas estão presentes no cotidiano, sendo difícil concluir uma tarefa sem o auxílio das ferramentas tecnológicas. Essas ferramentas ganham destaque na escola e no local de trabalho, onde o uso da internet, como fonte de pesquisa e de estudo, é imprescindível para elaboração de mapas, gráficos e textos que necessitam de dados, os quais estão inseridos em sites e páginas online de forma muito mais prática e rápida do que em livros, revistas e jornais, como eram obtidos em décadas passadas.

No espaço social, a tecnologia tem funções muito importantes, através de um de seus recursos, a internet que abre portas para o uso das famosas redes sociais que além de um passatempo, tornam possível a comunicação com pessoas de lugares distantes. Com isso fica mais fácil conhecer diferentes línguas, costumes, tradições, hábitos....Entendendo a respeitando a diversidade cultural existente a sua volta. Outro benefício da internet é a liberdade para expressar opiniões sobre variados e escandalosos temas de forma pública, dando aos usuários, leitores, novas maneiras de  posicionarem criticamente seus pensamentos e suas ideias.

Por outro lado, essa praticidade desenvolveu problemas relacionados ao exagero na utilização desse recurso. É bastante comum, principalmente nas redes de ensino, o plágio que é o ato de copiar o texto, por exemplo, de um site, omitindo a autoria. Outro fator preocupante envolvendo esse meio tecnológico são as chamadas ‘fake news’ (noticias falsas), que já foram responsáveis por inúmeras dores de cabeça. 

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança