Coluna de Elza de Mello - 16 de agosto/2017

16 Ago, 2017 09:45:29 - Colunistas

IÇARA NOSSA TERRA NOSSA GENTE (219)

São várias as datas que comemoramos no mês de Agosto. Algumas de alto reconhecimento no civismo nacional, no folclore ou com atuação pelo bem-estar social. Mas o dia 17 de agosto é uma data que nos reporta a algumas comemorações inusitadas. Vejam o que comemorar neste 17 de agosto:

Dia do Patrimônio Cultural comemoração do Distrito Federal do Brasil, conforme Lei Nº 5.080 de 11 de março de 2013, pela qual também se instituiu as "Jornadas de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade" de 7 a 11 de dezembro de cada ano, em apoio ao "Dia do Patrimônio Histórico Nacional" de brasileiros, que teria sido instituído pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) do Brasil, para marcar a data do nascimento do advogado, jornalista e escritor brasileiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, que veio ao mundo em 17 de agosto de 1898, e que foi o criador do IPHAN no Brasil.

Dia do Patrimônio Histórico Nacional comemoração festejada desde 1998 por brasileiros, que teria sido instituída pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) do Brasil, para marcar a data do nascimento do advogado, jornalista e escritor brasileiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, que veio ao mundo em 17 de agosto de 1898, e que foi o criador do IPHAN no Brasil. Duas datas, a cultural e a histórica, unidas e regulamentadas pelo mesmo órgão nacional, o IPHAN.

Dia Estadual da Mulher Empresária, comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 13.583 de 29 de novembro de 2005, para marcar a data da criação do Núcleo da Mulher Empresária da ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Joinville), que foi fundado em 17 de agosto de 1995.

Dia Estadual da Paternidade Responsável comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15.153 de 3 de maio de 2010, para marcar a data da fundação do Instituto Paternidade Responsável, um projeto que foi iniciado em 17 de agosto de 2004 e idealizado pelo então juiz brasileiro de Vara da Fazenda, Silvio Dagoberto Orsatto, com o fim de promover o reconhecimento voluntário de paternidade a partir de conciliações e sem necessidade de processos judiciais, tendo conseguido bastantes êxitos através das mais variadas ações desenvolvidas em prol do vínculo entre pais e filhos, por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, advogados, assistentes sociais, pedagogos e estagiários, cujo programa fomentou a instalação de um laboratório público de DNA  (Deoxyribonucleic Acid) ou ADN( Ácido desoxirribonucléico) na cidade brasileira de Lages-SC, para quando da necessidade da realização de exames gratuitos para a comprovação de paternidades.

Dia Estadual do Profissional de Saúde que atue na promoção, prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento de doenças vasculares

comemorado no Estado Brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 14.059 de 23 de julho de 2012, para uma data já conhecida pelos sul-rio-grandenses como "Dia da Consciência Vascular".

E no mês mais masculino do ano, o mês de agosto, vale lembrar as comemorações vocacionais. Parabéns aos nossos Padres que fazem o papel de pais de uma Comunidade Paroquial.

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal