Coluna de Elza de Mello - 16 de agosto de 2016

16 Ago, 2016 14:57:40 - Artigo

IÇARA NOSSA TERRA NOSSA GENTE (195)

No ultimo domingo, segundo domingo do mês de agosto foi comemorado o dia dos pais. E como tudo tem uma origem, penso que é importante se conhecer, também, a origem do dia dos pais, figuras sobre os quais afirmou Freud "Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai.” Fica claro que a figura do pai é de grande importância na identidade de um filho desde o seu nascimento, no crescimento e desenvolvimento de um indivíduo. E sendo assim, nada melhor do que conhecer como surgiu o dia dos pais.

Segundo a Enciclopédia Livre Wikipédia, o Dia dos Pais teve sua origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos quando Um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o primeiro cartão que desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai. “Pai, tenho em você a figura de um mentor, seu exemplo moldou minha personalidade e me transformou no homem que hoje sou. Desejo saúde e vida longa a ti meu Mestre, meu senhor, meu Pai.”

A tradição permaneceu e foi levada adiante por diversos povos e civilizações. Em Portugal, nossa pátria irmã, Itália e Espanha, o dia dos pais é comemorado no dia 19 de março, dia em que celebramos a festa de São José, aqui no Brasil. Para os portugueses há uma data fixa. Por ser uma época onde o rigoroso inverno está acabando na Europa e dando início a primavera optou-se por estabelecer uma data para parabeniza-los.

No Brasil, o Dia dos Pais tem como autor da data o publicitário Sylvio Bherinh, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953. Depois foi mudada para o segundo domingo de Agosto, sem ser uma data fixa. Uma data estrategicamente escolhida para presentear os papais por ser de poucas celebrações sociais.. Em 1909 Sonora Louise Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, a ouvir um sermão de sua mãe, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora, de Washington, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher falecer dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável. Então, já que John Bruce Dodd, pai de Sonora, nascera no mês de Junho, ela escolheu celebrar o primeiro Dia dos Pais em Spokane, Washington, no dia 19 de junho de 1910.

Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais, assim como Argentina, Uruguai, Paraguai e Reino Unido, entre outros.

Independente do dia, ou da época do ano, se existe uma intenção comercial ou não, o que realmente importa é que os filhos tenham um dia especial para chamar de Dia dos Pais, e reconhecer seja através de um abraço, ou de um presente. O que realmente faz a diferença é a intenção e o carinho para com o papai. Sobretudo nos tempos atuais que o trabalho em firmas e empresas ocupa todo o dia dos pais tirando-lhes da convivência com os filhos. São nos finais de semana que sobra um tempinho para essa aproximação entre pais e filhos.

Que o dia dos pais celebre sempre a comunhão e o amor entre pais e filhos!!


TEXTO: ELZA

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE